A Vaonis anunciou o Hestia como o primeiro telescópio de smartphone para tirar fotos do cosmos, equipado com ferramentas para fotografar o sol, a lua e as estrelas sem necessidade de hardware complexo ou de um amplo conhecimento de astronomia.
Vaonis é um dos dois principais fabricantes de telescópios inteligentes ao lado da Unistellar. Nos últimos dois anos, a Vaonis lançou uma série de telescópios inteligentes, tal como o Hyperia ou o Vespera. Ambos os sistemas eram multifuncionais comandados por uma aplicação de smartphone. Porém, com o Hestia, a Vaonis está faz uso da câmara que todos carregamos no bolso como o principal sistema de captura real.
O telescópio Hestia pode mostrar imagens nítidas em aproximação do sol, da lua e do cosmos, fazendo uso de qualquer smartphone que possua câmaras de alta qualidade. Este telescópio portátil permite tirar fotos vívidas e nítidas de objetos celestes e do universo, aumentando a capacidade de zoom dos smartphones em até 25 vezes. Basta o simples gesto de colocar o smartphone em cima do Hestia, e o seu mecanismo irá imediatamente ampliar e focar no universo para que se possa ver e tirar fotografias do cosmos com clareza.
“Hestia é o telescópio que sempre quis, mas que não existia… até agora. Projetado para trazer as maravilhas do cosmos ao alcance de todos”, defende a Vaonis. “Aproveitando o poder do smartphone e a nossa tecnologia de ponta, o Hestia permite captar o brilho do sol, a beleza encantadora da lua e as profundezas cativantes do Universo — sem configurações complexas ou amplo conhecimento de astronomia. Simplesmente coloque o smartphone na ocular de Hestia, alinhe o dispositivo com o objeto celestial à escolha, deixe-se guiar pela nossa aplicação muito fácil de usar e desbloqueie todo um novo mundo de exploração.”
A Vaonis diz que o Hestia foi projetado para todos os tipos de alvos celestes e funcionará tanto para fotografia solar durante o dia, como para fotografia da lua e do “céu profundo” à noite. O telescópio Hestia pode captar inclusive imagens detalhadas de crateras lunares e manchas solares. A empresa orgulha-se de desenvolver um design ótico patenteado de seis lentes em três grupos que apresenta uma objetiva de 30 mm (1,2 polegadas) e prismas para coletar e focar a luz diretamente na câmara de um smartphone. Possui um campo de visão de 1,8 graus e, por meio da aplicação Vaonis, as imagens podem ser capturadas como JPEGs ou TIFFs.