Formada em Hotelaria e com master’s degree na e-Cornell University, Sandra Maciel trabalhou em várias redes hoteleiras como a Sheraton Hotel Starwood Luxury Collection e a Hilton Internacional, onde capitalizou uma enorme experiência. Em 2017, fundou a Scout Concierge, uma empresa vocacionada para instalar e oferecer serviços personalizados a estrangeiros que escolham Portugal para viver, trabalhar e/ou investir.
Responsável pela organização de eventos ao mais alto nível, envolvendo desde chefes de Estado a CEO de empresas e celebridades, a Sandra capitaliza uma larga experiência do bem-servir. Como é que isto se traduz na atual atividade?
Trabalhar em hotéis cinco estrelas ensinou-me a oferecer um serviço cinco estrelas aos clientes, caso de Bill Clinton, de Jorge Sampaio, de Roberto Carlos, dos Rolling Stones ou da princesa da Tailândia, entre outros. Foi uma experiência que me fez crescer e aprender como satisfazer e antecipar as exigências dos clientes. Hoje, posso assegurar aos clientes da Scout Concierge o melhor serviço de mudança para outro país; quando um cliente nos procura, sei quais são as suas necessidades, porque morei em sete países, conheço as dificuldades e os desafios de ser expatriada. É fácil fazer o que fazemos porque amamos o nosso trabalho e disponibilizamos a nossa experiência aos clientes, deixando-os felizes e satisfeitos.
Qual é o principal compromisso da Scout Concierge?
Instalamos estrangeiros para Portugal; a nossa missão é fazer todo o processo de mudança de um país para outro com excelência e excedendo as expectativas dos clientes.
Que serviços presta para criar uma experiência única?
Criei o método 360o, através do qual ajudamos na obtenção do NIF, na abertura de conta bancária ou na compra/arrendamento de propriedades. Inclui também prepararmos e decorarmos a residência – os nossos clientes vêm diretamente do aeroporto para começar a viver em Portugal –, prestamos serviços de concierge, contratamos seguro de saúde e/ou vida e outros, tratamos da troca da carta de condução, encaminhamo-los para reuniões com especialistas em impostos e contabilidade. Damos todo o apoio necessário para evitar transtornos futuros. Oferecemos mais de 25 serviços aos expatriados, preocupamo-nos com o seu bem-estar do início ao fim. Após a chegada em Portugal, podem contar com o concierge online para responder às necessidades mais desafiantes no dia a dia, desde ajudar a resolver problemas diários que encontram quando começam a viver em Portugal, por exemplo com empresas de eletricidade ou água, até reservar um jato privado.
Mudarem-se para Portugal com a Scout Concierge é uma experiência única; viverem aqui e contarem com o nosso apoio é uma experiência feliz.
A Scout Concierge capitaliza uma carteira de clientes de quatro continentes. Que mercados a procuram?
CEO, chairmans, empresários, executivos e respetivas famílias, nómadas digitais, investidores de imobiliário, etc. Os nossos clientes vêm sobretudo de Singapura, Israel, Canadá, Austrália, EUA, Europa, Dubai, Brasil, Inglaterra, Egito e Índia.
A Sandra viveu em vários países como os EUA, a Albânia, a Arábia Saudita, os EUA, o Egito, o Brasil, residindo atualmente em Portugal. Como incorpora esta sua experiência internacional na sua atividade?
Sou muito grata pela minha experiência de vida. Deus é sábio em tudo que faz e, comigo, foi e continua a ser generoso. A minha experiência de hotelaria e de expatriada é importantíssima. Comecei a Scout Concierge em Portugal com 850€ na mesa da cozinha da minha casa, depois, passei para um quarto de casa e, oito meses antes da pandemia, arrendei um escritório numa das avenidas mais caras de Cascais, atualmente propriedade nossa. Ter morado nesses países deu-me um novo mindset. Nos países árabes aprendi a respeitar outra cultura, religião e costumes e a empreender em várias áreas, a focar-me em metas e ter tempo determinado para as atingir. Nos EUA, aprendi métodos de organização. A trabalhar para a Sheraton e a Hilton, aprendi a ter visão e a gerir um departamento com cem colaboradores, entre outros; foi um processo que me proporcionou muito orgulho e alegria.
A Scout Concierge teve início em 2017, passámos a pandemia e, hoje, trabalhamos com a visão e a missão clara de ajudar as famílias a mudarem-se para Portugal. Esta mudança requer uma boa estrutura, por isso criámos o método 360o. Isto tudo só foi e é possível pela minha experiência de vida e pelas pessoas que estiveram e estão na minha vida.
Durante a pandemia, desenvolveu o Remotly I relocate you. Em que consiste este serviço? Teve sucesso ao ponto de ainda hoje ser um asset para a empresa?
Quando a pandemia começou, eu foquei-me em entender o que aquele momento poderia ensinar-nos como empresa. Para um empreendedor de sucesso, há oportunidade em todas as crises, por isso perguntava-me como fazer para continuar a trabalhar durante a pandemia. O método Remotly I relocate you foi e é iniciado no país de origem de cada cliente. Todo o processo de mudança e instalação é feito sem ele em Portugal. Os clientes instalados na pandemia tiveram uma excelente experiência com este método, que ainda usamos com outros clientes que não querem vir a Portugal para fazer o processo de mudança presencialmente. Neste momento estamos a usá-lo com uma família dos EUA.
Que futuro vislumbra num curto espaço de tempo para a Scout Concierge?
O sucesso vem com a persistência e conhecimento. Sou focada no resultado, analiso todos os ângulos antes de tomar decisões de crescimento. Já errei muito por ser ansiosa na tomada de decisões e paguei por isso. Hoje vejo claramente a Scout Relocation e a Scout Concierge como uma referência na prestação de serviços, na mudança de país de clientes a nível mundial através dum serviço digital, remoto ou presencial, estruturado segundo as necessidades de cada cliente, trabalhando com qualidade de serviço e com profissionais e parceiros especializados. Pretendemos desenvolver franchises da Scout Concierge em todo o país. O nosso modelo de negócio abrange a área de mudança para Portugal, decoração, emigração, compra de imobiliário; são áreas que se interligam e são necessárias para completar o serviço 360o.
Qual é o seu lema de vida?
Não desista, o melhor estar por vir. Ter paciência e persistência é fundamental. Creio que Deus sempre tem o melhor para mim; isto guia-me, ajudando-me a manter o foco para chegar onde quero.