Esporão apresenta Reserva Branco 2020

Esporão Reserva branco 2020
Esporão Reserva branco 2020
Esporão Reserva branco 2020
Esporão Reserva branco 2020
Esporão Reserva branco 2020
Esporão Reserva branco 2020
Esporão Reserva branco 2020
Esporão Reserva branco 2020
previous arrow
next arrow

O Esporão apresenta a colheita de 2020 do clássico alentejano Esporão Reserva Branco, um vinho rico e harmonioso, com certificação biológica, cujos novos rótulos são assinados pelo artista Jorge Queiroz.

Lançado em 1985, o Esporão Reserva foi o primeiro vinho produzido pelo Esporão e resulta numa combinação única das características das castas, dos solos, da maturidade das vinhas e das pessoas. Segundo a enóloga Sandra Alves, “o Esporão Reserva Branco é o nosso clássico. Um vinho rico, intenso e sempre harmonioso que exprime a singularidade e a diversidade da Herdade do Esporão”.

Proveniente de solos que variam entre granito e xisto de estrutura franco-argilosa, o Esporão Reserva Branco resulta unicamente das uvas da Herdade do Esporão, que são colhidas à mão e depois vinificadas em depósitos de inox e barricas, seguindo-se um estágio de seis meses em cubas de inox e em barricas novas de carvalho, sobre as borras finas.

Em 2020, um inverno e uma primavera mais amenos e chuvosos proporcionaram um bom restabelecimento das reservas hídricas da vinha que se traduziu num crescimento vegetativo. No verão, as temperaturas foram mais quentes e secas e a vindima antecipou-se cerca de duas semanas face ao ano anterior. As condições climáticas, associadas ao conhecimento sobre a vinha adquirido ao longo dos anos permitiram uma vindima seletiva favorecendo a expressão e qualidade de cada variedade.

De cor palha com reflexos esverdeados e aspeto cristalino, o Esporão Reserva Branco 2020 revela um aroma de notas de toranja e alperce, com apontamentos de hortelã verde complementadas com pimenta branca e noz-moscada. No paladar apresenta um equilíbrio perfeito entre as frutas e especiarias. O seu final é intenso e persistente.

As novas colheitas do Esporão Reserva são ilustradas por Jorge Queiroz. Esta iniciativa surge no âmbito de convidar um artista todos os anos para enriquecer e personalizar os rótulos de cada colheita e já teve o privilégio de contar com o talento e generosidade de mais de 30 artistas portugueses, dois angolanos, um brasileiro e uma holandesa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes