A tequila Komos respeita a tradição, mas apresenta um espírito inovador. O seu nome foi inspirado pelo mítico deus grego da folia, da alegria e da festividade – não fosse esta tequila uma homenagem à vida, com o mote de que todos os dias devem de ser celebrados.
A trilogia Komos redefine uma linha de tequilas ultra-premium: Añejo Cristalino, Reposado Rosa e Extra Añejo – produzida no México, com Agave Weber 100% azul maduro, selecionado manualmente. Três referências, em garrafas de porcelana feitas à mão no México, que estão a revolucionar a indústria da tequila com um produto ultra-premium e sustentável.
Tal como no vinho, o terroir contribui com características distintas para a produção de Agave. Com isto em mente, a Komos utiliza o melhor agave de duas regiões do México: o agave produzido no terroir rico em ferro, proveniente de solo argiloso vermelho em Los Altos de Jalisco, mas também, o agave produzido em solo vulcânico de Del Valle, também em Jalisco. As piñas de Agave, são cortadas ao meio e torradas lentamente durante dois dias em grandes fornos artesanais de tijolo vulcânico antes de serem trituradas. Durante a moagem, o aguamiel (água-mel) é libertado e o bagazo (fibras de agave) é lavado com água natural de nascente para libertar os seus açúcares fermentados. A fermentação dura vários dias numa cuba ao ar livre, utilizando uma levedura ambiente. Uma vez completamente fermentado, começa a destilação de duas fases, utilizando alambiques híbridos de aço inoxidável com serpentinas internas de cobre, para garantir a produção de um destilado com a mais alta qualidade.
Todas as garrafas Komos são feitas à mão e foram concebidas para serem continuamente reutilizadas e recicladas. Esta abordagem reduz a pegada de carbono da cadeia de fornecimento e, simultaneamente, cumpre a missão da marca de apoiar os artesãos locais mexicanos. Porque a sustentabilidade é um dos pontos mais importantes na produção desta tequila premium e o conceito de “upcycling” (ou seja, reutilização criativa de um produto) é um dos focos da marca, a marca sugere que as suas garrafas tenham uma segunda vida após o consumo da totalidade da tequila, como por exemplo, para o serviço de água em restaurantes, bares e na casa dos consumidores ou até como peças decorativas (ex: jarras, velas, copos ou floreiras).
Juntamente com a destilaria mexicana Orendain, a marca está a trabalhar na construção do centro de visitantes com tijolos feitos a partir dos resíduos reaproveitados da produção da tequila. Este local servirá como um centro de ensino para que outros produtores de tequila possam também aprender o processo de transformar os seus resíduos em materiais de construção. À medida que a construção avança, a mesma servirá para continuar a fazer tijolos que serão dados para habitação social e outros projetos municipais na região. Os resíduos de bagazo e de vanaza, os resíduos da produção da destilaria, são transformados em adubo para uso na agricultura local, havendo uma contante preocupação com a comunidade local.
“Queremos deixar o local onde a Komos é fabricada, melhor do que quando o encontrámos, o que é uma grande inspiração para mim. A sustentabilidade não é apenas importante para mim pessoalmente, ou mesmo apenas para a Komos como marca. É um problema e uma oportunidade para nós, como indústria e como sociedade, inovarmos e resolvermos em conjunto.” afirma Richard Betts, Komos, Co-Founder, Partner & Co-CEO.
A tequila está atualmente a caminho de ultrapassar a vodka como a bebida espirituosa mais consumida nos Estados Unidos. À medida que a categoria continua a crescer, a Komos está posicionada para expandir o alcance da tequila ultra-luxuosa para mais ocasiões e mais pessoas em todo o mundo.
Em Portugal, a Tequila Komos tem também um compromisso com a sustentabilidade: todos os clientes Horeca (setor da hotelaria e da restauração) da marca, ao devolverem dez garrafas vazias desta tequila, recebem uma garrafa cheia à escolha. As garrafas recolhidas voltam à origem, no México, para serem reutilizadas, fazendo assim parte do processo de “upclycling”. Por cá e em termos de consumidor final, as garrafas Komos podem ser encontradas nas lojas do El Corte Inglés de Lisboa e Gaia.