A glamorosa designer de calçado Amina Muaddi revolucionou o mundo dos saltos agulha. Se Louboutin se tornou conhecido pelo uso da sola vermelha, Muaddi fez dos saltos geométricos a sua marca registada. Dua Lipa, Kendall Jenner e Rihanna são algumas das famosas fiéis dos seus designs. A F Luxury dá a conhecer esta designer que recebeu destaque principalmente por romper com um certo monopólio no mundo dos sapatos em torno de Manolo Blahnik e Jimmy Choo, trazendo uma versão mais contemporânea e com mais estilo para o mercado. De estagiária a estilista milionária, Muaddi abriu caminho para o sucesso em saltos altos, e a sua história é verdadeiramente inspiradora.
Nascida na Roménia, filha de mãe romena e pai oriundo da Jordânia, Amina Muaddi é uma designer de sapatos que passou a soletrar a palavra sucesso de maneira diferente do habitual. A estilista, de 35 anos, passou de designer de moda a influenciadora de redes sociais, tendo empreendido uma jornada extraordinária com sapatos que fariam Cinderela deixar de lado o seu sapatinho de cristal. Com a separação dos pais, Muaddi passou a infância na Roménia com a mãe, a quem fez saber, aos 9 anos, que queria trabalhar em moda. Lia constantemente revistas e perguntava à mãe como é que poderia conseguir um trabalho na indústria. Nem a Jordânia, onde residira anteriormente, nem a Roménia eram propriamente ambientes muito abertos e propícios para se trabalhar no ramo…
Desistir não era uma opção e Amina e perseguiu o seu sonho, tendo ido estudar no Instituto Europeu de Design, em Milão, além de desenvolver atividade como stylist para algumas revistas, como a Vogue italiana, L’Uomo Vogue e, posteriormente, a GQ, em Nova Iorque. No trabalho, descobriu que gostaria de se aprofundar no universo dos sapatos. Eis que parte para Riviera del Brenta, um distrito famoso de fabrico de calçado em Itália. Ali, na cidade metropolitana de Veneza, onde artesãos fabricam sapatos há séculos, cofundou, com a sua parceira de negócios Irina Curutza, em 2013, a sua primeira marca de calçado, intitulada Oscar Tiye.
Foram os saltos Minnie Mouse que Amina desenhou sob o selo Oscar Tiye que puseram o seu nome no mapa como estilista pela primeira vez. Deixando a empresa, muda-se, em 2017, para Paris. Na Cidade Luz, conheceu o costureiro francês Alexandre Vauthier e, desde há sete anos, também assina a linha de sapatos deste couturier. Ao trabalhar com Vauthier numa coleção chamada Amina, começou a formular planos para lançar uma nova marca. A sua perseverança e força de vontade compensaram e Muaddi lançou a sua própria e homónima marca em 2018, com um salto em formato de pirâmide que se tornou a sua assinatura. Muaddi anunciou o lançamento da sua segunda insígnia com uma mensagem num post que dizia “Espero que gostem de @aminamuaddiofficial tanto quanto eu e desejo que gostem de usá-los tanto quanto eu gostei de criá-los para vocês, mulheres incríveis de hoje”.
Logo após o lançamento, os primeiros sapatos esgotaram-se. A seguir, lançou uma coleção cápsula para o site MyTheresa em março de 2020, quando o mundo estava prestes a fechar. E, no entanto, as suas sandálias embelezadas com cristais esgotaram em poucas horas logo após o lançamento – algo que ainda hoje acontece. De um património líquido de cinco milhões de dólares em 2017, a “miúda” dos saltos chamativos vale agora o dobro (cerca de dez milhões de dólares em 2022). Segundo dados da Forbes de 2020, as vendas da sua marca tiveram um crescimento de 400%. Apoiada no streetwear como prioridade e nos anos 1990 para inspiração de estilo, a designer ficou também conhecida pelas suas sandálias geométricas com tiras amarradas na perna. Um estilo que logo conquistou famosas como Dua Lipa, as irmãs Kendall e Kylie Jenner e a modelo Rosie-Huntington-Whiteley. E um pormenor: cada sapato de Muaddi é batizado com um nome feminino.
No início de 2022, Muaddi foi nomeada Empreendedora do Ano pela GQ Middle East. Contudo, o seu sucesso não deve ser creditado apenas às celebridades que usaram os seus designs ou a compradores abastados durante a pandemia. A sua estética inspiradora, as suas habilidades de marketing e muita determinação são as verdadeiras razões do seu sucesso. Por exemplo, Muaddi nunca precisou de recorrer a publicidade paga, apoiando-se, sobretudo, no seu Instagram, com 1,3 milhões de seguidores. A próspera designer também já apareceu em capas de revistas como a Vogue Arabia, GQ Middle East, e L’Officiel Turkiye, e foi assunto na Vanity Fair Italia. Outro pormenor é o facto de a estilista se limitar a desenvolver apenas duas coleções por ano, o que só aumenta a curiosidade e apetência em torno de cada lançamento.
Mas não há como negar que os fãs famosos de Muaddi aumentaram a notoriedade da sua marca em todo o mundo. Dos titãs da indústria da música, como Beyoncé e Dua Lipa, às Kardashian, algumas das mulheres mais fortes e influentes aos olhos do público foram vistas a usar os seus sapatos de saltos de cristal em mais de uma ocasião. Rihanna, em particular, destaca-se por gostar tanto dos designs de Muaddi, optando por exibir os sapatos da designer em várias sessões de fotos ao longo dos anos, tendo até colaborado com Muaddi em calçado para a sua marca Fenty.
Atualmente, a marca Amina Muaddi está disponível em quase cem espaços multimarca internacionais. Entre as lojas famosas onde a marca está presente estão nomes consagrados como Selfridges, Harrods, em Londres, e Antonioli, em Milão. Em 2020, Muaddi também se expandiu para os acessórios, tendo lançado as minicarteiras, apelidadas Amini, bem com brincos chamativos. Com tamanha criatividade e sucesso, mal podemos esperar para ver o que a talentosa Amina Muaddi irá criar a seguir…