Por ocasião do Salone del Mobile 2023, a Giorgio Armani apresentou, pela primeira vez no Palazzo Orsini, uma seleção de móveis e acessórios Armani/Casa: novidades como a primeira coleção outdoor da marca, bem como novas edições de clássicos consagrados foram exibidas num ambiente que transmite um sofisticado charme doméstico, revelando o epicentro criativo onde as mais altas expressões do estilo Armani ganham vida.
“O meu trabalho, tanto na moda quanto no design, é uma busca constante pelo equilíbrio que vem da escolha dos materiais e da habilidade das mãos que os criam. A apresentação da nova coleção Armani/Casa num ambiente tão intimista é uma forma de destacar este processo, mas também de acentuar a variedade da oferta, que aproveita esta estação para apostar no mobiliário de exterior e nos materiais requintados que caracterizam tais móveis de excelente acabamento”, afirma Giorgio Armani.
A primeira coleção Armani/Casa inteiramente dedicada ao exterior revela-se num expositor que recorda os tons claros do edifício e se integra na perfeição com a envolvente. Expressão de um estilo estético inconfundível, a série de móveis em teca maciça, inclui o sofá e poltrona Terence com apoio para os pés, a espreguiçadeira Timothy, a grande mesa de jantar Thomas, as mesas de apoio Turner e Terry e a poltrona dobrável Thelma. As linhas limpas e arredondadas encontram contraste nas superfícies de madeira embelezadas com um acabamento único gravado que lembra o entrelaçamento do vime. Os assentos e almofadas são revestidos com um tecido jacquard Armani/Casa, texturizado e luminoso, especialmente concebido para resistir ao ar livre, disponível em cores sólidas vivas ou com motivos de palmeiras estilizadas inspiradas em vários padrões da coleção.
Num outro espaço, o tema da leveza e o conceito de embelezar os elementos do mobiliário com componentes entrelaçados é visto mais uma vez em peças pensadas para a varanda: o sofá chaise end Pretty; o sofá e poltrona Sharon com apoio para os pés; as mesas Melrose e Ted, com tampos em quartzito Taj Mahal requintado e detalhes em latão, que são a mais nova adição às peças permanentes – a mesa de jantar Nelson e o armário de bar Riesling.
Novas edições de móveis icónicos elaborados a partir de materiais nobres e com o mesmo acabamento artesanal de uma criação da Alta-Costura surgem, como a cadeira Sofia, a penteadeira Antoinette e a escrivaninha Camilla, que se apresentam em novas versões, feitas à mão na Itália e com ladrilhos de madrepérola dispostos em mosaico em toda a superfície, criando uma trama quase hipnótica com um acabamento texturizado palpável. Este mobiliário único reafirma a inspiração oriental da coleção – uma característica proeminente da estética de Armani – transmitindo-a com tal precisão que os tons Art Deco são percebidos com um espírito de síntese indescritível.
A coleção é completada por uma seleção de tapetes e acessórios têxteis com detalhes requintados – como os botões usados para fechar as fronhas, em forma de abotoaduras de dupla face em passementerie – e por uma variedade de tecidos que evocam o estilo oriental e Art Deco com as variantes de jacquard de seda Toldeo, Tashkent e Toyama. Com os seus tons ousados e evocativos, a natureza “entra” na casa para animar – de forma inusitada, mas moderada – a clássica paleta neutra com toques de verde agave, azul-cobalto, laranja, cinza e vermelho laca. Mais uma vez este ano, ao lado de vasos de vidro Murano com detalhes em laca, velas, caixas bentas com enfeites artesanais e caixas forradas de madeira de palmeira com um toque Art Deco, acessórios exclusivos e procurados mostram todo o seu charme. O tema do entrelaçamento está presente em toda a coleção e até mesmo em pequenos objetos, como os castiçais cilíndricos com tela de arame e o Treccia Tea Set que inclui, além de chávenas de vime estofadas em couro, ampulhetas para medir os tempos de infusão.