Principais benefícios do Ioga

No dia em que se inicia o verão, celebra-se também o Dia Mundial do Ioga, uma prática ancestral que envolve o bem-estar a todos os níveis: mental, físico, emocional e espiritual, e que consiste na união do corpo e da mente a tudo o que nos rodeia.

Celebrado em todo o mundo, este dia tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre os muitos benefícios da prática de ioga. Além de melhorar a preparação física, o ioga fortalece a imunidade e reduz o risco de doenças cardíacas. Vários estudos mostram que a prática frequente de ioga permite que se usufrua de mais alegria, energia e qualidade de vida. O resultado é uma sensação geral de bem-estar e positivismo.

Mais do que um desporto ou modalidade, o ioga é antes uma forma de estar na vida, uma filosofia de saúde e de bem-estar. São muitos os benefícios da prática regular de ioga, quer a nível físico, quer a nível mental. Aqui deixamos os principais:

Ajuda a diminuir o stress

O ioga é conhecido por ajudar a aliviar o stresse e promover a sensação de relaxamento.

Alivia a ansiedade

A importância de estar presente no momento da prática e encontrar uma sensação de paz pode ajudar a atenuar a ansiedade.

Promove o condicionamento físico

Além de melhorar a flexibilidade, a prática de ioga ajuda na perda de gordura corporal e no fortalecimento muscular.

Melhora a flexibilidade e o equilíbrio

Os seus vários movimentos e posturas são extremamente benéficos para tornar o corpo mais livre e solto.

Ajuda a melhorar a respiração

Pranayama é uma prática de ioga que se concentra no controlo da respiração através de exercícios e técnicas específicas para cumprir esse objetivo.

Pode aliviar as enxaquecas

O ioga pode atuar no sentido preventivo, contribuindo para evitar o aparecimento deste indesejado mal-estar.

Contribui para atenuar a depressão

A prática regular de ioga pode ter um efeito antidepressivo e ajuda a diminuir os sintomas da depressão.

Promove uma boa noite de sono

O ioga aumenta a secreção de melatonina, uma hormona que atua ao nível da regulação do sono. Ter o corpo mais relaxado também faz com que o descanso seja mais efetivo à noite, proporcionando mais energia e melhor disposição no dia seguinte.

Trate-se de problemas físicos ou de outra natureza, são muitos os benefícios do ioga, contribuindo para nos fazer sentir melhor dia após dia.

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados