Diana Michelli assumiu recentemente a direção de Vendas & Marketing do Lisbon Marriott Hotel. Com bacharelato em Gestão Hoteleira no Instituto Arthur Haulot, em Bruxelas, uma pós-graduação em Social Media Marketing e mais de doze anos de experiência em gestão hoteleira, a profissional belga foi escolhida para ocupar o cargo.
Já possui uma vasta carreira no ramo da hotelaria. O curioso é que sempre foi progredindo dentro do mesmo grupo, o Marriott. Como é que isto se tem processado?
Desde criança, sempre senti curiosidade pelo mundo da hotelaria. A ideia de proporcionar experiências excecionais e criar memórias inesquecíveis para os hóspedes sempre me cativou. A Marriott sempre foi uma das marcas mais prestigiadas no meu país, e eu estava determinada a conseguir um cargo sénior – o meu primeiro cargo na Marriott foi de diretora de Vendas e Marketing num hotel em Londres. O meu objetivo foi sempre usar a minha experiência para inspirar e orientar a seguinte geração de profissionais da hotelaria.
A nível profissional, o que representa para si assumir o cargo de diretora de Vendas & Marketing do Lisbon Marriott Hotel?
Para mim, assumir o cargo de diretora de Vendas e Marketing no Lisbon Marriott Hotel é uma honra e uma grande responsabilidade. Eu não escolhi o caminho mais fácil, mas vencer desafios sempre foi a minha maior motivação. Como líder de Vendas & Marketing, juntamente com minha equipa, sou responsável por impulsionar a receita e criar uma imagem de marca atraente para a nossa propriedade. Isso significa avaliar constantemente as tendências do mercado e as necessidades dos clientes e desenvolver estratégias direcionadas que nos permitam destacarmo-nos da concorrência. Além disso, é importante, para mim, criar uma cultura em que todos se sintam apoiados e capacitados para fazer o seu melhor trabalho.
O que a levou a escolher a hotelaria em primeiro lugar?
Desde muito jovem tive a sorte de viajar pelo mundo com os meus pais. Fiquei fascinada com todas as diferentes culturas, culinárias e pessoas que encontramos pelo caminho – e eu sabia que queria encontrar uma carreira que me permitisse continuar essa paixão. Foi isso que me motivou para a hospitalidade.
Para si, o que significa hospitalidade?
Para mim, a hospitalidade é tudo sobre exceder as expectativas dos hóspedes e criar experiências inesquecíveis e duradouras. Mas, ao mesmo tempo, também sou profundamente apaixonada por construir e nutrir uma forte cultura de equipa. Acredito realmente que, quando criamos um ambiente de trabalho divertido e de apoio, os nossos membros da equipa são naturalmente motivados a dar o seu melhor. E essa energia positiva também contagia os nossos hóspedes.
Quais são os principais desafios com que se depara?
Um dos maiores desafios que enfrentamos é as expectativas em constante evolução dos nossos hóspedes. Os viajantes de hoje têm padrões elevados e esperam nada menos do que o melhor, o que significa que precisamos de inovar constantemente. Outro desafio é o custo de vida, que afeta os hóspedes que atendemos. Precisamos de um equilíbrio entre fornecer um serviço excecional e manter a acessibilidade.
Chegou ao hotel para chefiar a pasta das Vendas & Marketing. Qual a coisa mais importante que ensina e passa à sua equipa?
A melhor coisa que posso fazer é construir a confiança da minha equipa e incentivá-la a pensar fora da caixa. Conforme Lisboa passa por uma transformação e se torna um destino cada vez mais popular, temos a oportunidade de aproveitar a demanda por hospitalidade excecional. Quero capacitar minha equipa a pensar de forma criativa e abraçar as possibilidades de oferecer um serviço premium que vá além das expectativas de nossos hóspedes.
Que conselho daria a quem quer entrar na indústria?
Diria que a indústria da hospitalidade pode ser muito gratificante, mas exige muito trabalho duro, especialmente quando estamos no início de carreira. Requer muitas horas de dedicação e de empenho. É importante ter um objetivo claro em mente e permanecer focado nele, mesmo quando as coisas parecem desafiantes. Se tiver a oportunidade, definitivamente recomendaria procurar as oportunidades no exterior – foi isso que me ajudou a ampliar os meus horizontes e a desenvolver-me pessoal e profissionalmente.
Do que mais gosta em Lisboa?
Uma das coisas que mais amo em Lisboa é como todos foram acolhedores comigo desde que cheguei. A minha equipa tem sido incrivelmente solidária e abraçou a minha paixão de elevar a oferta do nosso hotel para se posicionar no mercado. Adoro consciencializar as pessoas do quanto é fantástico viver aqui e regularmente falo aos meus amigos que vivem noutros lugares sobre a identidade e cultura únicas de Lisboa. Além disso, a cidade é incrivelmente bonita; adoro caminhar por aí e descobrir toda a sua rica história.
O que mais a entusiasma nas possibilidades do amanhã?
As possibilidades para o futuro de Lisboa são realmente empolgantes. Esta cidade tem tanto potencial não explorado quando se trata de promover as suas ofertas únicas e atrair visitantes tanto para lazer como para negócios. Estou ansiosa para continuar a encontrar maneiras de mostrar a cultura de Lisboa e desempenhar um papel na formação de seu crescimento e sucesso nos próximos anos.
Vindo o Marriott Lisbon associar-se a um evento do F Club, o que representa para si esta parceria?
É uma honra estar a trabalhar com uma plataforma tão influente e capacitadora que celebra as mulheres nos negócios. Sei que todos nós do Marriott Lisbon estamos entusiasmados em poder contribuir para este evento e partilhar a nossa própria visão de hospitalidade com uma audiência tão diversa. Esta parceria representa uma oportunidade fantástica para nós mostrarmos o nosso compromisso com a excelência e inspirar outros a perseguir os seus próprios sonhos. Estamos orgulhosos de fazer parte desta iniciativa e esperamos continuar a construir relacionamentos fortes com a F Club e a sua comunidade.