Olhando para o futuro, somos brindados com a empolgante perspetiva de uma série de eventos culturais que estão prestes a ocorrer. Interessantes exposições que desafiam as convenções contemporâneas e expandem os nossos horizontes culturais.
Essas ocasiões iminentes oferecem a oportunidade de nos envolver com novas formas de criatividade e conhecimento.
Gabrielle Chanel. Fashion Manifesto – V&A, Londres
16 de setembro de 2023 a 25 de fevereiro de 2024
Depois do Palais Galliera, em Paris, é a vez de o Victoria & Albert Museum receber esta retrospetiva dedicada a Gabrielle Chanel. Esta é a primeira exposição britânica inteiramente dedicada ao trabalho da costureira francesa e, para a ocasião, o V&A vai apresentar algumas criações raras da sua própria coleção. No total, serão mais de 180 looks reunidos, além de joias, acessórios, cosméticos e perfumes. Tudo vem destacar a evolução do estilo emblemático de mademoiselle Chanel, bem como a sua jornada até à sua última coleção, em 1971.
Fashion and Sports – Musée des Arts Décoratifs, Paris
20 de setembro a 7 de abril de 2024
Com a aproximação dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, o Musée des Arts Décoratifs resolveu explorar os laços estreitos e cada vez mais frequentes entre os mundos da moda e do desporto. Roupas, acessórios, fotografias, pinturas, cartazes e vídeos vão ser instalados no museu para demonstrar a ligação entre esses dois mundos, desde a Antiguidade até a atualidade. Esta exposição vai destacar os vestidos de ténis do século XIX, a emblemática camisola amarela do Tour de France, bem como coleções mais recentes, incluindo ténis e roupa com logótipos, e ainda colaborações entre desporto e alta-costura.
Diva – V&A Museum, Londres
Até 7 de abril de 2024
Das deusas da ópera da era vitoriana às megaestrelas globais da atualidade, Diva vem celebrar o poder e a criatividade de artistas icónicas, explorando e redefinindo o que significa ser uma diva e como isso foi subvertido ou adotado ao longo do tempo na ópera, no palco, na música popular ou em musicais de cinema. Apresentando acervos de moda, fotografia, design, figurinos, música e atuações ao vivo retiradas da coleção do Victoria & Albert Museum e com empréstimos de todo o mundo, a exposição analisa como as artistas intervieram na sociedade e impulsionaram mudanças por meio da sua voz e arte.
Picasso: Matter & Body – Guggenheim Bilbau
29 de setembro a 14 de janeiro de 2024
Depois de quatro meses patente no Museu Picasso de Málaga, a exposição Matter & Body viaja até ao Museu Guggenheim de Bilbau. A mostra centra-se na pluralidade do tratamento e interpretação do corpo de Picasso. O foco será a escultura, meio com o qual o artista explorou e desafiou conceções da representação tridimensional do corpo humano. A obra escultórica de Picasso pode não ser tão conhecida quanto as suas pinturas e desenhos, mas para o artista não foi menos importante. Conforme se poderá apreciar na exposição, Picasso empregou uma variedade de materiais, incluindo madeira, ferro, gesso e cimento.