94ª edição dos Óscares: as estrelas no tapete vermelho

Nicole Kidman
Ariana DeBose
Jessica Chastain
Kirsten Dunst
Mila Kunis
Penlope Cruz
Kristen Stewart
Lily James
previous arrow
next arrow

Após dois anos de interregno, foi novamente estendido o tapete vermelho para a 94ª edição dos Óscares. Com apresentação a cargo das atrizes comediantes Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes, a entrega dos prémios mais aguardados do cinema voltou a ser presencial e aconteceu novamente no Teatro Dolby, em Los Angeles, EUA.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou, na noite de domingo 27 de março, os vencedores da 94ª edição dos Óscares, onde as estatuetas foram muito bem distribuídas, mas ainda assim alguns filmes receberam mais do que um troféu. No ritmo do coração tornou-se o grande vencedor da cerimónia de 2022. Após vencer estatuetas pelo ator secundário (Troy Kotsur tornou-se o primeiro homem surdo a ganhar na categoria de atuação) e Argumento Adaptado, a produção levou o prémio de Melhor Filme.

Esta edição teve ainda outros grandes momentos, alguns inéditos: ao atribuir a estatueta de Melhor Realização a Jane Campion por O Poder do Cão, a Academia pela primeira vez na sua história acabou por premiar mulheres em dois anos seguidos na categoria (Chloé Zhao vencera em 2021). Na sua primeira edição com oito categorias consideradas técnicas entregues antes do início da transmissão, Dune foi a produção que recebeu o maior número total de estatuetas: seis das suas dez nomeações. Ao levar o Óscar como Melhor Ator por King Richard: Para Além do Jogo, Will Smith conseguiu, finalmente, uma estatueta após três nomeações em edições anteriores. Como Melhor Atriz, Jessica Chastain confirmou o seu favoritismo e venceu pela sua atuação em Os olhos de Tammy Faye, representando também o seu primeiro galardão da Academia. Ariana DeBose obteve o Óscar como Melhor Atriz Secundária por West Side Story, na sua primeira nomeação e o prémio de Melhor Canção Original coube a Billie Eilish e ao seu irmão, Finneas O’Connell, pelo tema No time to die (007 – Sem tempo para morrer).

Porém, na passadeira vermelha, os figurinos escolhidos esbanjaram requinte e ousadia. Nomes como Nicole Kidman e Jessica Chastain, ambas a concorrerem ao Óscar de Melhor Atriz, chamaram a atenção: a primeira com um vestido Armani Privé e a segunda de Gucci. Já Zendaya apostou numa longa saia prateada de Valentino. Kristen Stewart, nomeada pela sua atuação em Spencer, foi à cerimónia com um smoking e uns calções pretos da Chanel. Veja, na nossa galeria, alguns dos looks da red carpet do mais importante evento do cinema mundial.

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados