Angella Lemos – “Podemos viver todos os dias na nossa melhor versão”

Angella Lemos é uma empresária que foi chefe de enfermagem do setor de Geriatria no Hospital Oncológico do Rio de Janeiro, mas hoje, além de ser dermopigmentadora (PMU artist), especializada na dermopigmentação paramédica e estética, é formadora de diversas formações profissionais na área da estética e gere a sua própria clínica: WeCare4You.

Fomos conhecer um pouco melhor o percurso desta luso-brasileira que escolheu Portugal para dar continuidade ao seu lema de vida: melhorar a qualidade de vida e a confiança dos homens e das mulheres.

De que forma a sua formação no mundo das artes e uma década ao serviço da enfermagem a prepararam para o seu percurso de vida?

Primeiro, para aqueles que acreditam em signos, não tinha como fugir ao meu destino de artista. Nasci a 1 de março de 1978, o que faz com que seja do signo Peixes, signo muito ligado à parte artística, como desenho, dramaturgia, dança, etc. Aos 9 anos, na minha cidade, Oeiras, no estado do Piauí, Brasil, ganhei o meu primeiro prémio em pintura, mais especificamente pintura de aguarela, no qual comecei logo por ganhar o meu primeiro dinheiro através da arte. Embora não tenha seguido pintura, esta arte está hoje muito presente naquilo que faço profissionalmente.

Mais tarde, apaixonei-me pela representação, o que fez com que, aos 15 anos, começasse a fazer teatro profissional, ocupação que mantive durante quinze anos. Só deixei o teatro em 2009, quando me mudei para a Europa, mais precisamente para Genebra, na Suíça, onde vivi mais de doze anos.

A arte esteve sempre presente na minha vida e, ainda em Genebra, redescobri a dança, que é mais uma forma de arte e que faço até hoje como forma de manter o meu equilíbrio físico e emocional, que me exige concentração, coordenação, tudo aptidões que sinto que transporto para o meu trabalho minucioso da dermopigmentação paramédica e estética. O cuidado com o outro, o querer melhorar a qualidade de vida dos meus pacientes, de sentir que faço a diferença na vida deles, vem sem dúvida da minha formação de enfermeira.

Dediquei mais de dez anos da minha vida à enfermagem, mais precisamente na Santa Casa do Rio de Janeiro, onde trabalhei com mulheres e crianças que estavam a passar por processos de quimioterapia, ou seja, em tratamento de diversos tipos de cancro.

É um trabalho muito duro e exigente, mas eu sempre me questionei o que poderia fazer para além dos cuidados que prestava como enfermeira, para melhorar a qualidade de vida daquelas mulheres que viam a sua autoestima ser destruída por tudo o que estavam a passar.

Foi aí que nasceu o meu interesse pela dermopigmentação paramédica e estética, onde tenho a possibilidade de redesenhar, por exemplo, as aréolas mamárias, disfarçar cicatrizes, camuflar manchas de vitiligo, disfarçar e corrigir falhas no couro cabeludo ou barba, resultado de alopecia areata, entre outras correções. Face a todo o meu percurso de vida, era inevitável chegar aqui onde estou hoje; a minha profissão é a soma de todas as minhas experiências de vida.

Atualmente, sou uma referência não só na área da dermopigmentação, mas também em muitos outros tratamentos da estética avançada, por isso, para mim, fazia todo o sentido partilhar o meu conhecimento na minha academia de formação, a WeCare4You Academy, que é mais um projeto de que me orgulho muito. Aqui também dou oportunidade a várias mulheres e não só de poderem traçar o sucesso do seu percurso profissional, podendo assim escolher quem desejam ser!

A formação passou a ocupar um aspeto importante na sua vida. Como foi desenvolver esta nova área de atuação? A sua experiência no mundo da representação ajudou-a neste âmbito?

Gosto muito das suas perguntas. Porque acabo por fazer o flashback de toda a minha história de vida em poucas linhas. Não é muito comum na educação escolar moderna pública ou até mesmo privada, a mãe ser a professora da própria filha. Pois bem, a minha mãe era professora no ensino público e, portanto, acabou por ela ser a minha professora, não só em casa como na escola. Foi minha professora até completar todo o ensino primário. A minha mãe é a minha grande inspiração na arte de ensinar os outros, e eu procuro ser todos os dias a melhor formadora que as minhas alunas alguma vez já tiveram.

Quero marcá-las não só em um contexto educativo, mas também transmitir-lhes conhecimento de forma a prepará-las para a vida. Adoro passar os meus conhecimentos. Adoro a frase de Hélcio Macedo que diz “Aquele que não compartilha o seu conhecimento deixa morrer consigo os frutos da sua sabedoria”. Claro que a minha formação em teatro está muito presente na forma como preparo e me dedico às minhas formações, a capacidade de estar num palco várias horas pode comparar-se a estar oito horas, por exemplo, a dar o melhor de nós a ensinar os outros; aquele é o meu palco naqueles dias.

Chegando a Portugal, decidiu abrir a clínica WeCare4You. Com que objetivos?

Fomos muito ousados em abrir uma clínica médica em plena pandemia de Covid-19, uma época em que todos os dias se ouviam notícias de várias empresas a fechar, mas o projeto estava em andamento e não olhámos para trás. Acreditávamos muito no conceito e estávamos confiantes que tínhamos em mãos algo inovador, que iria mudar vidas, tratamentos que trabalham para uma longevidade saudável, para melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes, esse era o grande objetivo.

Defendendo o presente e o futuro da saúde, do bem-estar e da imagem, como define a Medicina de Precisão que caracteriza a WeCare4You?

A Medicina de Precisão é a medicina personalizada, é medicina que trata a saúde em primeiro lugar para prevenir a doença. É aquela que olha para um paciente não dividindo por especialidades, ou seja, só coração, só ouvidos, só útero; é aquela que consegue ter uma visão 360o de um paciente, que dedica o tempo necessário para olhar para um paciente como um todo e não apenas 15 minutos a olhar apenas para uma das partes. Analisa a saúde como um todo, analisa hábitos de vida, níveis de stresse, alimentação, exercício físico, sempre baseada numa análise minuciosa através da realização de vários exames que suportam todas as decisões. É aquela que não prescreve medicamentos generalistas que servem para toda a gente, a Medicina de Precisão personaliza até ao mais pequeno grama tudo o que é prescrito, seja suplementação nutricional, hormonal, etc.

A Medicina de Precisão vai ao até ADN, procura na genética da paciente, através de testes genéticos, informação desconhecida até ao momento, sempre com o objetivo de trabalhar para uma longevidade saudável. Esta é a nossa base, por isso reunimos especialidades como a Genética a Medicina Funcional Integrativa, a Nutrição, a Medicina Estética e a Estética Avançada. Todas estas áreas trabalham para um rejuvenescimento e longevidade saudável.

E quais os serviços que a WeCare4You apresenta?

A clínica disponibiliza serviços e tratamentos abordando o slow aging em diferentes especialidades, com tratamentos e marcas de vanguarda aliados às mais recentes inovações tecnológicas em equipamentos para rosto e corpo.

Reunimos especialidades como a Genética, a Medicina Funcional Integrativa, a Nutrição, a Medicina Estética e a Estética Avançada. Todas estas áreas trabalham para um rejuvenescimento e longevidade saudável.

Trazendo para os dias de hoje a medicina do futuro, quais os principais objetivos a curto prazo da WeCare4You?

Para nós, a medicina do futuro é aquela que fazemos todos os dias na clínica através das várias especialidades. A medicina do futuro é aquela que trata a saúde antes da doença, a medicina do futuro é aquela que consegue ter uma visão 360o do paciente e é sobretudo aquela que dedica tempo, que dá tempo aos nossos pacientes, que lhes permite ganharem tempo de qualidade na sua vida.

Queremos cada vez mais divulgar o conceito de que podemos viver todos os dias na nossa melhor versão, estes são os nossos objetivos a curto prazo.

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados