2022 está a acabar… e o fim do ano leva-nos, necessariamente, a um balanço sobre o estado atual de onde nos encontramos: o que fizemos, o que queríamos ter feito e para onde queremos ir. No meu caso, penso no que correu bem e menos bem. Avalio se tomei as melhores decisões, quer para os meus projetos quer para mim própria. De facto, é chegada a altura de fazermos o balanço do ano e levar connosco todo a experiência e aprendizagem para os próximos 365 dias.
Assim, ao estabelecermos objetivos e olharmos para o futuro, é sempre bom fazer a retrospetiva do que passou, pelo que partilho os momentos que mais nos marcaram no trajeto do F Club.
Começámos os eventos do F Club em março, um pouco mais tarde devido às restrições da pandemia que ainda se faziam sentir, num ambiente convidativo e soalheiro no restaurante Villa Atlântico, do Intercontinental Cascais-Estoril. Com uma vista deslumbrante como cenário, novas ligações e contactos puderam estabelecer-se entre as mais de cinquenta mulheres empresárias, neste primeiro almoço que contou com Cláudia Perdigão como oradora convidada e responsável pela decoração do evento. A Quinta do Brejinho da Costa associou-se com os seus vinhos e a Utopia Jewels foi a marca parceira.
Em maio, o novo Allora, restaurante do Epic Sana Marquês, em Lisboa, fechou exclusivamente para o F Club, que voltou a receber mais de cinquenta mulheres empresárias. Sandra Tavares da Silva foi a oradora convidada nesta ocasião, e os seus vinhos acompanharam o almoço. Annamaria Cammilli, pela mão da Espiral Relojoaria, foi a marca de joias que assinalou a parceria oficial.
Na data em que se comemora o Dia Mundial da Alegria, em julho, o F Club realizou o seu almoço no exclusivo Estoril Mandarim. Micaela Oliveira foi a oradora convidada, tendo relembrado às presentes o seu percurso profissional. K di Kuore, apresentada por Cláudia Girão Almeida e também com o cunho da Espiral Relojoaria, foi a marca parceira principal.
O evento de setembro foi realizado num registo diferente do habitual, não se tratando de um almoço. Para a rentrée, o F Club empreendeu no Eleven um formato de empreendedorismo distinto e mais descontraído, com um dînatoire sunset, ao som de música apropriada ao evento, para o qual as convidadas presentes puderam levar acompanhantes, o que veio enriquecer ainda mais a ocasião. O mesmo decorreu tão bem que ficou a certeza de que esta fórmula irá repetir-se nos eventos futuros de setembro.
Chegados ao mês de novembro, foi altura de comemorar o 2.º aniversário do F Club, tendo o The One – Palácio da Anunciada sido palco deste novo evento. Com a Vacheron Constantin como marca parceira principal, foi a vez de Manuela Saldanha, oradora convidada, apresentar a sua histórica Loja das Meias com um discurso altamente inspirador e motivador. Num ambiente mais festivo do que o normal, os parabéns ficaram devidamente assinalados.
O ano terminou em modo natalício, quando o F Club realizou um Jantar de Natal no exclusivo JNcQUOI Club, que contou com uma participação especial de Cuca Roseta. Membros e convidadas puderam desfrutar de momentos especiais, com os seus acompanhantes, numa noite que se tornou memorável.
Todos estes eventos do F Club ficaram devidamente registados, quer em notícias no nosso website quer no nosso canal de Youtube, F Luxury TV.
Foram também muitas as marcas de beleza, bem como outras, que se associaram ao longo do ano e às quais estamos gratos, mas esta reflexão de 2022 não poderia resultar num rol, pois, felizmente, foram muitas. A todas, estamos eternamente gratos!
Além disso, a revista à qual o F Club está interligado lançou quatro edições em 2022, que incluem todas as reportagens dos nossos almoços, bem como algumas entrevistas de membros que adotaram os nossos planos. Foi um ano com quatro capas de destaque na F Luxury: Júlia Palha, as gémeas Inês e Joana Aguiar, Micaela Oliveira e, a finalizar, Angie Costa e Miguel Coimbra.
Quero aproveitar o encerramento de mais um ano para adotar um olhar renovado sobre aquilo que está por vir. Desejo a todas, membros, convidadas e amigas do F Club, que o novo ciclo que se vai iniciar em 2023 seja repleto de luz e sorrisos, e que não nos faltem desafios que nos levem ao crescimento, quer como profissionais quer como pessoas. O dia 1 de janeiro será a primeira folha em branco de uma jornada extraordinária que vai ser escrita em 365 páginas. Feliz e próspero 2023!