A moda dos anos 20 com Peaky Blinders

SriePeakyBlinders4
SriePeakyBlinders3
SriePeakyBlinders1
SriePeakyBlinders2
peaky-blinders-ABERTURA
previous arrow
next arrow

Peaky Blinders trata-se de uma série britânica que acontece no início da década de 1920, cujo tema central mistura ficção e realidade, e conta a história de uma família de gangsters, a família Shelby, que capta a atenção do público não só pelo enredo da série, como também pela forma extremamente elegante de se vestir. Os looks dos Shelbys são uma das maiores atrações da série.

Um dos primeiros destaques da moda masculina dos anos 20 que podemos observar na série são os fatos completos, sendo um dos principais motivos a influência dos estilos da Era Vitoriana e Eduardiana. Os fatos tinham um design com vários bolsos (até externos) e cintos. Eram também compostos por calças justas com cintura alta e bainha afunilada a terminar ligeiramente acima do tornozelo. O blazer tinha ombros estreitos, corte reto, e as abas podiam ser peaked (que possui um bico) ou notched (recorte triangular). Além do blazer, era comum vestirem um colete com 5 ou 6 botões, mantendo a cor do fato.

As calças da década de 1920 tinham a cintura alta, eram mais largas e usadas com suspensórios ao invés de cintos.

Diante dos nossos olhos contemporâneos, o mais notório nas camisas em Peaky Blinders é o uso de golas brancas, redondas e destacáveis. O colarinho redondo era o principal dos anos 20.

O uso de trench coat é muito recorrente na série devido ao clima local. O sobretudo icónico de Thomas Shelby era de estilo eduardiano, com gola de veludo preto, abas com bico moderadas e cintura justa. Não podemos deixar de evidenciar o uso habitual de boinas, que indubitavelmente elevam a elegância. A maior parte das personagens de Peaky Blinders usava boinas e as suas cores variavam nos tons cinza (médio a escuro) ou castanho a verde, em texturas de tweed bem como os fatos.

E os coletes? A sua versatilidade pode ser vista até nos dias de hoje. Na série, o colete vestido com o fato é curto porque a cintura das calças era significativamente mais alta. O elemento final de um código de traje de Peaky Blinders está nos pés. Os senhores da classe trabalhadora usavam botas com cadarço, produzidas em couro preto ou castanho, com sola grossa. No entanto, os pertencentes da família Shelby não eram trabalhadores comuns, pelo que usavam botas elegantes, calçadas para negócios ou lazer e tinham um design semelhante às dos trabalhadores, mas com uma sola mais fina e uma ponta mais alongada.

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Micaela Oliveira

Veja a produção da designer de moda Micaela Oliveira, capa da edição #30