Sandra Tavares da Silva, da Wine & Soul, vai ser a próxima oradora convidada do almoço de maio do F Club. Licenciada em Engenharia Agronómica, no Instituto Superior de Agronomia (ISA) e Master de Enologia na Universidade Católica de Piacenza, Itália, Sandra Tavares da Silva tem uma ligação muito forte à terra.
Quando os pais, em 1987, adquiriram a Quinta de Chocapalha, em Alenquer, com a ideia de criar um projeto familiar, Sandra decidiu estudar Agronomia e, mais tarde, especializar-se em Viticultura e Enologia. Sempre a fascinou esta possibilidade de criar vinhos com a identidade de cada local, de cada vinha, de cada terroir específico. E tanto nos projetos Wine & Soul, que criou com o marido, como no da Quinta de Chocapalha, onde é enóloga responsável, Sandra confirma a vontade de criar algo diferenciador, autêntico e que sugira muito prazer na partilha.
No início, quando terminou os estudos, corria o ano de 1999, altura em que ainda eram poucas as enólogas no nosso país, debateu-se com algum ceticismo relativamente às suas capacidades, sobretudo a de vencer e trabalhar num mundo muito masculino. Porém, como era muito jovem, cheia de energia e de sonhos, sempre acreditou que conseguiria fazê-lo.
O seu maior desafio, naquela época, seria quebrar aqueles preconceitos. Foi fulcral provar e dar segurança à sua equipa e mostrar a outros enólogos e produtores que conseguia fazer o mesmo, mas de forma diferente. Atualmente, muita coisa mudou e, segundo Sandra Tavares da Silva, as mulheres até podem ter alguma vantagem neste setor, porque já provaram que conseguem fazer o mesmo trabalho do que os homens.
Para já, o trabalho na Wine & Soul e na Quinta de Chocapalha está feito, somando vinte anos de provas dadas. O próximo evento do F Club será a oportunidade perfeita para conhecer tanto esta enóloga como os seus vinhos.