Em 2023, a Boucheron apresentou ao mundo a coleção Like a Queen inspirada na rainha de Inglaterra. Tudo graças a um par de clips de águas-marinhas desta joalharia francesa que Isabel II recebeu quando fez 18 anos e que usou toda a vida.
Uma joia de grande valor sentimental! Quando fez 18 anos, a então princesa Isabel, filha do rei Jorge VI, recebeu um presente que a marcou para sempre. Trata-se de dois clips iguais, estilo art déco, dos anos 30 do século XX, feito nos ateliers da Boucheron.
Os alfinetes, com águas-marinhas e diamantes, podem ser usados separados ou juntos, e Isabel II gostava de brincar com a sua disposição no peito. Umas vezes, usava-os lado a lado, outras, com as partes redondas opostas. Foi um dos acessórios mais usados ao longo de toda a sua vida e na véspera do seu enterro de Estado, em setembro do ano passado, o Palácio de Buckingham divulgou a última fotografia da soberana vestida de azul-claro e com esta joia dupla. Esta foto inédita foi feita em maio, a um mês dos grandes festejos do seu Jubileu de Platina, a festa que assinalou os seus 70 anos no trono.
Desenho art déco
A coleção Like a Queen apresenta um conjunto de dezoito peças de alta-joalharia, e o número dezoito não foi ao acaso; representa, precisamente, a idade com que Isabel II recebeu esta joia da Boucheron, em 1944.
Há três anos que Claire Choisne, diretora criativa da maison, trabalhava sobre esta coleção, que viu agora a luz do dia. Tudo começou com o estudo dos arquivos, onde se encontram as origens destes clips: “O rigor e a geometria do desenho art déco, temperados pela doçura e pela cor azul-clara destas águas-marinhas sempre me fascinaram”, afirmou. Por isso, a partir desta fonte de inspiração, Claire Choisne concebeu Like a Queen, numa homenagem a Isabel II, fazendo uma reinterpretação do estilo art déco com um toque contemporâneo, numa coleção que foi concebida para ser usada tanto por mulheres como por homens.
Azul hipnótico
Todas as peças criadas, apresentadas durante a Semana de Moda de Paris, em janeiro, têm a forma arredondada e simétrica presente na joia original de Isabel II. A pulseira Hypnotic Blue é, de todas, a criação mais parecida com o duplo clip da rainha. As águas-marinhas e os diamantes estão lá, mas o brilho torna-se ainda mais hipnotizante graças à presença da laca azul. Depois, há o colar Frosty White, cujos clips podem ser usados sem as quatro fiadas de diamantes; na linha Green Garden brilham as esmeraldas e, na Rolling Red, os rubis de Moçambique. Mas há mais: em Mega Pink, ganham destaque as turmalinas e, em Moon White, são as pérolas as rainhas. Em qualquer uma destas variações, a forma simétrica e dupla, igual à peça original da década de 1930, está sempre presente. O uso de diferentes gemas de cor é, igualmente, uma homenagem a Isabel II, conhecida pelas suas roupas de cores vivas e alegres. E a “obsessão” que Claire Choisne afirma ter sentido ao redescobrir a joia da rainha nos arquivos da casa ganhou forma neste conjunto Like a Queen.
Aquisição do duque de Kent
Esta joia foi comprada em 1937, na loja Boucheron, em Londres, pelo duque de Kent, irmão do rei Jorge VI e tio paterno de Isabel. Com rigor sabe-se que, sete anos mais tarde, os clips foram oferecidos à então princesa Isabel, mas, em 1944, o duque de Kent já tinha morrido há dois anos num acidente de avião. A versão que consta é que a joia foi um presente da família real inglesa à então princesa herdeira, por ocasião da sua maioridade constitucional. Desde então, Isabel usou vezes sem conta esta peça, sendo um dos seus acessórios mais icónicos.
História com 165 anos
A Boucheron foi criada, em 1858, por Frederic Boucheron, e a história desta joalharia tem sido feita ao longo de quatro gerações da mesma família. As suas criações ganharam fama graças a um savoir-faire de alta qualidade, num estilo elegante mas com um design livre e audacioso que encantou uma clientela rica e poderosa. A marca tornou-se uma referência e muitas casas reais têm peças da sua autoria. A rainha Camilla, por exemplo, usa várias joias Boucheron, como a tiara Greville, que o rei Carlos III herdou da avó, a lendária rainha-mãe.
Pioneira nas criações e nos conceitos, a Boucheron é a primeira grande casa de joias a instalar-se na mítica Place Vendôme, em Paris, em 1893, onde estão as melhores joalharias francesas. Hoje, tem mais de 55 boutiques espalhadas pelo mundo e é sinónimo de luxo e requinte nos quatro cantos do planeta.
Fotos: Direitos Reservados
1 Isabel II com o duplo clip de águas-marinhas e diamantes da Boucheron que lhe foi oferecido em 1944. Foi uma das joias que a rainha mais usou ao longo da sua vida
2 A pulseira Hypnotic Blue, criada em 2023, tem uma grande semelhança com os dois clips da rainha de Inglaterra
3 Os clips, que podem ser usados no colar Frosty White, também são uma criação de 2023, inspirados no par de águas-marinhas de Isabel II
4 Ao lado do marido, o príncipe Filipe, a rainha usa os clips na lapela de forma simétrica. Foi com esta foto que a Boucheron se associou ao pesar pela morte da soberana
5 Estes brincos de diamantes e pérolas da Boucheron fazem parte da coleção Like a Queen, de 2023
6 Fachada da Boucheron, no n.º 26 da mítica Place Vendôme, em Paris
7 Na véspera do enterro da rainha, o Palácio de Buckingham divulga uma última foto de Isabel II. Foi tirada, em maio de 2022, para assinalar os seus 70 anos no trono. Nela, a soberana usa os clips que recebeu quando fez 18 anos
8 Brincos Rolling Red com diamantes e rubis de Moçambique
9 Brincos Green Garden com diamantes, esmeraldas e laca verde
Por: Alberto Miranda