A artista plástica Márcia Dias foi homenageada na 64.ª edição do Salon Premier, que decorreu no Reino Unido na semana passada, no âmbito da 109.ª edição do Intercâmbio Cultural Internacional de Artes, pelos seus 20 anos de carreira celebrados no ano passado.
A homenagem foi realizada pela organização do evento, no Espacio Gallery, na cidade de Londres, local onde expuseram outros setenta artistas, oriundos de dezoito países, nomeadamente Albânia, Argentina, Áustria, Brasil, Bélgica, Congo, Chile, Escócia, França, Itália, Mali, Noruega, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido e Ucrânia.
Além do tributo, a artista angolana radicada em Portugal foi ainda distinguida com uma medalha de ouro pelo trabalho apresentado na exposição, um quadro realista de Óscar Ribas.
Durante a homenagem, a organização fez questão de ler a biografia de Márcia Dias, tendo sido ainda destacados os feitos mais marcantes da sua carreira, com participações e prémios internacionais. Foi também abordada a Fundação Óscar Ribas. Márcia Dias afirmou sentir-se lisonjeada por conseguir inscrever o nome de Angola na agenda cultural de uma das mais cosmopolitas e culturais cidades do mundo, Londres.
Para a artista, é uma honra ter recebido este tributo pelos seus anos de carreira, considerando tratar-se do reconhecimento do seu trabalho. “É uma galeria que tem acompanhado o meu trabalho, por isso acho justo e muito merecido”, referiu sobre a homenagem. Márcia Dias revelou ainda estar a viver um misto de emoções, pois, também em solo londrino, recebeu um convite para regressar a Londres para expor, no âmbito das atividades comemorativas do Dia da Independência Nacional, a 11 de novembro. Este convite foi-lhe dirigido pelo embaixador de Angola na Grã-Bretanha, Irlanda do Norte e Irlanda, Geraldo Sachipengo Nunda, durante a audiência que lhe concedeu, por ocasião da sua presença e participação na exposição competitiva do Salon Premier.
Este é mais um grande reconhecimento de Márcia Dias, que tem vindo a destacar-se na cena internacional, tendo sido premiada em diversas feiras de arte. Arrecadou recentemente o prémio Pincel de Ouro e Participação Brilhante aquando da sua participação no Salon International D’Art – Louvre Paris, na Expo 2018, onde representou a bandeira de Angola. Conquistou, entre noventa concorrentes, a medalha de ouro numa exposição realizada no World Trade Center do Dubai. A artista, que tem vindo a expor em diferentes exposições, bienais e salões de arte da Europa e Dubai, onde as suas obras têm sido adquiridas por particulares, adiantou estar a preparar uma exposição inédita para Luanda. “O primeiro passo para o sucesso é acreditar sempre no nosso potencial”, fez questão de frisar.