Piaget apresenta o segundo capítulo da coleção de alta joalharia Solstice

Anterior
Next

Inspirado na noite mais excecional do ano, a coleção Solstice é uma festa de alegria partilhada, extravagância e beleza pura. Depois do primeiro capítulo, inspirado na volúpia e fluidez dos vestidos de haute couture, a coleção Solstice leva esta preciosa mistura de prazer e artesanato ainda mais além. A segunda parcela Solstice é precisamente sobre o riso e as longas conversas sob a Lua cintilante. No exterior, a noite caiu finalmente. No interior, iluminada pelas estrelas e pela Lua resplandecente no céu, as luzes enviam uma infinidade de centelhas sobre a multidão feliz. Um fluxo de energia viaja através dos copos de cocktails e das cores vivas dos relógios únicos e das peças de joalharia que os mesmos inspiram.

Grandes, de aspeto surpreendente, os anéis foram usados por mulheres americanas na década de 1920, que lhes deram o nome de anéis cocktail. Em 2009, fiel ao seu amor pelos desafios técnicos, a Piaget decidiu adotar literalmente a ideia e criou uma linha completa de joias inspirada no mundo criativo e infinito da mixologia. O resultado são peças divertidas, coloridas e originais, evocativas dos cocktails mais inventivos. Intricados, luminosos e trabalhados até à perfeição, todos os anéis cocktail da coleção Solstice exibem a perícia inconfundível da Piaget em gemologia e ourivesaria.

Para reproduzir o volume, cores e texturas dos ingredientes dos cocktails, as oficinas da Piaget e os seus fiéis artesãos trabalharam durante horas, superando os limites da sua excelência para criar peças raras. Em todo o mundo, os gemologistas procuraram pedras perfeitas, as que pudessem representar romãs (safiras cor-de-rosa), folhas de hortelã (esmeraldas), açúcar em pó (diamantes montados em pavimento), cubos de gelo (diamantes em bruto) ou fatias de lima (crisólita esculpida). É então que o savoir-faire da Piaget em alta-joalharia entra em campo, unindo estas gemas com extrema precisão e unicidade. As fatias de fruta foram esculpidas à mão por mestres em glíptica e foi necessária uma precisão suprema para ajustar perfeitamente os diamantes e a folha de metal que cobre os frutos. Nos anéis, decorações delicadas abrem-se para libertar a gema central que pode, assim, ser usada como um solitário, provando mais uma vez a mestria da Piaget em criatividade e capacidade de transformação.

Combinando a perfeita ludicidade e elegância tranquila de uma bebida icónica, e inspirado no calor e riqueza das cores de um licor castanho-escuro, o colar Audacious Savor combina diamantes excecionais, naturalmente castanhos, com granadas spessartite e diamantes brilhantes. Porque a Maison gosta de bebidas com gelo, as estruturas de ouro de forma quadrada, engastadas com diamantes, lembram a forma dos cubos de gelo no interior de um copo.

Na Piaget, a perícia artesanal e excelência ressoam tanto no universo da joalharia como no da relojoaria. Em colaboração com os melhores artistas e Maîtres d’Art, as oficinas Piaget concebem anéis, brincos, colares e relógios como obras de arte. Artistas corajosos e intrépidos, lançadores de tendência visionários, aventureiros de beleza… os Maîtres d’Art são a encarnação perfeita dos valores caros à Piaget.

Com o seu mostrador intricado, evocador do interior de um copo de cocktail, o relógio Joyful Sharing ilustra o nível de mestria alcançado pela colaboração com estes artistas e criadores únicos. É o resultado de uma colaboração com a mais importante perita em esmaltagem do mundo, Anita Porchet, e com o mestre gravador holandês Dick Steenman. Num leito de madrepérola esculpida, Dick Steenham gravou as pedras para criar fatias divertidas e cintilantes de lima e folhas de hortelã-pimenta. Anita Porchet, em seguida, cobriu os elementos previamente gravados com folhas de hortelã e cubos de gelo criados com uma paleta de esmaltes translúcidos, para um resultado realista. Obedecendo à restrição de espessura do mostrador, cada esmalte ou elemento glíptico teve de ser ajustado individualmente para ser integrado à altura certa. O resultado é um festim primoroso de artesanato, fruto da colaboração fantástica de Maîtres d’Art famosos com a perícia relojoeira exclusiva da Piaget.

A competência incrível de Anita Porchet, colaboradora da Piaget desde 2006, destaca-se novamente noutro mostrador criativo: o relógio Festive Sharing. Esta criação revela um misto de técnicas preciosas: esmalte champlevé, esmalte pailloné e alguns detalhes em miniatura.

Porque a criatividade não tem limites (e colaborar é uma paixão), o relógio Gleaming Savor obtém o seu visual excecional de taça de cristal graças à mestria da arte manual de Rose Saneuil, especialista em marchetaria que trabalha com uma grande variedade de materiais. Utilizando a técnica de “elemento após elemento”, ela desenvolve uma associação surpreendente de palhinha com madeira de plátano e élitro nesta peça única de relojoaria. Embora o mostrador seja plano, consegue criar um efeito de volume utilizando a reflexão da luz em cada um dos materiais que o compõem. Esta obra-prima de marchetaria em miniatura possui 177 peças. Outro elemento fantástico – os diamantes talhados em baguette estão engastados em sentido invertido na luneta, conferindo à peça um toque adicional de arrojo. A soma de tudo isto faz do relógio Gleaming Savor uma verdadeira obra de arte, algo que encanta numa noite espantosa de solstício.

Com o seu novo capítulo Solstice, um cocktail na mão e a exaltação infinita de uma noite estrelada, a Piaget deseja que esta noite nunca termine…

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados