Essência do Vinho destaca 10 vinhos portugueses

Pé do Monte Reserva Arinto dos Açores 2020
Líquen Alfrocheiro 2020
Falcoaria Colheita Tardia 2016
Blandy Bual 1972
Anterior
Next

Na 19.ª edição do Essência do Vinho, que decorreu em princípios do ano no Porto, foi anunciado o Top 10 de vinhos portugueses, com destaque para um vinho da Madeira com 50 anos, um Arinto dos Açores, um Alfrocheiro do Dão e um Fernão Pires de Almeirim.

Constituído por três vinhos fortificados, três brancos, três tintos e um vinho colheita tardia, o Top 10 da 19.ª edição do evento advém de provas cegas efetuadas por um júri internacional de quatro dezenas de especialistas a cerca de sessenta amostras.

Nos fortificados – entende-se por vinhos fortificados aqueles cuja fermentação alcoólica é interrompida pela adição de aguardente vínica numa dada altura da fermentação. De acordo com o momento da interrupção e da uva que está a ser utilizada, ficará mais ou menos doce e o grau alcoólico final fica entre 19-22 por cento volume. O mais bem pontuado pelo júri internacional foi o vinho da Madeira Frasqueira Blandy´s Bual 1972, seguindo-se o vinho do Porto Sandeman Old Tawny 50 anos e o Adega de Favaios Moscatel do Douro Colheita 1989.

De entre os vinhos brancos, o primeiro lugar coube ao Pé do Monte Reserva Arinto dos Açores 2020, da ilha do Pico, tendo-se destacado também o Vinha dos Utras 2020, igualmente dos Açores, no segundo lugar, tendo o Quinta da Rede Reserva da Família 2012, do Douro, ficado em terceiro.

De entre os vinhos tintos provados, o Líquen Alfrocheiro 2020, elaborado no Dão, obteve a mais elevada pontuação, seguido pelo Tecedeiras Único 2019, da região do Douro, e o Encosta do Sobral Grande Reserva 2019, do Tejo, da região de Lisboa.

Quanto aos vinhos de colheita tardia sujeitos a prova, o Falcoaria Colheita Tardia 2016, obtido a partir da casta Fernão Pires em Almeirim, foi o que alcançou o maior protagonismo.

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados