A Maserati está de volta à competição automóvel. O Autódromo Varano de’ Melegari, em Itália, foi o palco para a estreia em pista do GT2 de alta performance, o carro que é o epítome do regresso da casa do Tridente à competição e que surgiu em pista para os primeiros testes. Este shakedown no circuito de Parma foi o precursor de uma série de eventos que irão culminar na revelação oficial do carro no final de junho, na Bélgica, nas 24 Horas de Spa.
A história da marca do Tridente nos desportos motorizados é uma narrativa de sucessos alcançados ao longo de praticamente um século, de um ADN único e distintivo, e de uma paixão que se reacende graças à ligação da marca com o potente legado do passado e com o impulso rumo ao futuro, onde a competição é um componente essencial.
O Maserati GT2 é sinonimo de velocidade, elegância, estilo e inovação. Um carro concebido para ser uma obra-prima em termos de performance: extraordinário e de tirar a respiração, criado para celebrar o regresso da Maserati aos circuitos. Um novo capítulo teve início no final de 2022, com o anúncio da sua participação no Campeonato do Mundo ABB FIA de Fórmula E de 2023, complementado pela sua inclusão no Campeonato da Europa de GT2, enquanto parte da estratégia desenvolvida para trazer o Tridente de volta às pistas.
Concebido e desenhado pela engenharia Maserati, em conjunto com o Centro Stile Maserati, para assegurar os padrões de qualidade estética típicos da marca, o Maserati GT2 herda o extraordinário motor V6 Nettuno de 463 kW/630 cv do Maserati MC20, consuzindo-o para um nível mais elevado.
As especificações técnicas mais apelativas incluem a novíssima tecnologia patenteada MTC (Maserati Twin Combustion), baseada nos motores de F1, a ultraleve monocoque central em fibra de carbono – uma excelente solução para obter uma boa relação peso-potência – e a ligeira carroçaria feita totalmente em material compósito, em que as características aerodinâmicas são exploradas ao limite para melhorar a carga vertical, mas, ao mesmo tempo, asseguram a melhor eficiência em termos de arrasto. Muita atenção foi dispensada ao desenvolvimento do correto equilíbrio da carga aerodinâmica, ao passo que o fundo foi especificamente desenvolvido para trabalhar melhor em sinergia com o splitter dianteiro e a asa traseira (ajustável); possui uma carroçaria removível de libertação rápida, para uma substituição de componentes otimizada; o chassis conta com uma elevada rigidez torsional e flexional.
A direção assistida é totalmente elétrica. Todos os elementos da suspensão do automóvel são componentes específicos para a competição – irão existir amortecedores ajustáveis e barras estabilizadoras ajustáveis tanto na frente como atrás. O mesmo acontece ao nível de eletrónica. A caixa sequencial de competição de seis velocidades e o volante dotado de patilhas de comando da caixa com atuador elétrico rotativo convocam emoções repletas de adrenalina. O painel frontal em fibra de carbono, com ecrã de dez polegadas integrado, resulta num habitáculo futurista e intuitivo, que, no exterior, é complementado pela exclusiva opção de decoração na cor específica da Maserati Corse (Blu Infinito).
Joia da mecânica e da engenharia, ponta de lança de soluções técnicas inovadoras, com um interior futurista, minimalista e escultural, em consonância com as linhas extremas da carroçaria, o Maserati GT2 é dedicado às equipas de competição e aos gentlemen drivers que participarão nos campeonatos de GT2.
O monoposto com rodas cobertas da casa do Tridente é o resultado de uma sinergia vencedora entre os homens e mulheres da Maserati e o design e o estilo vanguardistas que sempre distinguiram as criações da marca italiana, complementado peio seu inconfundível toque de luxo, mesmo quando a estrada se torna uma pista. O feroz GT2 está, portanto, pronto para explorar novos horizontes, por forma a consolidar e a definir o futuro competitivo da Maserati no mundo dos desportos motorizados.
“Os primeiros dias são sempre bastante únicos, e ainda mais para mim, que fui suficientemente afortunado para levar a Maserati ao sucesso no Campeonato do Mundo de GT1, em que venci quatro títulos. Estamos, agora, prestes a voltar às pistas com mais um automóvel estupendo. Efetuámos imensas voltas de teste, e as primeiras impressões são positivas. Voltar a estar ao volante de um GT foi, realmente, emocionante e pude ver que todos os envolvidos estavam muito entusiasmados e motivados. Centrámo-nos em desenvolver um produto que não só se destaca dos seus concorrentes, mas que é, também, um carro ideal para os nossos gentlemen drivers em termos de comportamento, conforto e performance. Queremos que desfrutem de uma sensação única neste carro. (…) Temos pela frente uma intensa série de dias de teste para nos prepararmos para estar de regresso aos circuitos”, comentou Andrea Bertolini, piloto de testes da Maserati.