Motivada por uma primeira experiência, Patrícia Maria de Botton abraçou o desafio no Outubro Rosa e criou a marca do seu novo movimento I AM PINK PORTUGAL.
No dia 23 de Outubro, este evento inaugural beneficente uniu-se à Casa da Guia e partilhou com o público pela primeira vez, o seu Open Day. Uma iniciativa que contou com a participação de trinta e três parceiros que doaram produtos e serviços na totalidade para reverter fundos para as duas entidades escolhidas: a Glooma, uma start up que atua na área da prevenção do cancro da mama e que tem como objetivo detetar o mesmo na sua fase mais precoce; a utilização deste donativo irá contribuir para a finalização dos testes clínicos em Hospitais e produzir as primeiras unidades de teste para mulheres; e a Evita (Associação de Apoio a Portadores de Alterações nos Genes Relacionados com Cancro Hereditário), associação que tem como missão melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e famílias afetadas pelo cancro hereditário.
O movimento I AM PINK PORTUGAL nesta sua primeira iniciativa, que contou com diversas parcerias como F Luxury Magazine, Patzi Creative Design, Cláudia Perdigão Designer e a Casa da Guia Cascais, conseguiu ultrapassar o valor de 3000 euros que foram doados na totalidade para as entidades mencionadas.
Motivado por este bom resultado, o I AM PINK PORTUGAL irá continuar a organizar eventos futuros que permitam beneficiar outras entidades carentes deste tipo de apoio.
“É gratificante perceber que existam pessoas de coração grande, capazes de não medirem esforços e praticarem a caridade verdadeira, por isso sinto-me feliz com este novo propósito, ao estar recuperar e a poder ajudar a causa”, afirma Patrícia Maria de Botton
Patrícia é, na sua essência, uma artista. Formou-se em Design de Moda nos anos 90 pela escola de Arte e Design de Lisboa –IADE, onde desenvolveu a sua especial vocação pela criação de acessórios de Moda. Mais tarde, a sua marca Patzi Creative Design nasceu em 2011 dando forma às suas primeiras ideias e reflexões em acessórios de moda e bijutarias de gama alta. Atualmente, a Patzi Creative Design direcionou-se para a “joalharia de autor” com o lançamento da sua “Dressmaker Collection”, uma fusão expressiva entre as artes da joalharia e da alta-costura, celebrando o passado, iluminando o presente e costurando o início de um futuro promissor.
Passado um ano de pandemia, Patrícia Maria de Botton foi diagnosticada com um carcinoma da mama. Depois de ter sido submetida ao tratamento oncológico, já em 2022, decide comemorar o seu 54º aniversário com um chá beneficente privado onde se procedeu a angariação de fundos que foram entregues ao projeto Mama Help, do Porto. Esta primeira experiência beneficente levou a que Patrícia Maria decidisse criar o movimento I AM PINK PORTUGAL.