Cenários de sonho, sabores a mar e a terra, vinhos de categoria mundial e estadias sofisticadas fazem do Alentejo um destino de exclusividade. Este lugar que fica na memória, e aonde voltamos infinitas vezes, oferece experiências ímpares e também se mima o corpo enquanto a alma descansa embalada pela natureza. Por tudo isto, e mais, vamos ajudar a descobrir esta região que tem sido reconhecida como destino de luxo, onde se pode relaxar do nascer ao pôr do sol.
Um refúgio exclusivo Melides
O designer de sapatos e assessórios Christian Louboutin fez nascer o seu Vermelho Hotel, em Melides, na deslumbrante costa alentejana. Ao adquirir uma propriedade com cerca de 180 hectares, o objetivo era criar um restaurante, mas com tamanha beleza por perto decidiu-se por uma unidade hoteleira. Em colaboração com a arquiteta Madalena Caiado, este lugar de veraneio ganhou um luxuoso hotel de charme que reflete a sua paixão pelo design, moda e hospitalidade. Sob o conceito “um lugar único para pessoas únicas”, o Vermelho oferece uma experiência marcante e uma estadia memorável. Combinando a beleza da arquitetura tradicional alentejana com toques modernos e sofisticados, o hotel, com treze quartos, é uma verdadeira obra de arte, proporcionando uma atmosfera intimista e privada. Ao percorrermos o espaço, percebe-se que foi meticulosamente pensado e decorado com detalhes elegantes e exclusivos que refletem o estilo inconfundível e audaz de Louboutin. A estadia está pensada para criar uma experiência sensorial única, sentida ao sermos envolvidos pelos jardins, idealizados pelo paisagista Louis Benech, e ao mergulharmos na piscina natural. E ainda há um lugar secreto para que o encontro com a nossa essência seja um abraço repleto de paz. Mas, se a vegetação nativa não for suficiente para encher os sentidos, o spa do Vermelho Hotel é uma espécie de refúgio para rejuvenescer corpo e mente através de uma criteriosa seleção de tratamentos realizados num ambiente tranquilo e confortável. E, se tudo já era notável, deixámos o melhor para o fim, o restaurante Xtian, comandado por David Abreu. Aqui o chef, que já correu meio mundo, entrança na perfeição os paladares da gastronomia alentejana com a subtileza do empratamento, resultando em refeições repletas de cores vibrantes e cheias de lendas e fábulas. O Vermelho Hotel é uma verdadeira obra-prima do design e hospitalidade, que oferece uma experiência exclusiva e inesquecível. Com o seu estilo vibrante e luxuoso, é o local perfeito para quem procura algo único e sofisticado.
Entre e seja feliz
Esta poderá ser a resposta ao original nome que Vítor Borges e Franck Laigneau deram ao seu Dá Licença, um hotel de charme situado perto de Estremoz, no topo de uma infinita planície, onde se ouve o sussurro do silêncio. Vista deslumbrante para a serra da Ossa, elementos da Natureza, design arquitetónico, expressões artísticas e requinte, tudo isto se juntou à volta da harmonia para que nada beliscasse o aconchego que se sente logo na entrada. Aninhado na Herdade das Freiras, uma propriedade do início do século XIX, com cerca de 120 hectares, está rodeado de treze mil oliveiras, com centenas de anos, e no antigo lagar nasceu uma galeria de arte, exclusiva para os visitantes. A casa principal está caiada de branco, numa homenagem à alma alentejana, e as suítes, duas das quais com piscina privada, revelam uma subtileza de tons que convidam ao descanso e a admirar as magníficas peças produzidas em mármore da região. Os locais de passagem exibem uma delicada elegância onde apetece ficar só a existir. No exterior, uma imensa piscina redonda permite observar a paisagem que nos envolve e, ao fim da tarde, vemos o sol dizer adeus ao dia e partir para outro horizonte. O Dá Licença, que vai buscar o nome a uma expressão equestre, não serve jantares para que os visitantes descubram os maravilhosos restaurantes locais, mas a primeira refeição do dia e o almoço, que deve ser marcado com antecedência, são confecionadas com os produtos orgânicos da horta e de produtores locais. A proximidade de Estremoz permite acesso a diversas atrações turísticas da região, como a cidade histórica de Évora, onde se pode apreciar o Cromeleque do Almendres, os vinhedos do Alentejo e os castelos medievais.
O hotel de charme Dá Licença é uma opção luxuosa e exclusiva para quem procura uma experiência relaxante e sofisticada. Com uma arquitetura distinta, design elegante e ambiente tranquilo, é um destino que oferece uma experiência memorável.
A beleza da imperfeição
Um novo conceito de luxo, onde a imperfeição é elevada a beleza extrema, chegou ao Alentejo e pode ser visto no Wabi-Sabi, localizado em São Miguel de Machede, perto de Évora. O nome deste boutique hotel tem origem no conceito japonês que valoriza a estética da simplicidade, a imperfeição e a natural beleza envolvente. As casas que nos abrigam são feitas com material da terra e estão rodeadas de um cenário que lembra África, onde há palmeiras, catos e oliveiras milenares resgatadas do Alqueva. O conceito turístico deste projeto nascido na planície alentejana oferece duas villas, a Casa de Baixo e a Casa de Cima, com vista que se perde no horizonte, e para uma estadia mais hippie chic há um fly camping que proporciona um maior encontro com a Natureza. Nesta época de estio que se aproxima, há um mordomo e um 4X4 UMM, para cada casa. O objetivo é partir à descoberta das pradarias e fazer um piquenique numa sombra qualquer. As experiências levam-nos a fazer o pão de cada dia no forno comunitário, que também serve para assar um cabrito ao estilo do Alentejo. Se estas cozeduras não forem um objetivo, pode fazer um passeio de balão ou só observar os lamas e outros animais que vivem neste lugar encantado e protegido pelos deuses. Há também a possibilidade de não fazer rigorosamente nada e ficar um dia ou dois, ou mais, na piscina biológica a observar o infinito para deixar o coração sentir esta experiência de vida. No todo, a paleta de cores revela tons terrosos e tonalidades neutras, enquanto a combinação de objetos e mobiliário é composta por peças originais portuguesas e autênticas antiguidades europeias, datadas dos séculos XIV e XV, cada uma com sua pátina característica. Em tudo há uma arte criada pelo tempo. As banheiras contam uma história peculiar, pertenciam ao antigo Hospital Termal das Caldas da Rainha e foram cuidadosamente cortadas e adaptadas para cada espaço. O Wabi-Sabi não tem serviço de refeições, porém qualquer desejo dos visitantes pode ser realizado nos restaurantes locais, o que é uma ótima maneira de conhecer a cidade de Évora, rica em história, cultura, património e deixar-se perder no pecado da gula, com as comidas típicas e com os doces conventuais típicos da região.
Há estrelas no céu
Mesmo por baixo do céu do Alentejo, onde o aroma da terra quente do montado preenche as noites, e sob um deslumbrante manto de estrelas e planetas, está a Herdade dos Delgados Nature Hotel & SPA. Em cima de uma pequena colina, de branco vestido e rodeado de água tépida, ergue-se este complexo turístico que parece flutuar em cima do Alqueva, o maior lago artificial da Europa. Água transparente, terra aquecida pelo sol e céu coberto de pontos de luz são a combinação perfeita para um descanso absoluto. Os passeios de barco, que se estendem pelo pôr do sol adentro, completam os momentos de contemplação; se escutarmos com atenção, ouvimos os cantos dos pássaros e a música suave da água que bate ao leve nas enseadas. Mas o melhor deste lugar, também povoado por fadas, é a possibilidade de observar as estrelas porque está inserido na reserva Dark Sky Alqueva, a primeira starlight tourism destination do mundo, certificada pela UNESCO. E não é só observar tudo o que se passa no céu, e quem sabe ver os anéis de Saturno; é possível fazer um piquenique debaixo deste encanto que a Natureza nos dá. Mas também há mantas e cestas, com iguarias divinas da terra, para se sentar perto do lago e saborear uma pequena refeição. Há ainda outras experiências à medida de cada visitante e de tudo o que se pode fazer à volta do lago, como passeios a cavalo e provas de vinhos. Para os apaixonados por gin há um programa para conhecer a premiada destilaria do Sharish. No restaurante, que transporta o nome da constelação Oríon, as receitas ancestrais chegam à mesa com um sorriso encantador e, logo pela manhã, o aroma a café e a compotas acabadas de fazer leva-nos à infância e às nossas melhores memórias de férias. Com um ambiente tranquilo e serviço atencioso, a Herdade dos Delgados é um destino ideal para aqueles que buscam um refúgio rural no coração do Alentejo.