Fátima Magalhães, diretora da F Luxury, marcou presença como convidada especial no desfile de outono-inverno 2023 da Roberto Cavalli, integrado na Semana de Moda de Milão.
Na passarela, foi possível verificar que, após três temporadas, Fausto Puglisi liberou totalmente o espírito animal que há muito é sinónimo desta marca italiana. “É a minha primeira e verdadeira coleção Cavalli”, afirmou Puglisi, descrevendo o fundador da marca, Roberto Cavalli, de 82 anos de idade, como “o rei do glamour descontraído” que sempre se mostrava feliz em vestir qualquer pessoa, independentemente da idade, com os seus padrões de animal e peles luxuosas (anteriormente verdadeiras, agora artificiais pelo bem da sustentabilidade).
Puglisi, o designer siciliano responsável pela moda na Roberto Cavalli, fez um regresso em modo glamazon, num estilo o mais Cavalli possível, com patchwork de couro enfeitado com cristais, motivos animais de vários tipos e muitas peles – peles sintéticas, feitas em colaboração com uma fábrica no Japão, onde são aperfeiçoadas até se conseguir uma aparência autêntica. Puglisi inspirou-se na época dourada da Cavalli no início dos anos 2000.
Como Cavalli amava as peles, Puglisi explorou-as ao máximo nesta coleção. Também foram vistas manchas de leopardo por todo o lado, desde vestidos justos rosa a casacos lânguidos. A paleta de cores quente e terrosa de ferrugem, com castanhos, azuis-denim e pretos acentuados com uma nota de rosa, deu o mote, com destaque para uma silhueta alongada que desliza pelo corpo e dança ao seu redor para abrir na parte inferior. As camisas são fluidas, as calças são flare, a alfaiataria é alta e esguia, com calças tipo boca de sino. Quimonos e vestidos líquidos apresentam a fluidez característica Cavalli.
Os jeans foram outro destaque do desfile. Afinal, foi com jeans que Cavalli deu os seus primeiros passos. E a renda preta surgiu reinventada de inúmeras formas, cortada em vestidos e blusas que abraçam a figura. Uma coleção que fez jus à reputação dos excessos e sobrecarga de informação que sempre caracterizaram Roberto Cavalli. Puglisi redescobriu a ritmo e o glamour desta marca numa linha que canalizou a sensação de espontaneidade e liberdade do seu fundador.