A Apple revelou recentemente o seu novo “computador espacial”, o Vision Pro, e o mesmo parecer ser tão impressionante quanto o esperado.
No período que antecedeu à palestra da Apple para o WWDC23, todos aguardavam ansiosamente pela possibilidade quase certa de a empresa revelar o seu próprio headset VR. E a Apple assim o fez, embora se trate mais de realidade aumentada e não completamente digital. O Vision Pro procura tornar a realidade aumentada uma tecnologia de uso diário.
O dispositivo em si é elegante, fiel ao design da Apple e é certamente um dos dispositivos memoráveis da empresa, mesmo que ainda não tenha sido lançado. A Apple está a divulgar o Vision Pro como o seu primeiro computador espacial. Tal significa que não se entra num mundo digital, mas sim num conteúdo digital com o qual se pode interagir num espaço físico. As mensagens, sites ou objetos de realidade aumentada aparecem no mesmo espaço em que uma pessoa se encontra.
O Vision Pro também oferece a opção de quão envolvente é a experiência com apenas o girar de um botão. Quem estiver a assistir a um filme, pode aumentar o volume para não ser perturbado por nada. Mas se estiver no escritório e a colaboração com os seus colegas for importante, existe a opção de os poder ver sempre que entrarem no espaço. Trata-se da opção de imersão, o que é um ótimo recurso.
Ao ser anunciado, a Apple demonstrou como é possível ampliar a “tela” no Vision Pro para que pareça nos encontremos num teatro. A julgar pela apresentação, também é possível alterar o plano de fundo para que se fique totalmente imerso numa experiência cinematográfica.
Como forma diferente de gravar memórias, a Apple também mostrou a capacidade de visualizar fotos no Vision Pro. Imagens em realidade aumentada são uma experiência muito imersiva e através da demonstração de fotos panorâmicas, é possível ver como se estivesse num gigantesco ecrã curvo. Mas um dos recursos impressionantes que a Apple exibiu foi a capacidade de gravar vídeos ou fotos espaciais, que são basicamente fotos e vídeos em 3D. Com o apertar de um botão, é possível gravar um vídeo no Vision Pro e reproduzi-lo, que agora apresenta uma profundidade como se fosse uma espécie de holograma. É uma grande inovação, especialmente quando se percebe que esses momentos agora podem ser revividos da forma mais real possível.
O Vision Pro está programado para ser lançado no início do próximo ano nos Estados Unidos, com outros países a seguir. Mais informações encontram-se disponíveis no site da Apple.