The Best Formula 1 Driving Experiences

Mónaco
Hertfordshire, Reino Unido
Correzzana, Italia
Circuito Barcelona, Catalunya Espanha
Autodromo Internacional do Algarve
Autodromo do Dubai
Anterior
Next

Realize o sonho da sua vida e seja piloto de Fórmula 1 por um dia. Para quem gosta mesmo de velocidade, a emoção de estar ao volante de um carro de Fórmula 1 não tem igual. O rugido dos motores, um carro cheio de aerodinâmica, tudo ao redor a passar em segundos – conduzir um carro de F1 é uma experiência imperdível. Do Dubai ao sul de França, passando pelo Algarve, apresentamos a seguir algumas das experiências mais interessantes de circuitos famosos onde pode ter uma emocionante experiência de Fórmula 1.

Autódromo Internacional do Algarve, Portugal

Muitos se perguntam: mas é mesmo possível conduzir um carro de F1 sem realmente ser-se um piloto de F1? Claro que sim. O Autódromo Internacional do Algarve, por exemplo, oferece-lhe a possibilidade de juntar-se ao limitado grupo que poderá ter esta fantástica oportunidade. Uma equipa muito experiente composta por pilotos profissionais ajuda-o a atingir o patamar mais elevado do desporto automóvel. Num programa estruturado, todos os participantes receberão formação teórica, para de seguida testarem diferentes viaturas em pista e terminarem dentro do cockpit mais desejado do mundo. De forma a tirar o melhor partido desta experiência de condução, quem se aventurar irá receber conselhos de um ou mais instrutores da AIA Racing School. Sendo um dos melhores e mais modernos circuitos do mundo, o Autódromo Internacional do Algarve oferece 32 diferentes configurações de pista, com perímetros de 3.465m (mais curto) a 4.684m (versão Fórmula 1) e está homologado pela FIA e pela FIM para receber competições auto e moto, ao mais alto nível.

 

Circuito Barcelona-Catalunya, Espanha

Realize o sonho ao assumir o volante de um autêntico F1 de 650cv (Benetton B198, Prost AP 04, Williams FW21) no circuito Barcelona-Catalunya em Montmeló (Espanha) e aproveite os seus 4,7km de pista. Esta é a forma ideal para obter para sempre uma lembrança indelével do dia de experiência de condução F1 Williams FW33, pois o circuito de Barcelona é um mito para os entusiastas, dado ser a sede do Grande Prémio da Espanha de Fórmula 1. Aqui, aprende-se a conduzir um Fórmula 1 que permite atingir os 300 km/h, experimentando sensações extraordinárias. Pelo valor, recebe-se duas sessões de instrução de 20 minutos num veículo de Fórmula 3 antes de trocar por um carro de F1 sem limite de velocidade. E no final, há mesmo um cocktail de champanhe. A desvantagem de toda essa diversão é que a experiência é muito elevada, mas também é uma das melhores de condução.

Mónaco

Os fãs de F1 sabem que o Circuito de Mónaco é uma das pistas de corrida mais bonitas do mundo. É, de facto, espetacular não só porque parte dela corre paralela ao porto onde se encontram atracados iates de luxo, mas também porque é basicamente um circuito de rua, o que significa que se trata de uma estrada de uso diário. A Ultimate Driving Tours oferece uma experiência única para quem visita o Mónaco para a corrida do Grande Prémio. Num circuito privado no sul de França, os interessados podem pilotar antigos carros de F1 antes do início do Grande Prémio de Mónaco. Os carros são da equipa Prost da temporada 2002 e são movidos por um motor V8 Cosworth de 650 cv, sendo poderosos, bonitos e muito rápidos. Toda a experiência leva um dia inteiro a ser vivida, durante a qual os pilotos podem fazer dezasseis voltas num carro de F4 e seis voltas num carro de F1. Também é realizada uma visita guiada às instalações e circuito, incluindo duas voltas de observação. Ao longo do dia, recebe-se orientação profissional e também há uma cerimónia de entrega de prémios.

 

Hertfordshire, Reino Unido

Esta experiência chama-se Jordan F1 Driving Experience e é proporcionada pela TrackDays. Para tal, deve-se dirigir ao Aeródromo de Bovingdon, em Hertfordshire, Inglaterra, para conduzir um carro Jordan EJ12 Grand Prix que foi anteriormente pilotado por Giancarlo Fisichella e Takuma Sato na temporada de 2002 e que possui um motor de 600cv e entrega uma velocidade máxima de cerca de 161 km/h. Porém, antes de colocar as mãos no carro de F1, os novos pilotos terão de passar por um programa completo de briefing e treino. Isso inclui orientações sobre como aplicar corretamente o acelerador e os travões, além de conselhos de segurança. Quando o briefing terminar, seguem-se catorze voltas de treino no Circuito de Drift de Memphis, incluindo quatro voltas de demonstração conduzidas por instrutor. Tal é seguido por mais voltas de treino, incluindo um passeio de 30 voltas no monolugar F1000 com um treinador num pace car. Por último, há depois 30 voltas no Jordan F1 ao redor do circuito Bomber B-17. A experiência leva cerca de cinco horas para ser concluída.

Correzzana, Itália

A Puresport Racing School está localizada em Correzzana, Itália, e oferece uma das melhores experiências de pilotagem de Fórmula 1 do mundo no seu programa VIP. Em vez de apenas um, os entusiastas podem escolher qualquer vários locais de corrida Puresport oferecidos – Monza, Imola e Mugello, em Itália, ou até o Red Bull Ring, na Áustria. Cada um desses circuitos está entre as pistas de corrida mais famosas do mundo na história. Antes da experiência de condução real em pista, os pilotos podem desfrutar do máximo conforto e luxo oferecido pela Puresport. Estes incluem estadia em hotel cinco estrelas próximo ao autódromo e traslado de helicóptero do hotel para o circuito. Há também open bar e almoço leve, simulador de condução (no Autódromo de Monza) e espumante no final da experiência. Também inclui vestuário técnico e técnicos especializados para completar a sensação de prazer de condução de um carro de F1. Assim, sob a Fórmula 1 Advanced Experience, os pilotos podem primeiro fazer dez voltas num Fórmula 3 F302, seguidas por outras dez num Fórmula 3 F308. Depois, sim, vêm as dez voltas tão ansiadas no carro da Fórmula 1 Arrows.

Autódromo do Dubai

Que tal canalizar o seu Lewis Hamilton e Michael Schumacher interior ao testar as suas habilidades na pista do Dubai? Tal é possível ao conduzir um carro F1 Jaguar 2000 R1 de 550cv no famoso circuito Autódromo do Dubai. O carro foi usado pela equipa Jaguar na temporada de 2000. A outra opção é conduzir um F1 Arrows de 2002. Ambos os carros garantem aos pilotos a pura adrenalina experimentada pelos verdadeiros pilotos de F1. Além disso, o Autódromo de Dubai é uma maravilha da engenharia. Portanto, conduzir dentro deste autódromo é uma experiência que não tem paralelo em nenhum lugar do mundo. Os carros são ajustados para dar aos pilotos a sensação exata da emoção como a dos pilotos de F1 Heinz-Harald Frentzen e Eddie Irvine, que conduziram essas máquinas. A experiência começa com um briefing de segurança sobre o circuito e técnicas de condução. Na pista, uma rodada de familiarização de duas voltas é realizada num BMW 330i. Seguem-se dez minutos de condução num Radical Sportscar para uma experiência de condução ainda mais perfeita. Finalmente, vem a experiência real de quatro voltas no F1 Jaguar 2000 ou F1 Arrows 2002, seguida de um debriefing e apresentação de certificados.

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados