
Catarina Lopes está à frente dos Magic Spa by Pestana desde 2012. Formada em Desporto, os seus planos mudaram quando foi convidada a gerir o Health Club do Edificio Madeira Magic do Grupo Pestana na Madeira. Mais tarde, acumulou as pós-graduações em Gestão de Health Clubs e Hotelaria e Turismo. Fomos conhecer um pouco melhor a atual Diretora Geral da vertente bem-estar dos hotéis Pestana.
Como foi estar a pensar seguir uma carreira na área desportiva e ter de mudar de rumo?
Na altura que me desafiaram para abraçar o projeto de Spa para os 9 hotéis Pestana na Ilha da Madeira, eu não fiquei entusiasmada, confesso. Era mais um desafio. Eu formei-me em desporto em 1997, já dava aulas de Educação Física e continuei durante 15 anos, acumulando com aulas de Fitness e treino personalizado. Quando em 2005 aceitei o desafio para desenvolver o projeto do Magic Health Club do Grupo Pestana, o primeiro Health Club que o Grupo ia ter, já aceitei com algum receio, pois de Gestão não tinha qualquer formação e só aceitei com o compromisso de tirar formação nessa área e em simultâneo manter os meus clientes de treino personalizado. Nessa altura tirei o Mestrado em Gestão e Direção Desportiva e a pós-graduação em Gestão de Health Club. Nos 7 anos que se seguiram acumulei outras funções, fiquei com a responsabilidade da Expo Area, um espaço dedicado às crianças em parceria com a Ciência Viva de Lisboa e ainda a gestão de uma casa de chá, o que me tirava tempo para dedicar aos meus clientes de treino personalizado. Por isso, quando me convidaram para ficar com a responsabilidade dos Spas, a minha primeira reação foi dizer não.
Mas depois acabei por aceitar o desafio, pois no Health Club já tínhamos dois gabinetes de estética que eram explorados pelo Health Club e por isso já tinha alguma noção do negócio. Como gosto de fazer o melhor possível, tirei o curso de Spa Manager em Berlim no início de 2012 e em Abril iniciamos o projeto na Madeira.
Conseguiu, de alguma forma, pôr em prática o mestrado tirado em desporto?
Sim, sem dúvida. Fui Diretora Geral do Magic Health Club desde o início do projeto. Quando me foi apresentado ainda estava a ideia em papel e a iniciar a construção, por isso, tudo o que foi projetado e desenvolvido foi com inputs meus também. Lembro-me perfeitamente de ter apresentado o primeiro plano de negócios onde faltavam muitos custos operacionais, os quais por falta de experiência da minha parte. Ainda hoje nos rimos disso. Na altura, o Dr. Dionisio Pestana era meu cliente de treino personalizado e ele disse-me “não te preocupes, eu ensino-te”. Assim foi, ainda hoje ele é um fantástico professor. Durante os treinos havia muita troca de conhecimento, eu dizia os exercícios, e enquanto treinava, conversávamos sobre gestão e tirava muitas dúvidas do que tinha aprendido no curso e como o poderia aplicar no dia a dia. Pois nem sempre o que está nos livros é aplicado à realidade do momento e/ou do sítio que queremos desenvolver.
A área de bem-estar do Grupo Pestana sofreu uma grande evolução graças ao seu conceito. Como foi a implementação desse projeto nascido na Madeira?
Quando surgiu o convite, eu recusei. Ainda nessa conversa, na altura com o Diretor Geral de operações hoteleira da zona da Madeira, ele questionou o porquê de eu não querer. Eu respondi que não conhecia a área de negócio de Spas e que já tinha outras responsabilidades. Ao qual ele me respondeu: ”Catarina, não tem nada que saber, é só comprar um óleo baratinho e espalhar nas costas dos clientes…”
Eu respondi: “…mas a pele é só o teu maior órgão, não podes pôr qualquer coisa…” E ele disse: “estás a ver, tens de ser tu. Tu sabes”. Ao aceitar, inscrevi-me logo num curso de Spa Manager em Berlim, pela ESPA, e foi durante o curso que escolhi o conceito. Um conceito relacionado com saúde física e mental. Assim, desenvolvemos de raiz a nossa própria marca, com o nosso próprio protocolo, com movimentos que ativassem os princípios ativos presentes nos nossos produtos MP. A marca Magic Spa by Pestana é lançada em Janeiro de 2013, com protocolos próprios, com influências dos 4 cantos do mundo, escolhendo os melhores movimentos e desenhando o que nós acreditamos ser o melhor passo a passo para os diferentes tratamentos de corpo e rosto.
Assim criamos o nosso conceito. Atrair diferentes tipos de clientes num ambiente de hotel seguro envolvente e acolhedor, através da prestação de um serviço personalizado e de qualidade que nos permita satisfazer as necessidades de cada pessoa que nos procure. Individualizamos também, com a utilização de aromaterapia.
Outra ideia sua – Magic Potion – surgiu da necessidade de criar uma marca própria. O que está na sua base?
A maioria dos clientes que recebemos já usa os seus próprios produtos. Por esse motivo, decidimos escolher algo que não criasse conflito com os princípios ativos dos produtos que os clientes têm. Desenvolvemos de raiz a nossa própria marca, com o nosso próprio protocolo e os nossos próprios produtos.
Todos os produtos Magic Potion têm na sua composição óleos vegetais de primeira extração, óleos essenciais, não têm parabenos, corantes ou aromas artificias. São hipoalergénicos e são produtos vegan. A embalagem é de vidro miron, vidro esse que protege o seu conteúdo preservando os seus princípios ativos durante mais tempo.
Com a utilização de óleos essenciais, os nossos produtos influenciam também a parte emocional dos clientes e assim trabalhamos com os 3 pilares do ser humano – físico, mental e espiritual. Físico, porque os nossos produtos têm princípios ativos anti-inflamatórios e antioxidantes. Mental, através da aromaterapia e espiritual, com a influência de toda a envolvência de movimentos e aromas.
O Magic Spa nasceu em 2012 na ilha da Madeira, numa altura em que existam apenas nove unidades no país. Atualmente, já conta com 29. Como foi para si acompanhar este significativo crescimento?
Em 2012, o Grupo Pestana criou dois grupos de trabalho para os Spas dos hotéis Pestana. Ficou sob a minha responsabilidade os hotéis da Ilha da Madeira e outro colega ficou responsável pela zona de Lisboa e Algarve. Quando nos disseram em outubro que a marca escolhida tinha sido o Magic Spa acrescentamos a denominação by Pestana.
Ficamos radiantes, a ideia de termos marca própria de produtos foi determinante bem como o feedback dos clientes, ao longo dos 6 meses que operamos. Foi o primeiro momento que acreditamos que estávamos no caminho certo, pois até ali tínhamos insegurança, não sabíamos o que ia ser decidido. Eu sou extremamente competitiva e apesar de ter hesitado, depois de assumir era para vencer.
Assim, entrámos no ano de 2013 com o lançamento dos Magic Spa by Pestana com a marca Magic Potion, nas zonas da Madeira, Algarve, Porto e Lisboa. O crescimento das restantes unidades acabou por ser orgânico e natural.
Os Magic Spa têm sido muito premiados nos Luxury Spa Awards, sendo que um deles, distinguiu o Magic Spa do Pestana Casino Park Hotel como o melhor do Mundo. O que representa para si estas distinções?
Estas distinções foram de uma satisfação enorme para toda a equipa dos Magic Spa, pois é o reconhecimento de todo o nosso trabalho. Eu fiquei muito feliz.
Quando lançámos o nosso projeto, foi com algum receio, pois na altura a utilização de produtos naturais não era reconhecido e nada comum nas grandes marcas hoteleiras, bem como marcas de produtos de cosmética e dermocosmética. Mas porque acreditava que era disruptivo e que ajudava a melhorar a saúde da pele dos nossos clientes, fomos persistentes. Temos consciência que os nossos espaços, apesar de terem muita dignidade, ao lado de determinadas marcas parceiras/concorrentes, as instalações não se equiparam. Concorremos com marcas de renome internacional e termos ganho como melhor do Mundo foi emocionante e muito gratificante.
Quem passa pelos Magic Spa o que pode encontrar nestes centros de bem-estar?
Quem nos visita encontra um menu diversificado de tratamentos de corpo e rosto para todas as pessoas, jovens, adultos, séniores, grávidas, e tratamentos específicos para casos específicos. Tratamentos de corpo, tais como:
Tratamentos de Celulite, firmeza, adelgaçantes, retenção de líquidos, massagens desportivas, relaxamento, rebalance, localizada, head and shoulder, entre outros, pois maior parte dos nossos terapeutas têm curso de Reiki, curso de aromatouch e conseguimos responder aos pedidos nos nossos clientes, bem como tratamentos de rosto. São eles:
Tratamentos acne, pigmentação, rosácea, anti-aging, hidratação facial, e muitos mais.
O nosso grande objetivo é de promover a retenção através de um serviço incrível e superar a expetativa de quem nos visita, elevar as qualidades da marca Magic Spa by Pestana, dando a conhecer a importância dos benefícios que ganhamos na nossa saúde. Desde fazer uma desintoxicação de metais pesados do nosso organismo, ajudar a diminuir as inflamações osteoarticulares, promover bem-estar emocional e como consequência, crescer a receita como um sinónimo de mais clientes satisfeitos e claro contribuir para a notoriedade da marca Pestana. Isto tudo só se consegue com personalização e atenção aos pormenores.
Ao longo dos anos e devido à crescente consciência da população com o seu bem-estar e longevidade, o mercado dos Spas tem feito uma grande evolução para servir todas as necessidades dos seus clientes e nós acompanhamos essa tendência. Aliamos os nossos tratamentos a outras marcas de renome nomeadamente a dōTERRA (óleos essenciais), Wherteimar (produtos de luxo à base de água termal) e a marca mais recente, Sensai, que combina a tecnologia moderna dos cuidados de pele com a força da seda preciosa Koishimaru. Esta última, não tem um conceito tão natural, mas por vezes, e com o passar dos anos, precisamos de um tratamento mais forte na nossa pele e por isso acrescentamos ao nosso menu esta marca de grande prestígio.
Com a crescente preocupação das pessoas com o seu bem-estar e longevidade, como considera o mercado dos spas em geral?
Como mencionei, cada vez mais há uma consciência maior da população da importância da utilização destes serviços e com isso uma maior procura nesta área. Felizmente há uma preocupação grande dos players de mercado de fazerem bem. O que eleva toda a nossa área, o que me deixa muito feliz.
Atualmente, embora já esteja a mudar, o ambiente de spa é considerado um luxo, um presente, um momento de lazer… a verdade é que a massagem é algo terapêutico.
A massagem foi utilizada durante a 2ª guerra mundial por uma enfermeira, por ter percebido que os soldados de guerra tinham esquecido o toque e tinham desaprendido a acarinhar e receber carinho pelos traumas da guerra.
Com o passar dos anos vulgarizou-se o serviço de massagem e passou a ser considerado não como terapêutico, mas sim na componente de estética, que é igualmente importante, mas são aspetos distintos, apesar de ambos serem importantes, pois são complementares. Por isso nós fazemos formação in house e avaliamos os cursos e diplomas dos diferentes terapeutas. É fundamental esta análise e assim permitirmos que cada um use a sua formação como acrescento de valor nos momentos de free style com o cliente, mas em bom rigor tem de cumprir os nossos procedimentos. É determinante para o sucesso da marca. De qualquer marca diria.
No entanto acredito que estamos a virar a página novamente e Spas com o nosso tipo de preocupação são cada vez são mais e assim todos nós elevamos esta área de negócio e todos crescemos. A sensibilização de que todos nós deveríamos ir ao Spa com alguma regularidade, é um grande objetivo comum.
Sendo Diretora Executiva, possui várias esquipas a dependerem de si. Como tem sido para si gerir pessoas?
Confesso que adoro. Eu sou uma pessoa de pessoas para as pessoas, gosto muito de construir, desenvolver e crescer em conjunto com os outros.
A diversidade de cada um é o desafio que gosto de abraçar. Apesar de ser desafiante e de ter a certeza que não é possível em cargos de responsabilidade agradar a todos, tento sempre entender os motivos que levam os outros a serem como são e através dessa compreensão, partilhar com eles os nossos objetivos, conceito, missão sendo sempre muito transparente e com isso haver muita verdade no nosso projeto.
Assim acredito que quem está no projeto está inteiro, como se costuma dizer, “a vestir a camisola.” E são essas pessoas que nós queremos.
E assumindo um cargo com tamanha responsabilidade, como concilia a sua gestão com a vida familiar?
Esta questão é mais desafiante, mas também a mais gratificante. Pois a minha família é o meu maior investimento, tudo o que faço é com eles para eles.
A organização da nossa agenda é uma prioridade nossa (minha e do meu marido).
Somos uma família moderna e grande (temos os meus, os teus e os nossos) é muito bom termos momentos juntos só nossos. Por isso todos os anos temos dois momentos de férias só os 7, atualmente eles têm 12, 16, 18, 18 e 19 anos e é muito bom estarmos a explorar juntos. Seja em Portugal ou no Estrangeiro, em momento de férias de praia ou frio e neve, ou simplesmente conhecer outras cidades e países juntos partilhando entre nós o que nos surpreende nessas culturas.
Durante o tempo de aulas, confesso que tenho momentos que penso que sou insuficiente. Pois com tantos Spas a nível nacional, viajo muito.
No entanto tento equilibrar a minha agenda durante o período de aulas, para que os possa acompanhar e eles sintam que estou sempre cá, para o que precisarem. Também costumo participar com eles nas suas atividades desportivas. Pratiquei taekondo, com o meu filho mais velho, até ele ser cinto negro em 2019 e competia com ele também. Muito divertido eu já com 40 e poucos anos de idade ainda ir aos torneios, com o confinamento acabei por abandoar. Também me inscrevi no Cambridge com eles e a verdade é que eles achavam graça e partilhávamos momentos de alunos muito engraçados. Claro está que conto também com o apoio do meu marido, que juntos conseguimos que nada lhes falte.
Quando estou no trabalho estou 100% focada. Quando estou com a família, estou disponível para eles. O fato de ser desportista, penso que ajuda. Agora, organizamos sempre férias com atividades desportivas, que nos ajuda a manter unidos. Todos os anos vamos para a neve e fazemos os percursos juntos, fazemos sempre uma viagem cultural com todos e por enquanto tem sido muito giro, todos gostamos.
Eu e o meu marido também organizamos o nosso momento a dois, fazemos sempre uma viagem só nós, por vezes coincide com a entrega dos prémios do Spa. Jantamos muitas vezes só nós os dois e almoçamos juntos durante a semana. E assim vamos equilibrando.
Fazemos questão de marcar na agenda estes momentos, para que quando alguém nos desafia para algo, não adiarmos o nosso momento.
Que conselho daria para alguém que, como a Catarina, pretenda mudar de rumo profissional e assumir novos desafios?
São vários os conselhos ou sugestões, se me permitirem. O primeiro é respeitarem-se sempre, o respeito implica acreditarem em Si e no Seu potencial. Se isso acontecer, podemos sempre mudar de rumo e vamos sempre ter sucesso. Confiança é um pilar para o sucesso.
O segundo é, serem persistentes nas conquistas, nada se adquire sem esforço, haverão sempre desafios, mas a satisfação de os superarmos é sempre muito compensadora.
O terceiro e trazendo a minha situação, é que, apesar de por vezes pensarmos que o que se apresenta, nada tem haver connosco, se está a surgir é porque se calhar tem.
Pensem sempre no propósito final e assim deem-se a oportunidade de arriscar.
O meu propósito de vida é ajudar física e emocionalmente o outro e nos Spas eu também faço isso, foi algo que quando me fizeram o convite eu não percebi e hoje sou totalmente realizada nesta área.
Por fim, se o negócio pretendido tiver um benefício para o todo, tem o sucesso garantido. O meu conselho é procurem sempre, também, o benefício do outro, pois essa responsabilidade permite-nos analisar de fora e ter uma gestão mais equilibrada.
Emocional e racional.
Renovando o seu plano no F Club, o que é que conseguiu conquistar com o clube?
A forma como o F Club está organizado, pela Fátima Magalhães e a sua equipa, permite um crescimento constante a nível pessoal e profissional. Todos os eventos são pensados e estruturados de modo que quem participa usufrua de um almoço muito agradável, uma experiência diferente cheia de requinte e de pessoas maravilhosas, com as quais temos oportunidade de nos conhecermos melhor. Todas nós somos consumidoras de tudo o que nos rodeia, e é muito mais gratificante quando o fazemos com pessoas que apreciamos.
No F Club conheci mulheres fascinantes, todas elas empresárias de sucesso, de áreas diferentes, outras de áreas similares, mas todas com o seu cunho pessoal. Neste convívio e partilha aprendemos muito e encontramos sinergias também para os nossos negócios. Fiz algumas parcerias que correram muito bem, onde ganhei clientes e visibilidade, por isso faz todo o sentido renovar.