Inspirada no café, The Macallan apresenta a segunda edição Harmony Collection

Depois do lançamento de sucesso da edição Rich Cacao em 2021, The Macallan apresenta agora Harmony Collection Intense Arabica, inspirada nos grãos de café etíopes.

Numa celebração do mundo do café, tão adorado pela maioria das pessoas, esta é mais uma edição limitada de lançamento anual impulsionada pela curiosidade inerente da marca e da sua mentalidade inovadora e criativa. Depois de The Macallan Rich Cacao, a marca de whisky escocês mais valiosa do mundo apresenta a edição Harmony Collection Intense Arabica, cuja embalagem foi criada com materiais reaproveitados e reciclados, incluindo cascas de grãos de café.

Steven Bremner, The Macallan Whisky Maker, foi quem desenvolveu esta edição limitada, de sabor intenso, que se harmoniza perfeitamente com café. Ao mergulhar na arte do café, explorou o processo incrível de produção, que começa nos campos onde são cultivados os grãos de café, até chegar à chávena de café expresso do nosso dia a dia, aprendendo o processo único e os perfis de sabores distintos em cada etapa. Bremner encontrou o conhecimento que procurava junto de diversos especialistas da área, que lhe transmitiram o necessário para tornar esta edição intensamente rica no palato. Desde aprofundar conhecimentos com o produtor de café etíope Kenean Asefa Dukamo; com a torrefatora de café escocesa Lisa Lawson, pioneira em cafés únicos; com a premiada barista americana Andrea Allen, conhecida por criar experiências incríveis aos amantes desta iguaria; com o coffee artist do Reino Unido Dhan Tamang, que partilhou os seus conhecimentos sobre a arte de servir o café perfeito no que toca às suas perceções sensoriais; e por fim, teve ainda o privilégio de trabalhar com um historiador, o professor Jonathan Morris, que lhe forneceu informações vastas sobre a história do café e de como este se tornou um elemento fundamental nos dias de hoje.

“Explorar o mundo do café com os mestres da indústria, que partilharam de forma generosa o seu conhecimento, criatividade e amor por esta arte, foi não só uma aprendizagem como também uma inspiração. Existem muitos paralelos entre a criação de um whisky e de café. Cada um requer habilidades únicas para produzir um perfil de sabor profundo e complexo, e ambos visam oferecer uma extraordinária experiência de consumo”, afirma Steven Bremner. “Para criar a segunda edição The Macallan Harmony Collection – Intense Arabica, procurei notas intensas através do estágio do whisky nas tradicionais barricas de carvalho europeu, onde estagiou previamente vinho xerez seco, que são a assinatura dos whiskies The Macallan, que oferecem elementos ricos de café, com a influência das barricas de carvalho americano (também previamente utilizadas para xerez), que trazem notas abaunilhadas, mais doces e suaves, para uma experiência equilibrada e arredondada”, acrescenta.

A Harmony Collection foi lançada no final de 2021 com a edição Rich Cacao, onde foram incorporadas cascas das vagens de cacau no packaging e oferecia um distintivo perfil de chocolate. Agora, inspirada pelo café e pelo seu método natural de fabrico, a edição Intense Arabica é apresentada numa caixa artesanal, que incorpora a casca reaproveitada do grão de café, subproduto do processo de fabrico do café. A cor vermelha marcante na embalagem reflete a fruta do café, proveniente do arbusto cafeeiro.

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados