Omega Speedmaster Super Racing, um pequeno dispositivo que encerra uma grande mudança

Anterior
Next

Desde recordes de mergulho em alto mar a aterragens lunares, o legado da Omega tem sido preenchido por feitos em grande escala. Contudo, o primeiro dos grandes feitos deste ano é, de facto, consideravelmente pequeno. O mais recente Speedmaster foi meticulosamente afinado para uma maior precisão graças ao sistema Spirate™, que inclui uma nova e revolucionária espiral com patente pendente que permite ajustes ultrafinos da marcha. Devido a este mecanismo único, é agora possível à Omega obter uma precisão certificada de apenas 0/+2 segundos por dia.

Para atingir estes objetivos específicos, a Omega teve de reinventar literalmente a roda: recorrendo tanto aos recursos técnicos do Grupo Swatch como à precisão, estabilidade e fiabilidade dos movimentos internos cronometricamente superiores da Casa. A solução inovadora surgiu sob uma espiral de balanço “Si14” totalmente nova que permite ao relojoeiro atuar sobre a rigidez do ponto de fixação da mola através de um mecanismo de ajuste excêntrico localizado na ponte da espiral.

O Speedmaster Super Racing em aço inoxidável é o primeiro relógio da marca suíça a incluir a afinação do Sistema Spirate™. Um tributo visual à obra-prima antimagnética de 2013 da Omega, que oferece uma visão clara do novo mecanismo através da caixa com vidro de safira. À volta do mostrador está a distintiva faixa de minutos com um estilo racing e uma luneta em cerâmica preta com a famosa escala taquimétrica em esmalte amarelo “grand feu”. Esta arrojada tonalidade amarela, apresentada no Seamaster Aqua Terra >15’000 GAUSS de 2013, também é utilizada no ponteiro de cronógrafo gradiente e no ponteiro dos pequenos segundos amarelo e preto às riscas às 9 horas. O contador de 60 minutos/12 horas do relógio, diretamente oposto às 3 horas, também serve como segundo fuso horário.

A alimentação é proporcionada pelo calibre Co-Axial Master Chronometer 9920 de última geração da Omerga, a fusão perfeita dos muitos feitos alcançados no caminho para o Spirate™ e é certificado com o padrão mais elevado da indústria pelo Swiss Federal Institute of Metrology (METAS). Como sempre, a prova desta certificação é fornecida através do inconfundível cartão vermelho do METAS, que neste caso inclui a confirmação da precisão de 0/+2 segundos por dia possibilitada em grande escala pela industrialização do Sistema Spirate™. Os indicadores pretos polidos a diamante e biselados em forma de seta são preenchidos com a nova e exclusiva Super-LumiNova que emite um brilho amarelo surpreendente. Este código de cor estende-se às letras do mostrador do Speedmaster e do Super Racing. Às 6 horas há um lembrete elegante e regular do 10º aniversário do >15’000 GAUSS: um “10” na fonte do logótipo Speedmaster, que aparece uma vez por mês na janela de data do relógio.

Este novo Speedmaster Super Racing inclui uma alternativa desportiva à bracelete de aço: a bracelete NATO em nylon reciclado com riscas pretas e amarelas, referenciando o código de cores distintivo do Seamaster Aqua Terra >15’000 GAUSS.

Como a espiral é o componente mais complexo do órgão regulador de um relógio mecânico, a criação do novo Sistema Spirate™ foi um desafio significativo. Consequentemente, a Omega está determinada a tirar o máximo partido desta inovação alcançada com muito esforço. O plano a longo prazo da marca é introduzir o novo sistema Spirate™ gradualmente em muitos outros calibres.

Esta nova abordagem, baseada na conceção de uma estrutura articulada de alta precisão com rolamentos flexíveis, é um excelente exemplo da vontade da Omega de experimentar novas ideias, de progredir assumindo desafios. Quanto à pequena espiral, reserva-se-lhe um grande futuro pela frente…

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados