Empreendedora é uma palavra que rejeita para dar lugar à palavra criativa. Marina Cardeal de Sousa começou o seu caminho académico com um curso de moda na Escola Profissional Magestil. A sua paixão pela aprendizagem e a vontade de fazer mais levaram-na a estudar Comunicação Social, na Universidade Católica. Anos mais tarde enquanto vivia em Barcelona complementou os estudos com uma segunda licenciatura em Marketing. No decorrer do tempo, teve várias empresas e, atualmente, tem em sociedade um Market Center, a KW Exclusive que opera no mercado imobiliário geral mas também o mercado de luxo. Inquieta por natureza, a sua visão criativa e determinação são os pilares do seu percurso, onde há sempre vontade de aprender mais e fazer melhor.
Como carateriza a sua agência imobiliária?
A Exclusive é uma agência imobiliária da KW que abrange todo o mercado imobiliário. Embora tenha pouco conhecimento do setor, estou cada vez mais envolvida na cultura da casa-mãe e a perceber o que dita o mercado imobiliário. Na última convenção da KW em Portugal, a insígnia KW Luxury foi apresentada, e um dos objetivos da Exclusive é trabalhar o mercado de luxo.
Porque é que o mercado imobiliário de luxo a fascina?
O mercado imobiliário de luxo é fascinante devido à sua exclusividade, qualidade e atenção aos detalhes. É um desafio emocionante lidar com propriedades únicas e de alto valor. É também uma oportunidade para trabalhar com clientes de vários países; este é um setor exigente, mas também muito emocionante e dinâmico. Desde jovem, sempre tive um fascínio por casas na óptica da estética, a decoração e o detalhe nunca me foram indiferentes. Antes de iniciar esta atividade já apreciava as casas grandes com acabamentos singulares. Acredito que este segmento tem muito que ver com isso, com a possibilidade de vender ambientes bonitos e sofisticados. E, fazendo parte da KW Exclusive, sinto-me motivada a fomentar este conceito de beleza e excelência em todos os aspetos do meu trabalho.
Nesta nova imobiliária vão direcionar-se só para o mercado de luxo?
A agência KW Exclusive, abrange todo o mercado imobiliário, incluindo transações de luxo. A chegada da insígnia Luxury ao mercado português irá permitir maior comprometimento com o mercado de luxo. A empresa está a trabalhar com critérios muito rigorosos e planeia crescer de forma compacta, para não dar passos em falso e evitar qualquer risco de recuo. Considero que a minha formação pode ser muito abrangente e independentemente da área em que queira actuar a comunicação cuidada é uma mais-valia sobretudo para o mercado de luxo.
Como podemos definir o conceito do luxo no mercado imobiliário?
Neste setor, o conceito de luxo está associado a imóveis de elevado valor financeiro e que oferecem um elevado padrão de qualidade e exclusividade. Estas propriedades apresentam características únicas, tais como localizações privilegiadas, vistas deslumbrantes, design requintado, materiais nobres, tecnologias avançadas. O mercado de luxo é dirigido a um público-alvo mais restrito e exigente, que valoriza o conforto, a privacidade, a segurança e o prestígio social. Não podemos esquecer que, como modelo de negócio, a Keller Williams tem demonstrado sucesso internacionalmente e tem vindo a crescer em Portugal nos últimos anos.
Esta é uma boa época em Portugal para abrir uma agência KW Exclusive?
Otimismo será sempre palavra de ordem! A abertura da agência KW Exclusive estará sempre sob influência de vários fatores sócio-económicos, a concorrência e a capacidade de resposta na oferta/procura de imóveis únicos. Sabemos que é importante fazer uma análise cuidadosa do mercado, mas, no geral, o mercado imobiliário está em crescimento e existe um aumento na procura por propriedades de luxo no nosso país sobretudo por clientes estrangeiros.
Como se define o cliente que procura este mercado?
É um cliente exigente com poder económico elevado. Geralmente, são pessoas que procuram exclusividade, privacidade, segurança, conforto e qualidade de vida. Estão dispostos a pagar um preço elevado por imóveis que apresentam acabamentos e materiais de alta qualidade, tecnologia avançada, vistas panorâmicas, localizações privilegiadas, espaços amplos e áreas de lazer privativas. Além disso, esses clientes buscam uma experiência de compra diferenciada, com atendimento personalizado, discrição e confidencialidade.
A Marina, é uma empreendedora por natureza ou foi aprendendo?
Creio que sou mais criativa e o meu marido é que tem um lado empreendedor mais acentuado, um binómio que já nos fez trabalhar em equipa em outras áreas de negócio. Trouxemos para Portugal as bicicletas Strida e fizemos a sua representação durante cerca de três anos. Temos uma marca de trituradores de cozinha, a Ecologic, que vende online para Portugal e Espanha. Também já tivemos um atelier e loja de projetos de decoração infantil em Campo de Ourique. Foi algo de começou de forma espontânea a partir da decoração que criei para o quarto da minha primeira filha, tive peças de autor à venda numa loja em Munique, na Alemanha. Sou um pouco obcecada pelo perfecionismo e busco a excelência em tudo o que faço; é sempre possível atingir o ótimo.