“The Anatomy of Beauty”: Uma exposição de relógios Vacheron Constantin

Anterior
Next

Através de uma seleção de doze peças de sua coleção particular, desde o século XIX até aos nossos dias, a Vacheron Constantin apresenta a exposição “The Anatomy of Beauty”, que ilustra uma arte relojoeira na qual o cuidado com os detalhes é uma segunda natureza.

A exposição, patente ao público até 11 de janeiro na boutique Vacheron Constantin da Avenida da Liberdade, oferece uma oportunidade para apreciar a conjugação harmoniosa entre as artes decorativas e as técnicas de relojoaria numa exposição de relógios da Vacheron Constantin única.

A inauguração da exposição aconteceu quando, simultaneamente, se inaugurou também o VIP Lounge da Boutique de Lisboa, que, depois da abertura da boutique, vem oferecer aos clientes e potenciais clientes da Vacheron Constantin um espaço mais intimista, reservado, onde podem ser recebidos com todo o conforto, beneficiando de uma experiência plena no universo da Maison.

Voltando à exposição, sem o perfeito domínio técnico, a relojoaria não cumpriria a sua função primordial com toda a confiabilidade e engenho necessários. No entanto, também sem a criatividade dos artesãos, provavelmente nunca teria ultrapassado os limites das ciências mecânicas. E é precisamente esse encontro entre as artes decorativas e o conhecimento puramente relojoeiro que tornou a cronometragem uma atividade separada, bem como um campo de especialização exclusivo da Vacheron Constantin.

Desde as suas origens, a Maison distinguiu-se com peças relojoeiras em que o sentido da beleza se expressa através de uma anatomia cuja estética só é igualada pela sua perfeita disposição técnica. Esta exposição, bem a propósito intitulada “The Anatomy of Beauty”, refaz esses elos inseparáveis que sempre caracterizaram a abordagem da Vacheron Constantin à relojoaria.

O advento do século XX testemunhou uma grande transformação na relojoaria. Já aparecendo nos pulsos femininos como relógios de joalharia, os relógios de pulso aos poucos foram suplantando os modelos de bolso para se difundir e democratizar como um instrumento indispensável no dia a dia. Em outras palavras, ao se tornar visível para todos e até claramente ostentoso, o relógio ganhou uma nova carga emocional como campo de expressão criativa. Já conhecida pela qualidade impecável de seus calibres simples ou complicados, a Vacheron Constantin iniciou a partir de então uma tradição de inovação contínua na arquitetura de seus relógios de “forma” especial e respetivo embelezamento. O artesanato artístico ocupa um lugar de destaque, com uma vasta gama de estilos possibilitados pelas técnicas de guilloché, esmaltação, pintura em miniatura, cravação, lacagem, vazado, etc. como o mais completo domínio técnico no campo da relojoaria mecânica, que constituem a própria essência da Maison.

É precisamente este sentimento de beleza que a Vacheron Constantin deseja destacar com esta exposição dedicada à aliança entre as artes decorativas e as técnicas de relojoaria. Os relógios da herança da Maison abrangem mais de 200 anos de criações e excelência técnica. Uma história que viu a Vacheron Constantin perpetuar e renovar constantemente a sua visão artística desde a sua fundação em 1755.

Com “The Anatomy of Beauty”, ao reunir uma seleção de doze relógios do seu espólio privado, a Maison destaca os vínculos inseparáveis entre a maestria relojoeira e as artes decorativas que caracterizam as suas criações. Ao longo dos tempos e desde a sua fundação, a Vacheron Constantin sempre se destacou pela qualidade impecável dos seus mecanismos de ponta, combinados com a inventividade da sua habilidade. Juntos, constituem uma anatomia da beleza em que cada detalhe é de extrema importância.

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

F Luxury associa-se à 1ª edição do Golf Concept Trophy 2023

Encontram-se já abertas as inscrições para o Golf Concept Trophy, que vai realizar a sua primeira edição este ano, e que tem como prémio uma experiência premium naquele que é um dos quatro maiores torneios mundiais do golfe profissional.