
L’Interdit Édition Millésime Burning Neroli, a mais recente edição limitada de L’ Interdit tem como protagonista a flor de laranjeira e, mais particularmente, o óleo essencial de néroli, cujas notas cítricas florais, frescas e crocantes definem a identidade olfativa desta composição encantadora.
Cultivada sob o sol tunisino, em Nabeul, a flor de laranjeira, um dos ingredientes exclusivos de L’Interdit, liberta todos os seus tesouros olfativos no óleo essencial de néroli, através do calor ardente e puro do vapor, um método de destilação ancestral que capta todo o brilho da flor e revela as suas facetas mais nobres.
É precisamente este trabalho minucioso que dá origem a um néroli fresco e beijado pelo sol, que expressa toda a dualidade da sensação de calor imediato e da luz deslumbrante. Esta nota floral incandescente é ampliada pelo odor da suculenta laranja amarga e do gengibre ardente. Em seguida, é elevada pela base amadeirada de assinatura de L’Interdit, com elegantes acentos de patchuli e vetiver. O resultado é um aroma floral, amadeirado cheio de contrastes, ao mesmo tempo ardente e encantador.
Recorde-se que L’Interdit, originalmente criado em 1957 por Hubert de Givenchy, foi reinventado em 2018 como uma eau de parfum, num convite ousado para que cada mulher se libertasse das convenções.
Sustentabilidade e compromisso social
Em conformidade com a política de responsabilidade social e ambiental da Maison, a flor de laranjeira é obtida de um fornecedor tunisino reconhecido pela qualidade das suas flores e pelo compromisso com o ambiente e proteção das populações locais.
As flores de laranjeira são colhidas em abril de cada ano, a partir de pomares localizados no clima perfeito. As flores são preservadas durante toda a sua vida útil, para que as melhores qualidades olfativas sejam mantidas quando são tratadas. Os botões são colhidos à mão de pequenas fazendas familiares. Estes são então destilados numa fábrica centenária na região de Nabeul, o que significa uma distância menor percorrida entre a colheita e a destilação.
Esta cadeia de abastecimento na Tunísia garante a excelência durante a colheita e o tratamento da flor de laranjeira, ao mesmo tempo que promulga grandes mudanças positivas na frente social e ambiental. A mesma passou por uma avaliação da Union for Ethical BioTrade, associação sem fins lucrativos da Suíça que promove a rede de abastecimento com respeito, em dezembro de 2021, e por uma avaliação de cinco meses no terreno em 2022, liderada pela PurProjet™, que visa fortalecer o poder da comunidade local e centra os seus projetos na Natureza e no seu papel na preservação do know-how artesanal.
Adicionalmente, a Givenchy apoia um programa social que capacita os homens e as mulheres que colhem a flor de laranjeira, oferecendo aulas gratuitas de alfabetização e cálculo, essenciais para aumentar as competências da população local. No total, a FACE, uma organização tunisina conhecida pela qualidade dos seus programas de capacitação, ofereceu mais de 200 horas de ensino a 30 beneficiários.