BR 05 Art Line, o relógio urbano de inspiração aeronáutica

bell-and-ross
BR05-artline-back-v2
Br05-Artline-square-4
Br05-Artline-square-1
previous arrow
next arrow

Uma edição limitada de 250 peças, o BR 05 Artline assume-se desde logo como um modelo diferente da Bell & Ross. Mais vistoso e ornamentado do que é habitual na marca, que nos habituou a um design mais despojado, foi buscar a inspiração às viagens e ao estilo americano Streamline, tendência no design industrial dos anos 30, com linhas muito fluidas e inspiradas pela velocidade e aerodinâmica.

“A primeira inspiração foram as viagens”, explica Bruno Belamich, diretor criativo da Bell & Ross. A começar logo pela caixa onde estilo aéreo e urbano se combinam de forma confessamente ousada tendo o alumínio como denominador comum, numa alusão aos primeiros aviões comerciais dos anos 40, conhecidos pela fuselagem em alumínio ondulado, uma técnica utilizada pela sua leveza e resistência à deformação, e à ampla utilização deste material na arquitetura, das fachadas de edifícios à decoração de interiores.

Uma variação do BR 05, criado em 2019, e por sua vez uma evolução do BR 03, o Artline, a mais recente adição à coleção BR 05, adota a sua forma – a famosa caixa redonda dentro do quadrado e a sua bracelete integrada – incorporando uma dimensão artística no seu design, como o nome aliás revela. “Queríamos lançar um relógio vistoso e bem decorado. O BR 05 tinha potencial. A sua caixa oferece de facto uma vasta superfície que permite trabalhar neste sentido”, elucida Bruno Belamich.

A marca avançaria assim para a gravação em relevo ou estriada, um ornamento gráfico e esguio associado ao know-how tradicional e ao luxo, para luneta de cantos arredondados, feita numa única peça, que é fixada à caixa através de quatro parafusos. A decoração estriada adorna também os elos centrais da bracelete, imprimindo assim, uma rara elegância a estes elementos.

Os ponteiros e índices são revestidos com superluminova fotoluminescente, para máxima legibilidade de dia e de noite, e os números no mostrador dão lugar a índices em forma de bastão, apenas duplicados às 12 horas. Um exterior elegante e moderno que confere uma grande distinção ao mostrador, adornado com um cinza-ruténio-sunburst que contrasta com o aço da caixa de 40 mm para um maior destaque. Este relógio é alimentado pelo calibre BR-CAL 321 autovolante. O mostrador em safira permite contemplar o peso oscilante, cujo desenho lembra a jante de um carro desportivo.

A janela da data encontra-se posicionada às 3 horas. Uma função prática e a pensar nos clientes da marca.

O novo BR 05 Artline encontra-se à venda em exclusivo nas boutiques Bell & Ross.

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados