A QuartoSala inaugurou em finais de junho, em Lisboa, a primeira loja Minotti em solo português, uma referência de inovação, savoir faire e qualidade no universo do design. Em pleno Chiado, a poucos passos do Teatro Nacional de São Carlos, o novo espaço ocupa cerca de 200 m2 e reúne peças do catálogo da marca e novidades para interiores e exteriores, apresentadas em seis ambientes diferentes.
Esta é a primeira flagship store da marca italiana em Portugal e surge de um convite feito pela Minotti à QuartoSala, dois anos depois da marca integrar o seu portfólio, em 2019. “A nossa relação com a Minotti é muito próxima e de grande confiança. A marca tem uma identidade forte e é reconhecida em todo o mundo pelo seu design intemporal. Ainda é gerida pela família que a fundou e os valores originais continuam a prevalecer. Quando fomos desafiados a iniciar este projeto tivemos muita vontade de avançar”, explicam Clemente Rosado e Pedro d’Orey, da QuartoSala.
O projeto de arquitetura da loja foi desenvolvido em colaboração com a Minotti, de acordo com os guidelines da marca, e executado pela QuartoSala, que investiu 1 milhão de euros na sua concretização. “O interior da loja reflete os elevados padrões de exigência da marca e revela o rigor e a sofisticação da execução dos nossos projetos. Quando trabalhamos um produto com este grau de atenção ao detalhe, tudo tem de corresponder. Nesta loja, pela primeira vez, os arquitetos, designers e os clientes que ainda não conhecem o nosso trabalho podem ter uma perceção clara do que realmente somos capazes de fazer”, acrescentam Clemente e Pedro.
Depois de Seul, os responsáveis da Minotti vieram a Lisboa para abrir a sua 56ª loja. A localização da mesma, numa zona com enorme valor cultural, foi um fator determinante para a marca italiana e a QuartoSala. Neste novo espaço é possível descobrir coleções assinadas pelo diretor criativo da Minotti, Rodolfo Dordoni, mas também de designers internacionais que têm colaborado com a marca, como Marcio Kogan, Studio Nendo e as duplas GamFratesi e Inoda+Sveje. Por sinal, a dupla GamFratesi também se fez presente na abertura da loja Minotti em Lisboa, que ocorreu a 28 de junho.
Há ainda três obras de arte portuguesas expostas no espaço – uma colorida tapeçaria de Portalegre, assinada por Eduardo Nery, e duas pinturas a óleo sobre vidro acrílico, da autoria de Gil Heitor Cortesão, representado pela Galeria Pedro Cera. “Desde o início do projeto que pensámos em criar uma ligação com a nossa manufatura mais sofisticada e com a arte portuguesa. Sentimos que é uma forma de criar uma ligação entre a marca e a cidade, mas também de divulgar o nosso património artístico e cultural”, concluem os responsáveis da QuartoSala.
A nova loja Minotti Lisboa, situada no número 15 do Largo de São Carlos, abre de segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 19 horas e aos sábados, entre as 10 e as 18 horas.