Portugal possui uma longa tradição na produção de peças artesanais de elevada qualidade. Duas das marcas mais emblemáticas nesse setor são a Vista Alegre, especializada em porcelana e vidro, e a Bordallo Pinheiro, reconhecida pelas suas cerâmicas artísticas. Recentemente, a F Luxury foi convidada a explorar as fábricas da Vista Alegre de porcelana a vidro, localizadas nas cidades de Ílhavo e Alcobaça, respetivamente, e da Bordallo Pinheiro, situada nas Caldas das Rainha.
A fábrica da Vista Alegre é todo um espaço fascinante, onde a tradição e a inovação se encontram. Antes, no entanto, fomos convidados a conhecer o Museu Vista Alegre, localizado no histórico bairro operário da fábrica, que se revelou uma imersão na história e na excelência da porcelana portuguesa. Ao adentrarmos o museu, fomos recebidos por um acervo magnífico de peças de porcelana, que testemunham séculos de habilidade artesanal e refinamento estético. A coleção abrange desde os primeiros exemplares produzidos pela fábrica Vista Alegre até criações contemporâneas, oferecendo uma visão abrangente da evolução da porcelana ao longo do tempo.
Já na fábrica, fomos transportados para um mundo de criatividade e habilidade artesanal. Desde 1824, a Vista Alegre tem sido um símbolo de excelência na produção de porcelana, conquistando reconhecimento internacional, quer pelos seus designs requintados, quer pelas meticulosas e inovadoras técnicas de produção. Durante a visita, pudemos testemunhar cada etapa do processo de criação, desde a moldagem da argila branca de altíssima qualidade até à delicada pintura à mão. Mais tarde, fomos desafiados a dar largas à nossa criatividade num workshop de pintura, onde tivemos oportunidade de pintar a nossa própria peça Vista Alegre.
O dia de interessantes experiências incluiu ainda uma breve e interessante visita à Capela Nossa Senhora da Penha de França, que inspirou inúmeras coleções da marca, e um sumptuoso jantar numa atmosfera de exclusividade na zona do Palácio dos Fundadores do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel. Aqui, foi-nos dado a conhecer os têxteis Vista Alegre, onde design, saber-fazer e conforto se unem para criar acessórios de moda envolventes e sedutores. Após o convívio e a experiência gastronómica, chegou a altura de descansar e pernoitar no hotel.
No dia seguinte, foi tempo de embarcar numa fascinante experiência na Fábrica de Vidro Vista Alegre, em Alcobaça, um autêntico “santuário” da arte e da tradição vidreira portuguesas. Uma vez ali, e com as devidas medidas de precaução e segurança, testemunhámos de perto o incrível processo de produção de vidro e a habilidade dos artesãos, denominados de mestres, que perpetuam esta antiga tradição. Fomos descobrindo a magia do vidro ao sermos envolvidos numa atmosfera vibrante, pautada pelo som e o calor do fogo e o movimento dos artesãos a trabalharem nas diversas fases, transformando o vidro fundido em peças de grande beleza. Foi uma experiência verdadeiramente inspiradora testemunhar a maestria de artesãos que dedicam as suas vidas a aperfeiçoar esta forma de arte tão nobre.
A seguir ao almoço, foi altura de visitarmos os encantos da cerâmica na fábrica da Bordallo Pinheiro. Inspirada no trabalho e na criatividade do renomado artista Rafael Bordallo Pinheiro, a fábrica mantém viva a herança artística e a estética peculiar das suas criações. Durante a visita, fomos convidados a adentrar na imaginação criativa e muito especial de Bordallo Pinheiro, admirando peças únicas e originais que retratam a fauna, a flora e algumas figuras caricatas. Nesta fábrica, verdadeiro reservatório de cerâmicas artísticas, observámos uma vez mais cada peça a ser meticulosamente trabalhada à mão, demonstrando a habilidade incomparável de artesãos que perpetuam toda uma tradição.
Uma visita às fábricas da Vista Alegre e da Bordallo Pinheiro tornou-se uma experiência enriquecedora que nos permitiu imergir na rica herança artística do nosso país. A maestria artesanal e a dedicação investidas em cada etapa do processo de produção resultam evidentes no resultado de cada peça criada.