Os últimos dois anos têm sido incríveis em termos de tecnologia e, com os efeitos da pandemia ainda persistentes, vieram mudar a forma como interagimos com os nossos dispositivos. Novas tendências surgiram e algumas já estabelecidas acabaram por nos conquistar. Os telefones dobráveis, por exemplo, começaram a encontrar o seu público. Reunimos esta lista de alguns produtos particularmente notáveis que mal podemos esperar para ver ao vivo e a cores. 2023 está a preparar-se para ser um ano emocionante para a tecnologia.
Zone, Dyson
Quem diria… auscultadores que misturam música com purificador de ar. Embora possa parecer saído de um filme de ficção científica, têm um grande potencial. Os auscultadores Zone da Dyson pretendem oferecer o melhor som de alta-fidelidade, com cancelamento de ruído ativo a partir de onze microfones e está equipado com uma viseira amovível para filtrar as partículas de poluição do ar. Sem dúvida, é diferente de tudo o que já vimos antes. Conhecida sobretudo pela sua tecnologia de aspiradores e purificadores de ar, os Zone são a primeira proposta da marca para wearables que pretendem “combater” dois tipos de poluição urbana, a sonora e do ar, com uma autonomia até cinquenta horas de áudio para o headset, com uma baixa distorção e um sistema de cancelamento de ruído (ANC). Isto consegue-se recorrendo a microfones para reduzir os ruídos produzidos na cidade até 38 dB que monitorizam os sons cerca de 384 mil vezes por segundo. Certamente que as pessoas que vivem em grandes cidades vão querer experimentá-los, não só pela qualidade de um áudio mais claro e puro, como também para ajudar a combater os elevados níveis de poluição.
3-in-1 Air Purifier, Fan & Heater, Philips
Muitos diziam que tal não poderia ser feito. Um purificador de ar, um ventilador e um aquecedor, tudo em simultâneo num elegante dispositivo. Afinal, o ventilador e o aquecedor resultam ser adversários naturais, e a adição de um purificador de ar certamente garantiria que qualquer dispositivo desse tipo só pudesse ser grande, feio e barulhento. Contudo, a Philips criou uma verdadeira vantagem tripla com este três em um: o ventilador oscila 350°, garantindo que o ar (quente ou refrescante, mas sempre purificado) seja distribuído por qualquer espaço. Os purificadores de ar estão lenta e infelizmente a tornarem-se parte necessária das nossas casas. Por exemplo, muitos de nós recorremos a purificadores de ar durante os meses de primavera e verão, pois eles podem ajudar a aliviar os sintomas de alergia removendo o pólen do ar em casa. Este purificador de ar três em um surge com a premissa de manter a casa saudável e confortável. Aquece-a no inverno e arrefece-a no verão, limpando continuamente o ar – remove, com o seu sistema de filtragem HEPA, 99,95% de partículas tão pequenas como o vírus mais pequeno de que há conhecimento. Além disso, é leve e muito silencioso.
Nanoe X, Panasonic
Eis uma novidade que vai deixar o carro a cheirar bem. O Nanoe X é suficientemente pequeno para se encaixar na maioria dos suportes para copos disponíveis nos atuais veículos. Este novo dispositivo conta com tecnologia que funciona como um ‘detergente’ para eliminar poluentes presentes nos carros, limpando efetivamente o ar do habitáculo. Para o efeito, o Nanoe X demora cerca de duas horas a limpar o ar ambiente dos veículos e liga-se a uma das portas USB presentes no interior usando um ventilador que produz “som de nível sussurrado” a 36 decibéis, que provavelmente não se ouvirá enquanto o veículo estiver a ser conduzido, para erradicar do interior do veículo os odores indesejados.
O purificador conta com a tecnologia Nanoe X da empresa que já foi usada em outros produtos purificadores. Esses nanoes homónimos são, segundo a Panasonic, partículas de água atomizadas eletrostáticas de tamanho nano produzidas pela aplicação de alta voltagem à água coletada do ar e contém radicais hidroxila (componentes altamente reativos) que atuam facilmente em várias substâncias. Além de reduzirem a intensidade dos odores, também ajudam a inibir vírus, bactérias, mofo e alérgenos, tanto no ar como em superfícies.
Pixel Fold, Google
Trata-se do primeiro smartphone dobrável da Google, com lançamento provável no último trimestre de 2023. A Samsung não pode monopolizar os holofotes dos smartphones dobráveis para sempre…. Contudo, quando este aparelho se concretizar, também fará uso do chipset Tensor G2 do Google, que abrirá caminho para a inclusão dos incríveis truques de câmara deste gigante da tecnologia. A Google impressionou em 2022 com o Pixel 7 e o Pixel 7 Pro, pelo que o facto de esta empresa vir a pegar no seu talento para produzir smartphones incríveis para os colocar num corpo dobrável deixa qualquer um ansioso. Um relatório aponta que o Pixel Fold ostenta uma tela dobrável de 7,57 polegadas e uma tela de 5,78 polegadas na parte externa. Espera-se também que a tela interna seja um painel OLED com uma taxa de atualização de 120 Hz. A ‘barra da câmara’ do Pixel Fold não é tão expansiva quanto as do Pixel 7 e 7 Pro, pois não vai até as bordas. Contudo, é substancial o suficiente. Embora os Pixel possam não ser conhecidos pela boa duração da bateria, eles são sinónimos de câmaras excelentes – e o Pixel Fold não será diferente. Existem duas câmaras selfie de 9,5 MP, uma dentro do orifício perfurado no ecrã externo e a outra no lado direito do painel superior no ecrã interno.