Foi com imenso prazer que aceitei o convite da Fátima Magalhães, fundadora da F Luxury, para realizar o projeto de reforma do seu escritório, que se localiza num lindo prédio histórico na Casa da Guia, em Cascais. Diante de todos os projetos já realizados em escritórios, este foi um dos que me trouxe grande alegria. Idealizei este projeto como se estivesse a projetar um espaço onde me sentisse confortável para estar e trabalhar durante várias horas, pois a Fátima deixou-me muito à vontade para criar. Fi-lo também tendo sempre em mente a forte identidade visual da marca F Luxury e da feminilidade que a marca envolve com o seu F Club Magazine.
Hoje, ainda me lembro de uma frase da Fátima quando tivemos a nossa primeira conversa sobre as suas necessidades em relação ao seu ambiente de trabalho. Ela falou-me da importância do mar. “Gosto de me sentar na minha mesa de trabalho a ver o mar; o mar inspira-me e traz-me paz.” Essa afirmação definiu todo o layout da sua sala. Quando ela partilhou isso comigo, eu já sabia como iria distribuir todo o mobiliário na sua sala.
O feminino assim como o empoderamento da mulher foram a minha maior inspiração para este projeto de arquitetura de interiores, que assenta numa base suave predominantemente em bege-claro. Deste modo, consegui destacar o imenso painel utilizado numa das paredes laterais que lembra uma pintura em tons de rosa, de textura maravilhosa, que nos remete para o esmalte cerâmico com um efeito gradiente manchado. Temos também de destacar no projeto o logótipo da F Luxury, esculpido em madeira, com o seu mítico dourado que vemos em todas as capas da revista. O imenso espelho redondo emoldurado por uma iluminação em LED reflete vários ângulos do escritório e traz amplitude ao projeto. Tais detalhes, somados ao mobiliário feito sob medida e à cuidadosa iluminação, tornam o “novo” escritório um espaço memorável.
Falando do mobiliário, utilizámos na entrada da sala uma linda mesa redonda em mármore calacatta para as reuniões e momentos de interação com os clientes. Essa mesa tem como apoio dois aparadores idênticos lacadas na cor bege e pele de crocodilo camel. Não podemos esquecermo-nos ainda do magnífico lustre Flock of Light, da Moooi, uma peça com muito design artístico, mas leve e arejada ao mesmo tempo.
Nestes quinze anos como arquiteta de interiores, tenho vindo a aperceber-me de uma grande mudança no mercado de trabalho, onde tudo é mais digital. Com isso, existe uma grande mudança na maneira que projetamos os ambientes em que trabalhamos, e percebi que nós, como arquitetos numa era digital, temos a responsabilidade de humanizar tais ambientes de trabalho. No escritório da F Luxury, concebi nitidamente esse lado humano e feminino, onde conseguimos agregar muita sofisticação com os materiais utilizados, trazendo o luxo que a marca exige.
Por: Ysnara Almeida