
Com formação em Luxury Tourism, Olímpia Pessoa Pereira desenha destinos e experiências à medida e sensibilidade dos seus clientes pela By Travel Lumiar, a sua agência. Qualquer destino do mundo será sempre uma viagem inesquecível onde se descobrem sabores, culturas ou só momentos para repousar em cima da areia fina e água cristalina para mergulhar.
Realizar especialização em turismo de luxo deu-lhe mais competências para trabalhar no setor?
Este curso de Luxury Tourism, do ISEG, foi ministrado pela professora Helena Amaral Neto e por Carlos Ferreirinha, duas pessoas com grande currículo em matérias de luxo. Percebemos a essência do luxo, quais os seus mercados, os seus consumidores e as estratégias para melhor captar este setor. Foi, de facto, muito importante para mim e serviu para consolidar alguma informação que já tinha.
Essa informação era relacionada com o seu anterior trabalho?
Sim, trabalhava num grupo económico nacional de grande dimensão e organizava as viagens dos administradores a qualquer parte do mundo onde tivessem negócios ou interesses financeiros, sempre com muita dedicação e excelência em cada detalhe para garantir o sucesso da viagem. Esse trabalho despertou o amor pela organização de viagens e pela satisfação de criar experiências memoráveis para todos os envolvidos.
Com essa bagagem e a formação, sentiu-se mais qualificada para abrir a agência de viagens.
Abri a By Travel Lumiar em 2016 e, logo de seguida, em 2017, tirei uma especialização em Luxury Tourism e, um ano depois, fiz Gestão de Turismo na Universidade Católica. Precisava de consolidar os meus conhecimentos, porque o turismo é um segmento muito específico e temos de ter muita atenção aos detalhes, é o que nos diferencia dos demais! Estas duas formações permitiram elevar os meus conhecimentos. Temos de nos manter em constante aprendizagem, certo?
As viagens que desenha são para qualquer destino?
Sim, é muito importante que as pessoas percebam que os sonhos estão ao alcance de todos, mesmo que nem todos possamos viajar em jato privado. Mas, se for a pretensão ou desejo do cliente, organizamos tudo de forma a proporcionarmos uma experiência inesquecível. Devemos priorizar os momentos de prazer e lazer e tudo o que nos acrescente valor, nem que seja só de tempos em tempos. Na By Travel Lumiar temos um serviço corporate, direcionado para empresas, onde tratamos de toda a organização de uma viagem de negócios, desde motorista, voo e hotel, e os serviços de lazer, onde trabalhamos viagens de férias com família e/ou amigos ou para momentos especiais. Estas são as que mais gosto de organizar, porque dão espaço à criatividade, podemos rechear estas viagens com cores. Adoro colorir viagens! Recentemente, estruturámos uma viagem a Veneza que incluía um pedido de casamento numa gôndola, e, na partida, a noiva não sabia o que ia acontecer – nesta situação até houve o registo fotográfico do momento, feito por um profissional local. Foi lindo! Isto para dizer que a imaginação não tem limites, e nós fazemos tudo para concretizar as vontades e os sonhos dos clientes. Como temos parceiros em vários países, conseguimos efetivar estas e outras pequenas loucuras “saudáveis” que nos pedem. É um pouco isto que nos move.
Podemos dizer que são viagens à medida dos sonhos?
Hoje em dia fala-se muito no taylor made, embora esta expressão tenha um significado bastante abrangente; devemos perceber que neste conceito o mais importante são os pequenos desejos dos clientes. Tenho parcerias que garantem que aquilo que estamos a escolher e oferecer é o melhor para quem nos procura. Se o cliente só quer sol, areia e água cristalina, não vamos criar experiências neste pacote de descanso, pela especificidade do mesmo. Mas, se em determinado momento, houver uma mudança de planos e for pedida uma viagem de balão, a By Travel Lumiar, a partir de Portugal, consegue realizar esse desejo, quase na hora – há que ter em consideração os fusos horários, mas conseguimos! Importa ressalvar que em todas as viagens que nos são pedidas, é política da empresa existir um seguro de viagem. Sempre que saímos do nosso país, pode acontecer algo, é expectável que não aconteça, mas ninguém está livre de uma ligeira entorse ou de alguma das crianças da família ficar adoentada. Viajar com seguro é tranquilizante para todos.
Quais as viagens mais fora da caixa que organizou?
Organizámos uma viagem de dezassete dias à Costa Rica, para um casal com três filhos, onde houve uma série de pedidos. Organizámos tudo, a logística foi muito grande, não nos limitámos a oferecer o pacote de que dispúnhamos, uma vez que face à liberdade de atuação criámos um serviço à medida, um verdadeiro desafio. Uma outra foi ao Sri Lanka, da mesma forma muito interessante de organizar. Outra ao Vietname, onde os clientes sabiam muito bem o que pretendiam e recorremos a um operador local para organizar tudo. Esta situação não é tão extraordinária quanto imaginamos, porque muitas vezes os pedidos que nos fazem são tão singulares que temos de trabalhar em conjunto com operadores de outros países. Em tudo o que os clientes pedem, temos de ter a certeza que vai funcionar. As viagens são memórias que ficam para sempre na nossa história. Adoramos criar emoções e memórias verdadeiramente inesquecíveis. É o que nos move!
Como se distingue da concorrência?
No serviço ao cliente, a todo o momento e em qualquer lugar. Pode parecer um cliché, mas não é, o nosso WhatsApp está operacional e online 24 horas por dia; independentemente do fuso horário, atendemos o cliente. Há sempre situações inesperadas ou um qualquer desejo ou vontade de experimentar algo diferente do pacote pré-estabelecido, na partida. Em relação às deslocações, temos também um cuidado extremo, caso o voo se atrase ou haja outra qualquer situação com a companhia aérea; os viajantes são avisados com a antecedência que nos for permitida. O nosso cliente sabe que estamos sempre presentes até ao momento do regresso. Criámos, recentemente, uma oferta para o cliente, que é um miniálbum fotográfico em formato digital. O cliente entrega-nos doze fotos da sua viagem e recebe esta oferta. Mas mais surpresas estão para vir.