Durante a Milan Design Week 2023, a Louis Vuitton apresentou onze novos Objets Nomades de nomes como Atelier Oï, Raw Edges, Atelier Biagetti, Marcel Wanders, Zanellato/Bortotto. A Maison também lançou o Cabinet of Curiosities de Marc Newson, designer de renome internacional, que interveio na reformulação do clássico baú da Louis Vuitton.
Desde a sua criação em 2012, a coleção Objets Nomades de móveis e objetos inventivos e funcionais da Louis Vuitton cresceu para mais de 60 peças sob o cunho de uma ampla seleção de renomados designers internacionais. Os onze novos Objets revelados na Semana de Design de Milão deste ano foram exibidos num espaço especialmente projetado no histórico Palazzo Serbelloni.
Parceiro da Objets Nomades desde a fundação da coleção, o Atelier Oï apresentou quatro novos objetos em Milão. Resultando uma escultura de couro e luz de 1,2 metros de altura, um lustre é composto por 36 tiras bicolores cuidadosamente torcidas, totalizando 145 metros de comprimento. A peça Quetzal, trata-se de um grande móbile decorativo e uma expressão elegante da ideia de voo graças à sua plumagem de “penas” de couro vivo. O pendente Piva Lamp, uma ode à beleza da luz e da cor em constante mudança, é composto por 57 pulseiras de vidro fosco intercaladas por uma série de “pétalas” de couro bicolor dobradas. Por fim, as tigelas de origami são objetos de arte práticos e engenhosamente simples, cada uma feita de uma única peça de couro habilmente dobrada e encaixada para criar uma forma tridimensional mutável.
Os objetos mais recentes dos designers londrinos Raw Edges são o escultural e imponente Binda Armchair and Sofa, cujo design é baseado nas linhas curvas de uma bola de ténis, possuindo uma angularidade surpreendentemente arredondada, acentuada por exteriores revestidos de couro brilhante e assentos de veludo envolventes e confortáveis.
A luminária Flower Tower do Atelier Biagetti é uma coluna inventiva e brilhantemente transparente de quinze bolhas de vidro em forma de flor, inspiradas no icónico Monogram da Louis Vuitton, que parecem flutuar magicamente quando acesas. Graças às suas três auréolas suavemente onduladas de vidro fosco, a luminária Capeline do designer holandês Marcel Wanders cria uma poça de luz suavemente difusa. Já a Basket Table, dos designers italianos Zanellato/Bortotto, apresentam três faixas horizontais de couro entrelaçadas numa atraente base de metal com padrão de favo de mel, tudo lindamente coroado por um tampo de pedra de lava esmaltada reflexiva.
O Flower Carafe e o Twist Glass do Studio Louis Vuitton têm formas fluidas baseadas na flor do monograma e são feitos à mão por artesãos venezianos, enquanto os novos Bookends, em mármore e alumínio, são feitos para misturar e combinar. Por fim, a clássica cadeira suspensa Cocoon de Campana foi apresentada numa nova edição Disco Ball, com exterior e almofadas revestidas em mosaico espelhado prateado, enquanto o lúdico sofá Bomboca dos designers brasileiros foi transformado numa deslumbrante escultura com efeito de metal.
O Palazzo Serbelloni sediou, ainda, uma outra estreia mundial notável da Louis Vuitton durante Semana de Design de Milão: o intrigante e inventivo Cabinet of Curiosities de Marc Newson que transformou um baú de viagem rígido da Louis Vuitton num elegante estojo de apresentação. Sendo a mais recente colaboração entre a Maison e o aclamado designer industrial australiano, depois das suas linhas de malas Pégase e Horizon, o novo baú especialmente projetado apresenta um exterior coberto com Monograma e é embalado com dezanove cubos de metal revestidos de couro, incluindo oito com portas e compartimentos secretos para objetos de valor. Ao ser aberto, o baú – o primeiro produzido pela Louis Vuitton para abrir a 180 graus – os cubos fornecem uma vitrine perfeita para livros, arte e lembranças de viagens.
Os três tamanhos de cubos, que vêm em três cores, podem ser rearranjados em mais de 1.000 configurações internas diferentes, e fazem do baú um armário de curiosidades altamente personalizável e portátil. Lindamente produzido numa edição limitada de 40 e finalizado com uma placa de metal assinada pela Maison e pelo designer, o Cabinet of Curiosities de Marc Newson é um testemunho da herança e do savoir-faire da Maison e o amor do designer por estilo e funcionalidade inteligentes.
Juntamente com os Objets Nomades e Cabinet of Curiosities de Marc Newson, o Palazzo Serbelloni também serviu de palco para o pavilhão nômade de Marc Fornes, um exemplo fascinante dos designs semelhantes a corais do arquiteto francês de Nova Iorque. Assemelhando-se a uma entidade viva que borbulhou organicamente do pátio do palazzo, a estrutura ultrafina era composta por mais de 1600 estruturas de formato único e chapas de alumínio anodizado estampadas, algumas com espessura de 1 milímetro. O pavilhão ultrafino especialmente criadas, representando a mais recente visão da arquitetura nômade a ser apresentada pela Maison em Milão, após obras de Charlotte Perriand (2015), Matti Suuronen (2017), George Candilis (2018), Shigeru Ban (2019) e a Nova House do ano passado.
Durante a Semana de Design de Milão, foram realizados uma série de eventos, incluindo um workshop ao vivo com o Atelier Oï e o lançamento de Louis Vuitton Skins, uma nova publicação que mostra os designs das lojas da marca.





