Sónia Cristina Paiva, Consultoria de Imagem e Marketing Pessoal

Nascida em Sá da Bandeira, filha de pai angolano e de mãe portuguesa, reside em Portugal desde tenra idade. Pós-graduada em Contratação Pública pela Universidade de Coimbra, Licenciada em Gestão, com especialização em empresas e Licenciada em Administração, com especialização Autárquica, pela Universidade Portucalense do Porto, Sónia gosta de desafios e de inovar. “Abomino a rotina”, confessa. É funcionária da Administração Local há alguns anos, onde exerce funções de chefia, e apesar do seu percurso profissional ser “muito interessante, de participar em projetos de modernização administrativa e ter-lhe sido atribuída uma medalha de Mérito de Serviços Distintos, não satisfeita, senti necessidade de ‘uma lufada de ar fresco’, de fazer algo diferente que não estivesse ligado à minha área de formação académica”.

Sónia sempre teve um fascínio pelo mundo da moda – “daí a formação em Consultoria de Imagem e Personal Shopper pela Fashion School do Porto”. A esta, somou a especialização em Marketing Pessoal, no Brasil, em Curitiba, o que lhe permitiu consolidar os conhecimentos. Sónia Cristina Paiva é ainda vice-presidente da Associação Portuguesa de Consultores de Imagem e Personal Shoppers – APCIPS, colunista independente na Revista Digital Brasileira da Ponto Pessoal – Marketing e Comunicação, no canal digital Sapo Lifestyle e na Revista Magazine do Jornal de Notícias, onde são publicados artigos de tendências, looks de homem e mulher, dicas úteis, acessórios, ocasiões especiais e marketing pessoal.

Foi convidada para ser uma das co-autoras do livro “Encontre Sua Marca”, que conta com a participação de diversos especialistas a nível internacional “do qual tenho a honra de fazer parte”. O livro apresenta lições de aprendizagem na descoberta da marca pessoal, baseia-se nos conceitos de autoconhecimento, estratégia e posicionamento, identidade, imagem pessoal, comunicação, reputação e visibilidade da sua marca. “Para além de ter um conteúdo enriquecedor foi criado com a pretensão de ser um instrumento válido no desenvolvimento da marca pessoal”.

Atende, ministra palestras, cursos presenciais e online em Consultoria de Imagem e Marketing Pessoal em Portugal, Brasil, Argentina, Canadá e Paraguai. Além de se dedicar a inúmeros projetos, como cursos europeus e internacionais, mentorias e workshops.

Mas a lista continua…, fique atenta às novidades!

Que tipo de serviços podem encontrar os clientes que a procuram?

Constitui a minha empresa que designei de “Sónia Cristina Paiva”, onde prestamos serviços de Consultoria de Imagem e Marketing Pessoal, com atendimento presencial e online, desde 2016. A Consultoria de Imagem compreende algo de magia, é um serviço para evidenciar o que as pessoas têm de melhor através da imagem e estilo pessoal, propomos metodologias adequadas para consolidar a imagem pessoal e profissional,  contribuindo para superar a autoconfiança e bem estar de quem nos procura.

Temos a preocupação de percecionar a personalidade de cada cliente, as motivações, o guarda-roupa, a silhueta, as cores que mais a favorecem e que lhe conferem a sua personalidade, de acordo com os objetivos pretendidos em termos de imagem.

Existem diferentes opções de serviços, tudo depende das pretensões da(o) cliente, que contempla a análise de biótipo, coloração pessoal, morfologia facial e aconselhamento vestimentar. É realizado um estudo da morfologia da(o) cliente, para que se possa aconselhar qual o tipo de vestuário que mais favorece, cortes de vestuário, cores, padrões e coordenação dos mesmos, bem como a análise de rosto, que permite apurar o corte de cabelo, brincos, colares, chapéus e óculos adequados.

A análise de cores é considerada uma das etapas mais importantes no desenvolvimento da consultoria de imagem, conhecer a dimensão das cores e as suas harmonias com a coloração pessoal (olhos, pele e cabelos) é fundamental. Este diagnóstico utiliza o método sazonal expandido, efetuado com a ajuda de tecidos apresentados em paralelo com o rosto, permite conhecer e identificar as cores que favorecem a(o) cliente a nível de cor de cabelo, peças de vestuário ou mesmo acessórios. Aconselhamento sobre maquilhagem, acessórios levando sempre em conta o  estilo e objetivos de comunicação, para que permaneça em contexto.

Dispomos do serviço de Personal Shopper, após o estudo do perfil e apuramento do estilo a desenvolver e no sentido de serem feitas compras inteligentes e versáteis, há um acompanhamento da(o) cliente numa sessão de Shopping onde é feita uma seleção de peças de roupa e acessórios para compra em função do budget definido, com o propósito de ajudar a vestir com estilo e de forma mais confortável.

Também prestamos serviços de mala personalizada para viagem, organização de guarda roupa, de consultoria em contexto de trabalho e outros serviços personalizados.

Criámos o Programa “Mime-se!”, concebido para ajudar a transformar o visual ou porque estão numa fase da sua vida em que necessitam de uma mudança, um “new look” e por inerência um reforço da autoestima.

Em relação ao Marketing Pessoal, ajudamos particulares e empresas no desenvolvimento de estratégias de marketing, fundamental para o sucesso de qualquer negócio aplicadas na gestão da imagem, planeamento de carreira e posicionamento que resulta na obtenção de mais negócios e clientes.

Qual a importância no mundo atual da imagem, no seu sentido mais amplo?

Uma das ferramentas para comunicar a nossa marca pessoal é a nossa imagem. Através da imagem pessoal transmitimos imensas mensagens, algumas conscientes, outras inconscientes. Temos uma fração de segundos para criar uma boa primeira impressão, pelo que a imagem pessoal, ou seja, a forma como nos vestimos, como cuidamos do visual e escolhemos os acessórios, diz muito mais do que talvez imaginamos.

Através da imagem pessoal mostramos a nossa auto valorização, o que é importante para nós, a importância que damos aos pormenores e o respeito pelos outros. Uma imagem bem cuidada aumenta a nossa autoconfiança e simultaneamente contribui para uma maior confiança que as pessoas têm em nós. O corpo é a nossa ferramenta de comunicação mais pessoal e forte que temos, e que nenhuma rede social pode substituir!

De entre as várias formações, qual a que ainda gostaria de abraçar e porquê?

Talvez a formação em Personal Organizer, como complemento à minha formação, sempre com o propósito de prestar um serviço diferenciado e de excelência.

Enumere cinco bons conselhos que, na sua ótica, deveríamos observar para uma boa imagem e que, on top, aumentassem a nossa autoestima.

Os looks monocromáticos, são perfeitos para mulheres baixas já que alongam a silhueta. O importante é lembrarem-se de combinar sempre peças que assentem na perfeição (evitar o oversized) e se possível usarem com sapatos na cor da pele para que o resultado seja uma silhueta mais alongada. Uma boa dica é usar os sapatos da mesma cor que as calças para dar a sensação de pernas mais compridas e, por conseguinte, uma maior estatura.

Pormenores como a cor preta que cria uma ilusão de ótica e dá a sensação de magreza. As cores escuras escondem as curvas e deixam o visual harmonioso, por isso o vestido preto é um enorme sucesso quando a ideia é obter uma cintura fina. Nos modelos plus size, a saia preta é uma ótima opção, porque deixa o quadril mais fino e adelgaça, além de valorizar a cintura e oferecer espaço para destacar busto e ombros.

Todas as mulheres podem usar riscas, importa ter alguns cuidados, com os tecidos e as cores, permitem alongar a silhueta, quando as riscas são na vertical, quando são na horizontal, dão volume e tornam a pessoa mais baixa. As riscas combinam com peças em preto e branco, mas para deixar o look mais moderno, as peças coloridas são boas alternativas.

A melhor forma de personalizar e diversificar o visual é com acessórios!

Os cintos são acessórios muito versáteis que fazem toda a diferença no look, permitem definir a silhueta e podem ser usados de várias formas, com vestidos, sobretudos, blazers e camisas. Em looks monocromáticos, o cinto largo ou estreito funciona muito bem, um truque de styling que pode dar uma nova cara ao blazer e sobretudo e deixar o visual interessante e criativo.

Os lenços, além de serem acessórios de charme, são ótimos aliados para aqueles dias de “bad hair day”, que pode solucionar com diferentes penteados incrementados com este simples acessório.

Conheça mais aqui e em:

https://www.instagram.com/soniacristinapaiva/

https://www.linkedin.com/in/soniacristinapaiva/

https://www.youtube.com/channel/UCl5iSED4FHQFfW1bBDYRqqQ

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes