Desde há muito ligada ao mundo da moda e do luxo, tendo passado vinte anos a trabalhar em marcas como a Louis Vuitton, Prada e Hermès, Sofia Gama deixou tudo para seguir a sua paixão: eventos à la carte. Sempre criativa e com conhecimentos consolidados na área de eventos, fundou a The Event Co. para viver o seu sonho e poder dar vida a momentos únicos e exclusivos. Fomos conhecer melhor a Sofia e perceber o que a faz realmente feliz.
A Sofia tem um vasto background de experiência com marcas de luxo. O que a fez deixar estas Casas para se dedicar ao seu próprio projeto?
Desde sempre senti o desejo de ter o meu próprio negócio e o mais natural seria continuar ligada à moda, uma vez que trabalhei vinte anos no mercado de luxo, os últimos oito na Hermès. Mas estava num momento da vida em que queria e precisava muito de um desafio. Sentia que era agora ou nunca, tinha de haver algo mais na minha vida do que aquilo que eu já conhecia. Este pensamento foi crescendo, e a ideia de criar o meu próprio projeto também. A The Event Co., uma empresa de organização e decoração de eventos e com uma forte paixão pelo table setting.
Primeiro, sentiu que a art de la table era o que a fazia feliz, só depois é que se formou em Design de Eventos na Lisbon School of Design. Como foi todo este processo?
Quando a ideia começou a ganhar forma na minha cabeça, o meu primeiro compromisso foi aprender mais sobre a área dos eventos, e o curso na LSD foi fundamental para adquirir conhecimentos, não só como designer de eventos, mas também a dominar ferramentas de gestão de projetos, cálculos de custo e software específico, como o SketchUp.
Era fundamental, para mim, ter formação. Não queria iniciar-me numa nova área depois de tantos anos na moda e apresentar um projeto meu sem ter uma base teórica de suporte. A área dos eventos tem vindo a crescer nos últimos anos e há imensas oportunidades novas, mas também é uma área competitiva, e ter formação qualificada e reconhecida é importante e traz mais qualidade e credibilidade ao setor e às profissões de designer de eventos ou Event Planner.
O savoir-faire adquirido nas Casas de luxo ajudou-a a consolidar o seu projeto?
Sem dúvida. Todo o conhecimento adquirido com a experiência e as formações nas mais diversas áreas ao longo dos anos, nas diferentes marcas onde trabalhei, deram-me um nível de exigência que de outra forma não teria. O luxo é exclusividade, qualidade e serviço. Talvez por isso eu goste de eventos mais intimistas, onde se podem trabalhar essas três premissas de uma forma mais cuidada. A atenção ao detalhe e rigor são os meus pontos fortes, sem dúvida.
Madrid, Dubai, Paris… que impacto tiveram as experiências internacionais no seu percurso?
Considero que foram privilégios dentro da minha profissão. Poder viajar e beber de culturas diferentes é muito enriquecedor, mesmo que seja em trabalho. Conheci por dentro as maiores Casas de luxo do mundo e guardo memórias muito bonitas. Ver o processo de produção dos artigos é assistir a poesia. O trabalho dos artesãos, a manufatura e savoir-faire ficaram gravados em mim. Sempre me senti muito grata por todas as oportunidades, por tantas experiências que tive e pela plena consciência de que me tornavam mais conhecedora.
Só recentemente fundou a sua The Event Co. Foi um sonho tornado realidade?
Está a ser. Deixei para trás um emprego na maior e mais importante empresa internacional de luxo do mundo para criar a minha própria Maison e acho que nunca fiz nada tão desafiante na minha vida! Saí da minha zona de conforto para me desafiar e crescer, arriscando a sofrer as dores inerentes ao crescimento, mas todas as conquistas estão a ser extremamente gratificantes. Estou ainda muito longe daquilo que idealizei, mas sempre atenta aos sinais e oportunidades que surgem.
Ao longo do seu percurso, qual o evento que mais gostou de realizar?
O baby shower da Madalena. Estava num momento de dúvida e incerteza, a pensar se teria tomado a decisão correta, quando recebo a mensagem da mãe da Madalena. Embora eu não esteja vocacionada para festas infantis, foi com imensa alegria que vi este convite chegar, foi muito especial. Neste momento estamos a preparar o batizado e espero acompanhá-la pela vida fora!
Que tipo de feedback tem obtido dos seus clientes?
Tem sido muito positivo. A experiência comercial adquirida nestes anos permite-me ler bem os desejos dos clientes e antecipar aquilo que eles querem, embora às vezes nem os próprios saibam. Ter experiência comercial de topo é uma mais-valia enorme.
Em 2022, nasceu a The Event Co. O que lhe reserva o futuro?
O que me reserva não sei, mas sei aquilo que desejo. Sou apaixonada por eventos à la carte, sonho ter o meu próprio atelier criativo, cheio de coisas bonitas e únicas, onde as marcas, empresas e particulares sabem que podem contar com eventos e table setting exclusivo, personalizado e criativo, feito à sua medida e com a exigência de quem tem o ADN do luxo em tudo o que faz.
O que representa para si o desafio de idealizar um table setting exclusivo para o F Club?
Ter a oportunidade de poder apresentar o meu trabalho no F Club é um privilégio. Trabalho com o foco num mercado premium, seja corporativo ou privado, onde a qualidade do serviço e a atenção ao cliente são imperativas. Criar o table setting para um grupo extraordinário de mulheres empresárias no mês de março é ir muito mais longe do que imaginei nesta fase da The Event Co.