A Lamborghini revelou finalmente o seu veículo totalmente elétrico ao apresentar um novo conceito na Monterey Car Week. Batizado de Lanzador, trata-se de um Gran Turismo 2+2 de alto desempenho, com elementos de design inconfundíveis da marca. Este conceito antecipa o modelo que entrará em produção em 2028 e que se irá somar aos quatro produtos da marca: um V12 híbrido de 1.001 cv chamado Revuelto, o sucessor do Huracán e uma evolução ou sucessão do SUV Urus.
Embora possa parecer um Urus com traseira ligeiramente estendida, a marca italiana afirma que o design do conceito é inspirado no Sesto Elemento e no moderno Countach. “Com este conceito, estamos a inaugurar um novo segmento de automóveis, o Ultra GT, que está preparado para oferecer uma experiência de condução nova e incomparável, que é essencialmente Lamborghini, graças a tecnologias inovadoras”, afirma Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini.
Tratando-se de um veículo conceptual, o mesmo surge envolto em mistérios. A Lamborghini ainda esta a recolher a opinião dos seus clientes antes de definir a configuração final deste seu futuro automóvel elétrico. Por dentro, o Lanzador apresenta um habitáculo de inspiração aeroespacial que recebe enormes painéis de vidro no teto e uma consola central em forma de Y separa o condutor e o passageiro. A maioria dos controlos reside na consola, mas o condutor pode alterar a dinâmica do carro através dos controlos no volante. Por ser um conceito voltado para o futuro, o seu interior está repleto de materiais sustentáveis, como couro curtido de forma sustentável, lã 100% autêntica de ovelha Merino australiana e plástico reciclado.
Em termos de motorização, está equipado com dois motores elétricos colocados em cada eixo, o que não só proporciona tração integral, mas também eficiência em todas as condições de condução. Embora a Lamborghini não tenha revelado ainda os números reais de potência e desempenho, adiantou que os dois motores são capazes de produzir uma potência de pico combinada de mais de um megawatt (1341 cv). O par de motores vai extrair energia de uma bateria de alto desempenho de próxima geração, embora a marca não tenha fornecido dados reais.
“Com o conceito do quarto modelo, estamos a olhar para o nosso futuro sem esquecer o nosso DNA”, prossegue Winkelmann. “Os primeiros coupés da Lamborghini com motores dianteiros eram Gran Turismo desportivos e elegantes, adequados para a utilização diária como 2+2 lugares. O conceito do nosso quarto modelo de produção alavanca a nossa filosofia de superdesportividade combinada com novas tecnologias e um design destemido.”
Este atrativo e primeiro Lamborghini elétrico não estará pronto antes de 2028 e pode acabar por ser algo diferente. No entanto, este conceito Lanzador sugere que o fabricante italiano está a avançar na direção certa, o que resultará num fantástico superdesportivo elétrico para o dia a dia.