As marcas de moda e luxo estão cada vez mais a encontrar um novo campo de atuação no setor de produtos de beleza. A última novidade que vem irromper no setor de cosméticos é a Prada Beauty, que se lança nos segmentos de maquilhagem e cuidados para a pele.
Com a intenção de repensar a beleza, reinventando as suas definições e expetativas, a Prada oferece uma visão vanguardista de produtos de beleza criados pela combinação de tecnologia e criatividade. A linha Prada Skin foi desenvolvida para auxiliar a pele a adaptar-se rapidamente às mudanças ambientais, sendo composta por produtos que vão desde o creme de limpeza até à base. Já Prada Color, concebida para olhos e lábios, oferece cores versáteis pensadas pela moda, com texturas inteligentes que convidam à reinvenção.
A equipa de beleza da Prada, liderada pela maquilhadora Lynsey Alexander e pela artista de maquilhagem 3D Inès Marzat (também conhecida como Inès Alpha), teve acesso a 27 mil estampas e tecidos diferentes para garantir que as fórmulas fossem consistentes com a identidade da marca. As seis paletas variadas de sombras imitam os tecidos Prada de coleções anteriores – cuidadosamente embaladas em paletas em relevo com o famoso logótipo do triângulo invertido da marca. Quando se trata de batons, as opções são infinitas e recarregáveis, com 26 tonalidades para escolher. A gama de cores vem em embalagens douradas e prateadas e também traz o motivo do triângulo invertido. A nova linha de bases da Prada, igualmente recarregável, vem em 33 tonalidades que oferecem uma base natural, húmida e brilhante.
Respeitante à linha de cuidados com a pele, os produtos incluem creme hidratante para o rosto, soro e cleanser. As referências da Prada Skin serão baseadas na Adapto.gn Smart Technology da Prada, um complexo multipotente que ajuda a pele a adaptar-se ao ambiente em tempo real. Esta tecnologia de precisão tem origem em ativos naturais chamados adaptógenos, uma família de quinze plantas raras que existem há mais de 400 milhões de anos e atravessam as diferentes eras geológicas graças à sua resistência a condições extremas. Em sinergia com princípios dermoativos e dermocosméticos como Pro-Xylane, ácido hialurónico, vitamina CG e ceramidas, os adaptógenos foram renovados numa tecnologia que a Prada define como “revolucionária para os cuidados da pele”.
Foi a L’Oréal que adquiriu a licença Prada Beauty a 1 de janeiro de 2021. A partir desse momento, a gigante francesa de cosméticos, liderada por Cyril Chapuy, rapidamente deu nova vida ao portefólio de fragrâncias já existentes no catálogo da marca italiana ao lançar perfumes como Luna Rossa Ocean e Prada Paradoxe. A L’Oréal Luxe continua, deste modo, a reforçar a sua oferta de maquilhagem para grandes nomes: os produtos de cor para a pele da Prada chegam dois anos após o lançamento da maquilhagem para a Valentino. Algumas outras marcas de moda e beleza do portefólio L’Oréal Luxe, como Giorgio Armani e Yves Saint Laurent, já foram dotadas desta ramificação.
Se Christian Dior o fez e Chanel também, era apenas uma questão de tempo até que a Prada abraçasse o mundo da beleza. A equipa da Prada Beauty trabalhou e trabalhará em estreita colaboração com os designers Miuccia Prada e Raf Simons, e com a sua equipa criativa. Além de lançar esta nova coleção de produtos de beleza, a casa italiana também revelou recentemente a sua coleção de joias finas, intitulada Eternal Gold, tornando-se a primeira coleção de ouro reciclado 100% certificado por uma marca de luxo global.
As linhas Prada Beauty estão disponíveis nos sites prada-beauty.com e prada.com. Os produtos irão chegar fisicamente às lojas em outubro, sendo comercializados numa distribuição física muito seletiva.