Após meses de especulação, a Gucci finalmente revelou o seu novo diretor criativo que irá suceder Alessandro Michele. Michele deixou a casa inesperadamente em novembro de 2022 após quase oito anos de colaboração, tendo construído momentos marcantes na história da marca Gucci.
A casa de moda e o Grupo Kering a que pertence fizeram o anúncio oficial de que Sabato De Sarno irá comandar a marca de luxo italiana e que apresentará a sua primeira linha Gucci na coleção Primavera/Verão 2024 na Semana de Moda de Milão, em setembro próximo.
Na sua nova função, De Sarno liderará o estúdio de design da Maison, reportando-se a Marco Bizzarri, presidente e CEO da Gucci, com a responsabilidade de definir e expressar a visão criativa da marca nas coleções feminina, masculina, de couro, acessórios e estilo de vida.
Marco Bizzarri, Presidente e CEO da Gucci, comentou ao respeito: “Estou muito feliz que Sabato se junte à Gucci como o novo Diretor Criativo da Maison, um dos cargos mais influentes na indústria do luxo. Tendo trabalhado com várias das mais renomadas casas de moda de luxo de Itália, ele traz consigo uma vasta e relevante experiência. Estou certo de que, por meio da profunda compreensão e apreciação de Sabato pelo legado único da Gucci, ele vai liderar as nossas equipas criativas com uma visão distinta que ajudará a escrever este emocionante próximo capítulo, reforçando a autoridade da moda da Maison enquanto capitaliza a sua rica herança”.
Por seu turno, François-Henri Pinault, presidente e CEO da Kering, afirmou: “Cento e dois anos depois de Guccio Gucci ter aberto a sua primeira loja em Florença, a Gucci continua a ser uma das casas de luxo mais icónicas, proeminentes e influentes do mundo. Com Sabato De Sarno no comando criativo, estamos confiantes de que a Maison continuará a influenciar a moda e a cultura por meio de produtos e coleções altamente desejáveis, e a trazer uma perspetiva singular e contemporânea ao luxo moderno”.
De Sabato acrescentou: “Estou profundamente honrado em assumir o cargo de Diretor Criativo da Gucci. Tenho orgulho de entrar numa Casa com uma história e uma herança tão extraordinárias, que ao longo dos anos foi capaz de acolher e valorizar os valores nos quais acredito. Estou emocionado e entusiasmado por contribuir com a minha visão criativa para a marca.”
Antes desta sua função na Gucci, De Sarno passou mais de 13 anos na Valentino, a trabalhar diretamente com Pierpaolo Piccioli. Antes disso, esteve na Dolce & Gabbana e na Prada. De Sarno apresentará a sua coleção de estreia na semana de moda feminina de Milão em setembro de 2023.