Com as suas origens fortemente enraizadas na cultura da escrita, o universo das palavras sempre foi o mundo da Montblanc, e nenhum lugar representa este universo com maior perfeição do que uma biblioteca. Por isso, um percurso através das suas estantes de livros é uma oportunidade para se inspirar no poder das palavras gravadas em milhares de páginas, criar ideias e despertar a imaginação. As bibliotecas são também uma janela para a identidade e a história de uma cultura ou de uma cidade, com anos de histórias preservadas nas suas prateleiras.
Por isso, a mais recente campanha global da Montblanc, intitulada The Library Spirit, é um convite para descobrir a identidade dinâmica e diversificada das cidades através dos seus espaços literários e dos curiosos que navegam nas suas estantes em busca de novas ideias e inspiração. Uma campanha que vem destacar o poder inspirador das bibliotecas de todo o mundo, de Londres a Nova Iorque e de Xangai a Lisboa ou Madrid.
“As bibliotecas são janelas tão cativantes e fascinantes para a alma de uma cidade, de um país, de uma cultura. São locais de esclarecimento, inspiração e criação onde as histórias são preservadas, as ideias são guardadas à espera de serem descobertas ou redescobertas.” afirma Marco Tomasetta, Diretor Artístico da Montblanc. “A nossa campanha levou-nos numa viagem à volta do mundo porque, embora o poder das palavras seja universal, cada cidade tem as suas próprias influências expressas nas suas bibliotecas, e os exploradores que as habitam têm a sua própria personalidade e estilos únicos com a Montblanc como parte da sua viagem de descoberta”, acrescenta.
Para além de exibir a forma como os protagonistas da campanha exploram estes espaços literários e escrevem as suas ideias no papel, os respetivos visuais também realçam a importância da secretária como um espaço íntimo e pessoal, onde os livros podem ser lidos e as ideias serem desenvolvidas e registadas no papel com o instrumento de escrita Montblanc na mão.
A campanha, captada pelo fotógrafo de renome internacional Mariano Vivanco, tem como protagonistas os modelos Garrett Neff e James Turlington, e a modelo, atriz e entusiasta de livros, Liya Kebede. Numa das duas últimas cidades a serem destacadas, as imagens foram captadas numa livraria local de Xangai e apresentam o ator e embaixador global da Montblanc, Jing Boran. Entretanto, em Nova Iorque, os visuais da campanha foram realizados na icónica Biblioteca Pública de Nova Iorque, em Midtown Manhattan. Quanto aos produtos apresentados nestes visuais trata-se de novas peças em pele da coleção Montblanc Extreme 3.0, o instrumento de escrita Montblanc StarWalker SpaceBlue Metal Fineliner, o relógio Montblanc 1858 Iced Sea Grey Dial e os novos auscultadores MTB 03.