Os espumantes portugueses não são verdadeiros champanhes. Afinal, o único que se pode denominar champanhe é produzido especificamente na região de Champagne, no nordeste de França. Embora o champanhe continue a ser uma referência na produção de espumantes de classe mundial, os espumantes portugueses destacam-se como uma alternativa empolgante e deliciosa. Selecionámos alguns espumantes portugueses que se destacam pela sua qualidade, alguns dos quais se encontram entre os melhores do mundo…
João Portugal Ramos Alvarinho Reserva Espumante Bruto Natural 2016
Espumante de bolha fina e persistente, elegante e equilibrado, com um longo final marcado pela mineralidade típica da casta que lhe deu origem. Normalmente, os Alvarinhos destacam-se entre os espumantes portugueses melhores do mundo.
Bairrada DOC Marquês de Marialva Cuvée Extra Brut 2012
Apresenta um aroma complexo, com notas cítricas no primeiro impacto. Com belos tostados a dar complexidade, vivo, encorpado, harmonioso num final longo, trata-se de um espumante elegante, com alguma classe e muita vibração.
Cabriz Espumante Bruto Magnum Branco 2017
Espumante com uma cor amarelo-limão, bolha fina a média, muito persistente. Nariz cítrico, pouco complexo, referido como tendo alguns toques a fruta cristalizada. Tato adocicado com boa frescura e final vivo.
Quinta do Poço do Lobo Arinto & Chardonnay Bruto 2018
Amarelo-cítrico, com aroma intenso e notas de flores de citrinos, mel, panificação tostada, ananás e pêssego, o sabor na boca apresenta-se fresco, seco e bem balanceado.
Cartuxa Espumante Reserva Bruto 2014
Marcadamente elegante e fresco, apresenta bolha fina, extremidade múltipla e cordão consistente. Com aroma exuberante e intenso, com notas tostadas e amanteigadas interessantes, tem um final elegante, cremoso, volumoso e muito longo.