Os melhores smartphones da rentrée para trabalhar

Samsung Galaxy Z Flip 3
Apple IPhone13 Pro
Xioami 11T Pro
Oppo Reno 6 Pro
previous arrow
next arrow
 

A rentrée pode ser desafiante e a angústia entre a mudança de estações faz parte desta época. Tal como quando se muda de ano, é a altura adequada para não se cair na rotina, para definir novos objetivos ou mudar pequenos hábitos. Um deles pode passar pela aquisição de um novo smartphone, ferramenta essencial para acompanhar a agitação dos dias de trabalho.

Com o acelerado ritmo de evolução dos smartphones, há sempre algo de novo a surgir. E com as festividades de fim de ano na mira, as marcas premium de telemóveis começam a lançar, nesta altura, as suas novidades.

Embora com algumas flutuações, a Samsung continua a ocupar o primeiro lugar na preferência dos portugueses, e a Apple (quem diria?) o terceiro. Isto porque a marca chinesa Xiaomi situa-se no segundo lugar em Portugal (e primeiro na Europa em termos de aparelhos vendidos). Já a Oppo, igualmente chinesa e algo desconhecida, ocupa o quarto lugar. Convém lembrar que estas recém-chegadas marcas passaram a ocupar, em boa parte, o lugar deixado pela Huawei, uma empresa com excelência em fabrico de smartphones e que, tendo subido de forma vertiginosa nas vendas, acabou por cair da mesma forma, fruto do embargo americano que não lhe permite usar, por exemplo, as aplicações da Google

Vejamos, então, as novidades nestes parceiros essenciais do nosso dia-a-dia, quer ao nível profissional, quer pessoal.

Samsung Galaxy Z Flip 3

Esta marca apresenta não um, mas dois novos smartphones com ecrã dobrável: o Galaxy Z Fold 3 e um mais pequeno e, por isso, mais feminino, o Galaxy Z Flip 3, sendo este último o primeiro telefone dobrável que os experts recomendam. Marcando a terceira geração de dobráveis da Samsung, tal significa que a tela dobrável e a dobradiça complexa que a suporta foram refinadas o suficiente para o uso mainstream. O Galaxy Z Flip 3 resulta num dispositivo muito atraente, esteja na forma dobrada ou desdobrada. As bordas planas da estrutura de metal e os painéis de vidro plano agregam sofisticação. A sua forte dobradiça permite manter o telefone dobrado e apoiado em qualquer ângulo, podendo até ser usado como um tripé para tirar fotos e eliminar a oscilação das mãos. Graças ao novo tipo de funcionalidade viva-voz, é ótimo para chamadas de vídeo.

Possuindo um pequeno ecrã externo, o mesmo é grande o suficiente para ser útil para pequenas tarefas rápidas sem ser necessário desdobrar o telefone, como verificar notificações, verificar o estado do tempo, controlar a música e consultar a agenda do calendário. O Galaxy Z Flip 3 possui um bom conjunto de câmaras – uma ampla e outra ultra-larga. Por exemplo, pode ser invertido de forma a ser possível tirar uma selfie com as câmara principal superior enquanto se usa o ecrã de cobertura como visor.

iPhone 13

Este é o modelo padrão da família iPhone 13, pois este novo modelo apresenta 4 versões, 6 cores e opções de armazenamento de 64 GB a 512 GB. Trata-se de um dispositivo que entrega especificações interessantes, sendo uma boa opção para quem deseja um smartphone da marca da maçã mais compacto que o iPhone 13 Pro Max, porém não tão pequeno quanto o iPhone 13 Mini.

O ecrã Super Retina XDR OLED do iPhone 13 mede 6,1 polegadas. Com cores espetaculares, é agora 28% mais luminoso. O sistema de câmara dupla na traseira do aparelho é o mais avançado de sempre, apresentando até 47% de melhor desempenho com pouca luz. Na parte frontal, existe um pequeno notch que abriga uma câmara dedicada a selfies e aos sensores 3D do Face ID.

Em termos de vídeo, possui um Modo Cinematográfico que diminui a profundidade de campo de forma automática, sendo possível mudar o foco com rapidez. Com alto-falantes estéreo, resistência à água e poeira, o iPhone 13 chega ao mercado já com o iOS 15 como sistema operacional.

Xiaomi 11T Pro

Este é o novo modelo high-end desta marca chinesa, sendo no momento a segunda maior produtora de telefones do mundo inteiro, ultrapassando a Samsung, mas continuando atrás da Apple. Tal como outros smartphones que estão a chegar ao mercado, o novo Xiaomi 11T Pro vem também equipado com a mais recente tecnologia e rede móvel 5G, apresentando uma incrível e potente bateria com um rápido carregamento: este smartphone consegue carregar 100% em apenas 17 minutos, algo impressionante para os dias de hoje nesta grande indústria. Uma outra novidade é uma função que faz a câmara disparar várias fotos em sequência, permitindo um efeito invulgar.

Com um ecrã Super AMOLED Full HD+ sem curvas de 6.67 polegadas, o dispositivo tem Dual Speakers com o som da Harman Kardon. Em relação às duas câmaras traseiras, este novo high-end da marca conta com uma principal Wide com grande angular de 8 MP e uma macro de 5 MP, o que faz deste smartphone uma excelente escolha no que se refere a tirar fotografias e gravar vídeos até 8K. Acerca da câmara frontal, a mesma é ideal para as selfies e videochamadas. A Xiaomi quererá, com este seu novo aparelho, conquistar a preferência do público feminino.

Oppo Reno 6 Pro

Disponível em duas cores: preto estelar e aurora, este novo smartphone da Oppo apresenta uma superfície de vidro cintilante, porém com um acabamento fosco suave que não atrai impressões digitais. Com uma pequena saliência para a configuração da câmara quádrupla, o novo Oppo Reno 6 Pro nem por isso resulta muito pesado.

O seu ecrã de 6,5 polegadas oferece a proporção de 20: 9, o que proporciona suporte para certificação HDR10 + e Netflix HD, juntamente com as certificações Amazon Prime Video HD e HDR. E em apenas 30 exemplares em todo o mundo, com apenas a passagem do dedo na lateral, o Reno 6 Pro permite que o ecrã AMOLED se expanda e se torne impressionantemente maior, resultando num smartphone excecional para assistir filmes. A configuração da câmara quádrupla na parte de trás apresenta uma câmara grande angular, juntamente com uma câmara de ângulo ultra grande e duas câmaras de 2 sensores MP – um para macro e outro para fotografia monocromática. A frente apresenta uma câmara de 32MP, com suporte para gravação de vídeo. Um dos recursos mais interessante do Reno 6 Pro é o “AI Bokeh Flare”, que funciona essencialmente como um modo de retrato para vídeos – muito idêntico ao recurso “desfocar o fundo” de aplicações para videoconferências como Microsoft Teams ou Zoom. Este aparelho consegue fazer isso muito bem, ao gravar em 1080p em ambientes internos e externos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes