Rolls-Royce apresenta Spectre, o seu primeiro carro totalmente elétrico

abertura-rolls-royce-spectre-luxury-electric-coupe-design_dezeen_2364_hero
rolls-royce-spectre-luxury-electric-coupe-design_dezeen_2364_col_38
rolls-royce-spectre-luxury-electric-coupe-design_dezeen_2364_col_41
rolls-royce-spectre-luxury-electric-coupe-design_dezeen_2364_col_39
previous arrow
next arrow

A Rolls-Royce apresentou o seu primeiro carro totalmente elétrico, o coupé Spectre, dado que a marca de luxo promete ser totalmente elétrica até 2030. De acordo com a Rolls-Royce, o Spectre é seu primeiro carro a ser concebido e projetado desde o início como um veículo elétrico, garantindo a marca que a sua tecnologia elétrica atingiu o estágio em que é poderosa o suficiente para os seus veículos de luxo.

O CEO da Rolls-Royce, Torsten Müller-Ötvös, descreveu o novo coupé de duas portas como sendo “o produto mais perfeito que a Rolls-Royce já produziu”. “O Spectre possui todas as qualidades que garantiram a lenda da Rolls-Royce”, afirma Müller-Ötvös. “Está perfeitamente em sintonia com as sensibilidades do nosso tempo. Ele indica a direção para o futuro da nossa marca e responde perfeitamente à demanda dos indivíduos mais exigentes do mundo para elevar a experiência do carro elétrico.”

Com lançamento previsto a partir do quarto trimestre de 2023, o Spectre é considerado um sucessor “espiritual” do atual coupé Phantom da Rolls-Royce, particularmente nas suas “proporções indulgentes” e no layout dos faróis. O seu exterior é parcialmente inspirado em iates modernos, cujas linhas e formas afiladas vêm adicionar uma sensação de movimento fluido quando o carro está na estrada. Este design torna o Spectre o carro mais aerodinâmico de todos os tempos, com um coeficiente de arrasto de 0,25cd, que é o mais baixo para carros e significa que usará uma quantidade mínima de energia para empurrar o ar.

Tal é auxiliado pelo design fastback aerodinâmico do carro, o que significa que ele possui uma única inclinação do teto até a cauda. O painel da carroceria que compõe a parte traseira do veículo é o maior da Rolls-Royce, proporcionando uma superfície perfeita que contribui para o baixo arrasto. Inclusive a estatueta Spirit of Ecstasy da marca, que fica sempre na frente do veículo, também foi aprimorada ao longo de 830 horas de modelagem e testes para torná-la mais aerodinâmica.

Outras características que dão ao Spectre uma aparência distinta incluem a sua proeminente grelha frontal, que será suavemente iluminada após o anoitecer para dar ao carro uma “assinatura noturna sutil e tridimensional”. É delimitado por faróis, que são recuados em estruturas cromadas escurecidas “semelhantes a caixas de joias”, bem como luzes diurnas mais sutis.

O design do interior é focado em superfícies iluminadas que se inspiram no céu noturno. As opções incluem as Starlight Doors da Rolls-Royce, que incorporam 5.876 “estrelas” suavemente iluminadas. As funções do carro são geridas através de um painel digital que a Rolls-Royce chama de Spirit, enquanto um aplicativo chamado Whispers permite que os condutores interajam remotamente com o carro.

Spectre é construído sob uma arquitetura de estrutura espacial totalmente em alumínio que a Rolls-Royce desenvolveu pela primeira vez para o seu Phantom de 2003 e desde então tem vindo a aperfeiçoá-lo para a era elétrica. A marca refere que os números finais de potência, aceleração e alcance ainda estão a ser refinados, bem como afirma que algumas das características definidoras dos seus carros – como “torque instantâneo, funcionamento silencioso e a sensação de uma marcha impercetível” – são elementos que serão aprimorados pela tecnologia elétrica.

A Rolls-Royce é uma subsidiária integral do BMW Group desde 2003 e está sediada na Goodwood Estate em West Sussex, Inglaterra.

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados