Localizada no sul de Itália, a Sicília é uma ilha rica em história, cultura e gastronomia. Com paisagens deslumbrantes, praias cristalinas e cidades históricas, este é um destino de luxo para quem procura uma experiência autêntica no Mediterrâneo. A região é conhecida pela sua cozinha ímpar, influenciada por diversas culturas, e pela sua rica herança arquitetónica, que remonta a milhares de anos. É a maior ilha do Mediterrâneo e a maior região administrativa deste país transalpino.
Uma história de luxo
De templos gregos e fachadas bizantinas aos arcos romanos, igrejas românicas da Normandia e palácios barrocos, a Sicília abriga uma história fascinante. Nesta ilha encantadora, onze civilizações deixaram a sua marca. Vale a pena usufruir das tradições familiares, onde os turistas são bem acolhidos e podem experimentar algumas durante a estadia, como a preparação de comida, onde se inclui a famosa passata, o genuíno molho de tomate. As famílias sicilianas adoram cozinhar e partilhar refeições, e os visitantes podem experimentar os pratos tradicionais como a pasta alla norma, a caponata e a cassata siciliana com as gentes locais. Outra tradição familiar é o passeio pela cidade à noite, conhecido como passeggiata. As famílias saem juntas para caminhar, socializar e desfrutar do clima agradável. Os visitantes também podem experimentar a tradição da “festa” siciliana, uma celebração especial como casamento ou batizado. Estas festas são conhecidas pela comida farta, música e dança, durando geralmente a noite toda. Uma visita ao famoso mercado ao ar livre La Vucciria, em Palermo, é obrigatória, sendo possível conhecer e experimentar a gastronomia local, comprar artesanato e conhecer muitas tradições sicilianas. Visitar os pomares de limões e participar de degustações de limoncello, uma bebida alcoólica feita com limões da ilha deve também fazer parte destas férias ou escapadinha. Os limões da Sicília, que muitas vezes ilustram o postal da região, têm uma casca espessa e rugosa e o seu interior é muito suculento. É também importante alugar uma bicicleta, uma scooter ou o famoso Fiat 500, para visitar e deixar-se perder nas pitorescas aldeias, para de seguida relaxar nas águas azul-turquesa das ilhas Eólias. Depois é partir para as vielas antigas que revelam vistas deslumbrantes dos vulcões ativos. No monte Etna, é possível aprender sobre a viticultura local e fazer prova de vinhos. A Sicília é um mundo e uma cultura à parte de tudo aquilo que se conhece, e as suas gentes gostam de transportar os visitantes a outros tempos. Para desvendar os encantos desta vibrante ilha, é preciso desacelerar e apreciar cada pedaço de terra com calma.
Sogni d’oro
Envolvida em várias civilizações durante séculos, devido à sua geografia, a Sicília revela um mosaico cultural excêntrico e complexo para uma ilha tão pequena e arrebatadora, onde estão alguns dos melhores hotéis do Mediterrâneo. Por isso, para dormir descobrimos experiências sublimes. Para quem prefere uma vivência mais autêntica, a Sicília oferece várias villas de luxo disponíveis para alugar, como a A Villa Tasca, um palácio neoclássico de tirar o fôlego, com frescos, candelabros de Murano e pinturas douradas. Tem só quatro suítes elegantemente decoradas. Os 20 hectares de jardins incluem piscina, área de refeições e um lago com cisnes. E aqui pode viver a fantasia da famosa série The White Lotus. O Famiglia Montesano Altafiumara Resort and Spa é um espaço de absoluto luxo localizado na Villa San Giovanni. Situado numa colina, mostra o esplendor do mar Jónico e oferece vistas panorâmicas incríveis. Se a opção for um hotel, aproveite a nossa sugestão e faça a sua estadia no Belmond Grand Hotel Timeo, com vista para a sedutora paisagem do monte Etna. Outra opção de luxo é o Verdura Resort, todo virado ao mar, onde ao final da tarde é obrigatório um Apperol Spritz enquanto se vê o sol a baixar. Se optar por fazer aqui uma refeição, saiba que os restaurantes são estrela Michelin, por isso o momento será memorável. Na maioria destes locais de descanso há incríveis banquetes para o pequeno-almoço como cannoli, a deliciosa e fresca granita e brioche col tuppo, entre outras iguarias divinas. Para ter uma noite tal como na época dourada da Sicília, descubra o Villa Igiea que conta uma das mais bonitas histórias de Palermo. Construído pela família Florio, uma dinastia empresarial siciliana do século XIX, com vastos negócios em ervas medicinais, vinho, transporte marítimo e outros setores, é agora um hotel de luxo com uma localização privilegiada. As suítes são elegantes e espaçosas, com vista para o golfo de Palermo. O hotel tem piscina, spa, um jardim frondoso e exuberante e um admirável restaurante, que serve pratos típicos sicilianos e mediterrâneos. O Villa Igiea é conhecido por ter hospedado celebridades e membros da realeza ao longo de sua história.
Sentar-se à mesa com os deuses
Dizem os entendidos em gastronomia que comer na Sicília é sentarmo-nos à mesa com os deuses do Olimpo. Nos recantos de uma pitoresca aldeia, na rua ou em qualquer restaurante de estrela Michelin ou noutros sem qualquer prémio, há muitos pratos tradicionais e de sabor único. A ilha é famosa pelo peixe e marisco que podem ser saboreados em restaurantes ao longo da costa e pelos ingredientes produzidos em solo vulcânico que resultam em aromas e sabores únicos no mundo. Para não procurar muito deixamos aqui algumas sugestões, sendo quase certo que pode encontrar, sentado à mesa, um chef famoso, uma personalidade do cinema ou televisão. O Apollonion Osteria da Carlo, em Siracusa, oferece uma variedade de pratos sicilianos autênticos, bem como uma boa seleção de vinhos locais. O ambiente é aconchegante e intimista, com decoração rústica e tradicional. No menu há o famoso gambero rosso, camarão-vermelho, temperado com sal marinho e um pouco de laranja e alecrim ou o fresquíssimo robalo com sementes de funcho e azeite. O Ristorante Duomo, na cidade de Ragusa, ostenta duas estrelas Michelin e é conhecido pela sua cozinha contemporânea e o uso criativo de ingredientes locais. O menu é um misterioso entrelaçado de referências da Sicília que se traduzem numa fascinante degustação. A carta de vinhos é um atentado à decisão rápida e o melhor é pedir um conselho. Para outra experiência gastronómica, agora mais local, vamos ao Le Palle no Mercato del Capo, em Palermo. Aqui a estrela vai para a comida de rua, sendo possível saborear o arancino, uma especialidade local recheada com pecorino e o panelle, uma espécie de bolinho de grão-de-bico, delicioso. Aqui preparam-se também as mais fantásticas curgetes, panadas, servidas com uma maionese de alho caseira. Finalizamos já perto de África, com a Hostaria San Pietro, em Trapani, na costa oeste, a poucos metros da Tunísia. Aqui é o reino do cuscuz e todos os anos há um festival dedicado a estas bolinhas de sêmola, não se devendo passar sem experimentar o cuscuz com frutos do mar, feito com o que houver de mais fresco no mercado do dia. A Sicília também é conhecida pelos seus vinhos, incluindo o doce Marsala e o tinto Nero d’Avola, entre outros tratados com carinho e elegância. E, para que não falte uma divina degustação vinícola, o Barone di Villagrande, em Bronte, é o lugar ideal. Situado numa encosta do Etna, conta mais de 400 anos de história. É também uma empresa familiar conhecida por produzir vinhos de alta qualidade que refletem a riqueza do terroir vulcânico. A propriedade está instalada em 60 hectares dos quais cerca de 23 servem ao cultivo da vinha que cresce sob métodos sustentáveis, com o mínimo de intervenção no processo de produção. A vinícola oferece degustações e visitas guiadas, permitindo aos visitantes desfrutarem da incrível paisagem vulcânica.
Vamos à praia
A Sicília é também conhecida pelas praias deslumbrantes e pela diversidade de paisagens costeiras. Há para todos os gostos; de areia branca e fina, de pedras e rochas, enseadas escondidas e até mesmo praias vulcânicas. Algumas das mais exclusivas são a praia de San Vito Lo Capo, com água cristalina e areia branca, Mondello, perto de Palermo, com vista para montanhas, a praia de Cefalù, com águas calmas e excelentes restaurantes nas proximidades, e a praia de Isola Bella, em Taormina, uma pequena ilha unida à Sicília por uma faixa de areia que se projeta para o mar. É também imperdível visitar a Scala dei Turchi (Escada dos Turcos), uma formação rochosa branca e calcária localizada na costa sul da Sicília, na província de Agrigento. A sua forma particular em degraus e a sua brancura em contraste com o turquesa da água dão a este lugar uma sensação de plenitude celestial. Mas a joia desta deslumbrante ilha é por certo Calamosche, em Noto, uma praia de cortar a respiração localizada em território Património Mundial da UNESCO, na costa sudeste da Sicília. A praia, rodeada de penhascos calcários e vegetação surpreendente, é acessível apenas a pé ou de barco. A água é azul-turquesa e é também muito procurada para fazer snorkeling.