Apresentado pela primeira vez em 1996, o relógio calendário anual da Patek Philippe marcou um ponto de viragem na história da alta relojoaria moderna. A partir desse momento, a Manufatura de Genébra tem desenvolvido múltiplos modelos com esta complicação, tanto masculinos, como femininos. Este precioso mecanismo útil impôs-se como o modelo estrela da marca, uma vez que indica a data, o dia e o mês, precisando apenas de uma correção manual por ano, no fim do mês de fevereiro. Os calendários anuais da Patek Philippe são apresentados com diferentes tipos de visualização e com diversos elementos estéticos externos que conjugam, sempre com uma extrema elegância, linhas, materiais e detalhes de luxo.
O Calendário Anual Referência 5205R, com as janelas de dia/data/mês dispostas ao longo do arco de um círculo, foi lançado em 2010 com duas versões em ouro branco. Em 2022, a Patek Philippe reinterpretou este icónico modelo, apresentando-o numa cor original e contemporânea: um mostrador de cor verde azeitona soleil com um degradé preto e os indexes facetados aplicados em ouro. A caixa distingue-se pela sua luneta côncava, os seus flancos ocos e as suas asas de bracelete esqueletizadas. Um modelo de requintada arquitetura inteiramente polido à mão pelos artesãos da marca.
As três janelas de dia/data/mês na parte superior permitem uma legibilidade perfeita das indicações do calendário anual, com uma moldura em ouro rosa às 12 horas que destaca a informação mais importante: a data. O fundo da caixa de cristal de safira transparente permite admirar o calibre que este relógio contém, o 324 S QA LU 24H, responsável pelo bom funcionamento deste movimento de corda automática.
Este e outros magníficos modelos da Patek Philippe encontram-se disponíveis na David Rosas.