Resorts de montanha, os mais belos refúgios no seio da natureza

O enquadramento natural, a história do lugar, o conjunto de atividades propostas e um serviço de excelência, a que se somam interiores de luxo, fazem destes seis refúgios de montanha destinos must-go em qualquer época do ano. Golfista, amante de caminhadas, do esqui ou apenas a necessitar de um reset, os nossos eleitos são mesmo para si.

7132 Hotel, Vals, Suíça
Higashiyama Niseko Village, a Ritz-Carlton Reserve, Japão
Sonnenalp Hotel, Colorado, EUA
Virunga Lodge , Virunga National Park, Ruanda
Waldhaus Flims Wellness Resort, Autograph Collection, Flims (Lax), Suíça
Casa de São Lourenço, Portugal
previous arrow
next arrow
 

7132 HotelVals, Suíça

É sinónimo de uma experiência única, com uma arquitetura e gastronomia de alto nível, localizado na cidade de Vals, o retiro mais pitoresco nas montanhas de Grisons. Inspirado no código postal da cidade, o nome do hotel simboliza um conceito turístico muito especial que valoriza a originalidade e exclusividade da oferta em Vals em todas as suas atividades. Como o hotel e os banhos termais estão intimamente ligados à história e à vida do lugar, faz sentido que todas as unidades sejam assinaladas com esta combinação de números. A fim de ajustar o novo 7132 Hotel, após a sua completa reestruturação, ao conceito arquitetónico dos banhos termais projetados por Peter Zumthor, outros arquitetos de prestígio foram convidados para darem asas à sua veia criativa em Vals – caso de Kengo Kuma, Tadao Ando e Thom Mayne.
O 7132 goza de um cenário idílico, uma paisagem alpina arcaica, mesmo à entrada da vila. O verdadeiro luxo? A combinação de lazer, tranquilidade e puro descanso. O hotel estabelece um compromisso com uma experiência totalmente sensorial: arquitetura de exceção, design de alto nível, culinária requintada e banhos termais de renome mundial. O edifício foi alvo de modernização em 2017, aí se incluindo os nove novos quartos e o restyling da recepção e do lobby, assim como do bar e de todo o complexo de jardins, com os seus terraços para demorados banhos de sol. As novas adições também incluem uma biblioteca de proporções generosas com lareira e quatro salas de reuniões que acomodam até 28 pessoas. O 7132 Hotel propõe, por isso, três suítes spa e doze quartos de luxo spa com banho turco, bem como três quartos duplos e um outro, individual. Cores vivas e materiais naturais raros dominam o design. Cada quarto tem uma vista desobstruída da paisagem alpina que rodeia o hotel. O último andar é ocupado por três suítes de 90 metros quadrados cada, projetadas pelo arquiteto japonês Kengo Kuma. As fachadas totalmente envidraçadas fazem com que a vista deslumbrante pareça um cenário pintado. Os banhos termais que lhe estão associados são acessíveis diretamente da área de spa do hotel.

Higashiyama Niseko Village, a Ritz-Carlton ReserveNiseko, Japão

A mais recente adição ao portfólio do selo de prestígio Ritz-Carlton Reserve abriu portas em 2020, para gáudio de muitos viajantes, no principal destino de desportos de inverno do Japão, Niseko. Localizado na ilha de Hokkaido, a norte do país, o Higashiyama Niseko Village é um refúgio de exceção para quem procura um reset total. O resort insere-se numa área de terreno impressionante com acesso direto às pistas de esqui e combina o mais alto nível de serviço personalizado com o charme da história, cultura e culinária do Japão. O Higashiyama Niseko Village é o quinto Ritz-Carlton Reserve do mundo e o primeiro no Japão. O hotel é uma porta de entrada de classe mundial para as montanhas de Niseko, a gastronomia, cultura e tradições que somam fama. Localizado na base do Monte Niseko Annupuri, o resort goza dos privilégios da área de esqui Niseko United, com acesso a percursos esquiáveis remotos, uma escola internacional de esqui, teleféricos, um restaurante e loja, um parque de atividades ao ar livre e dois campos de golfe de classe mundial.

Observando a vasta paisagem com vistas panorâmicas do Monte Yotei e do Monte Niseko Annupuri, a inspiração para o resort ultra-luxuoso assenta no provérbio japonês “Kachou Fuugetsu” (Flor, Pássaro, Vento, Lua), numa reverência à beleza transitória de natureza e ao bem-estar através da auto-descoberta. Expressões de ligações emocionais sinceras, estética indígena, culinária única e viagens ricas em sentidos caracterizam cada elemento da experiência do hóspede.

O Higashiyama Niseko Village oferece 50 quartos e suítes requintados, com destaque para elementos em mármore polido natural, cedro perfumado e granito com acabamento escovado. Cada espaço foi projetado para enquadrar a natureza, mostrando as transições de luz e as estações do ano nas montanhas em redor. O seu ethos culinário centra-se na filosofia do “shun”, a celebração dos produtos sazonais colhidos no seu pico. Os hóspedes podem esperar uma culinária deliciosa que reflete as estações do ano com os melhores vegetais de origem local, cortes premiados e frutos do mar servidos no Yukibana, ou experiências gastronómicas no Sushi Nagi que segue a tradição omakase de confiar ao “Itamae”, ou chef principal, as suas delicadas criações.

Mais: cumprindo o compromisso da marca Reserve de um serviço intuitivo e sincero, um anfitrião pessoal ou “Do San” servirá os clientes para uma estadia altamente personalizada. O seu sentido de atenção e responsabilidade genuínos, conhecido como “omotenashi”, é o padrão de ouro da hospitalidade japonesa, impulsionada pela pureza da alma e respeito mútuo sem pretensão ou expectativa, que evoluiu ao longo dos séculos como uma forma de arte sutil. Com foco holístico no bem-estar, o spa sob medida oferece tratamentos personalizados.  

Sonnenalp Hotel – Colorado, EUA

Localizado em Vail, Colorado, oferece uma experiência para toda a família, e para os golfistas, permitindo o acesso a todos os hóspedes ao exclusivo Sonnenalp Club de 18 buracos, mas também aos campos de ténis, piscina ao ar livre, spa e ginásio, e ao Harvest Restaurant & Bar, que se distingue pelo uso criterioso de ingredientes cultivados localmente. A tradição do Sonnenalp remonta à Baviera, e já soma cerca de um século, onde a família Faessler abriu um hotel que sintetizava o melhor em serviço personalizado no seio de belos cenários. A envolvente espetacular da montanha inspirou o nome Sonnenalp – “Sol nas Montanhas” – um nome que se adaptou perfeitamente quando a família Faessler se apaixonou por Vail e ali abriu o seu segundo hotel (1979). Cinco gerações depois, o Sonnenalp é parte de uma próspera família de hotéis Sonnenalp, sem prejuízo do mesmo calor e hospitalidade da casa de campo original, na Baviera, num ambiente de verdadeiro luxo. Um dos seus atrativos é o cenário em torno, e os muitos trilhos ao longo das Montanhas Rochosas e dos lagos cercanos. O Sonnenalp tem 112 suítes luxuosas e 15 quartos, todos com vista para Gore Creek ou Vail Village. Cada suíte tem um quarto e uma sala de estar, equipados ao tom, com móveis bávaros feitos sob medida, lareira a gás e grandes casas de banho com piso aquecido completam. sonnenalp.com

Virunga Lodge – Virunga National Park, Ruanda

Um retiro nas montanhas, localizado perto do Volcanoes National Park, no Ruanda. Situado na encosta deslumbrante, o magnífico Virunga Lodge oferece vistas panorâmicas dos vulcões Virunga e dos belos lagos de Ruhondo e Bulera. Cada uma das dez luxuosas casas com o nome dos lagos de Ruanda tem um quarto espaçoso com lareira e um terraço privativo com vistas dos arredores de tirar o fôlego. Os que anseiam por paz e algum isolamento, podem escolher o conforto do chalé principal ou passar algum tempo no Dian Fossey Map Room. Cada hóspede tem direito a uma relaxante massagem complementar. As aventuras incluem rastrear gorilas e macacos dourados, caminhadas até ao topo dos vulcões, passeios panorâmicos pelos vilarejos pitorescos ou passeios de um dia às animadas cidades de Kigali ou Kampala. O Virunga Lodge, que celebra o seu 17º aniversário em 2021, é hoje uma propriedade icónica que definiu o estilo afro-chique do Ruanda. O seu estilo discreto e intemporal, handmade, está apto a satisfazer todas as necessidades do viajante de luxo.  

Waldhaus Flims Wellness Resort, Autograph CollectionFlims (Lax), Suíça

No Waldhaus Flims Wellness Resort, Autograph Collection, respira-se o ar rejuvenescedor da Suíça e revitaliza-se mente e corpo. Neste resort de luxo, convidam-se os hóspedes a atividades no ginásio aberto 24 horas ou a relaxar no Waldhaus Spa, uma instalação impressionante cercada por parques e montanhas. A piscina olímpica, a sauna a vapor, o banho terapêutico e os serviços de spa, com envolvimentos corporais, tratamentos faciais e massagens levadas a cabo nas suítes, são algumas das ofertas do equipamento, para além da impressionante galeria de vidro, do museu do próprio hotel, dos quatro restaurantes, cada um elevando distintamente a sua experiência com produtos locais e menus de degustação refinados, tudo conta para uma experiência única. Inclusive, a imersão na paisagem, através das janelas do chão ao teto dos quartos, ou experienciada na varanda, disponível em todos os chalés e em alguns dos quartos e suítes. No topo da cereja, o Chalet Belmont, ideal para famílias e grupos, que inclui todos os serviços do alojamento, incluindo o Waldhaus Spa e os restaurantes do resort.

Casa de São Lourenço, Burel Mountain Hotels – Portugal, Serra da Estrela

É o primeiro e único hotel de montanha no segmento de luxo em Portugal. Localizada a 1250 metros de altitude, em Pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a Casa de São Lourenço tem vista panorâmica para a montanha, para o Vale Glaciar do Zêzere e para a vila de Manteigas. Recebeu este ano o Prémio Nacional de Turismo na categoria ‘Turismo Autêntico’, distinção que reconhece o esforço da equipa no que toca à valorização, promoção e difusão dos recursos culturais e naturais do Parque Natural da Serra da Estrela, contribuindo para que este se torne um destino de referência, sem prejuízo da génese dos seus costumes, das práticas ancestrais e cultura.

Com projeto de arquitetura de Rogério de Azevedo e interiores da autoria de Maria Keil, a Casa de São Lourenço ocupa o edifício da antiga Pousada de São Lourenço (1943), uma das primeiras Pousadas de Portugal, assente num conceito inovador de pequenos hotéis, muito acolhedores, “que não se parecessem com hotéis”.  Hoje transformada em ‘casa’, a segunda da Burel Mountain Originals, reforça a premissa de acolhimento e hospitalidade característica do grupo, num conceito de “Casas que são Hotéis”, e parte integrante dos Burel Mountain Hotels.

Na intervenção atual, resultado de uma estreita colaboração dos ateliês P-06 e Site Specific, apostou-se na preservação da história do edifício e do seu enquadramento na paisagem circundante. Inserida no segmento de luxo, a nova construção em betão aparente atua como um volume de observação e contemplação, resgatando a relação entre hóspedes e paisagem, a partir de qualquer espaço do hotel. A geometria simples e racional permite a criação de grandes superfícies envidraçadas e espaços exteriores generosos em todas as salas e áreas sociais do hotel. O uso de burel, tecido de lã fabricado localmente, e a reutilização dos desenhos e móveis originais da Pousada, são uma constante em vários dos espaços e ambientes, em sintonia com a história e a paisagem que rodeia o local. A Casa de São Lourenço conta com 17 quartos e quatro suítes, várias áreas de descanso separadas, varandas privadas e acesso a um jardim de espécies autóctones. Os quartos Maria Keil fazem parte da área considerada património original. Todo o mobiliário, em madeira de castanho, é original Maria Keil, com exceção das camas que são réplicas fiéis. As projeções, nas paredes, dos desenhos originais das ferragens dos móveis, os tetos forrados a burel amarelo e bordados com os três desenhos criados por Maria Keil e excertos do Guardador de Rebanhos de Fernando Pessoa, são alguns dos pormenores que nos fazem viajar pela história do hotel. Comum a todos? As instalações de arte e peças de autores portugueses, uma pequena biblioteca, menu de almofadas, roupa de cama de algodão Percal e mantas da Burel Factory na mais pura lã de ovelha. As amenidades são Molton Brown. Há ainda os conjuntos de piscina (saco com toalhas e chinelos) e de rua (cestos tradicionais de Gonçalo com almofadas e as Mantecas da Burel Factory para utilização nas varandas dos quartos). A piscina interior, com circuito de hidromassagem, tem uma relação direta com uma pequena piscina exterior. No Spa de Montanha dominam a vista sobre a Serra, os tons naturais da madeira de pinho e a neutralidade da marmorite, em tudo contribuindo para momentos confortos, ali se levando a cabo tratamentos e rituais de assinatura – os óleos utilizados nos tratamentos são exclusivos. A área de Wellness conta com uma sauna e um banho turco com vista total sobre a montanha, somando-se o chuveiro em cascata e acesso a um pequeno jardim.  

Texto publicado na edição #26 da revista F Luxury

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes

Joias de cabelo

Incontornáveis na passarela das últimas semanas de moda de Paris e Nova Iorque, os adornos

Bárbara Lourenço

Veja a produção da atriz portuguesa, um exclusivo com maquilhagem Guerlain, capa da edição #26