Mente curiosa e atenta, Adelaide Nunes é uma mulher que tem provado saber estar sempre um passo à frente das tendências. A CEO da Vanilla Dynasty, empresa dedicada à consultoria de imagem – prestando serviços nas áreas de Styling, Personal Shopping e Wardrobe Detox -, pretende, tão-só, “colocar um sorriso na cara do cliente”. E fá-lo amplamente.
Quando e como percebeu que a Beleza e a Imagem, de um modo geral, mereciam o seu olhar atento e profissional?
Desde muito nova, vivi com mulheres fantásticas, como a minha querida mãe e as minhas irmãs mais velhas, em especial a irmã que foi Miss em Angola, a Jóia. Desde sempre me inspiraram a cuidar de mim, da imagem, dando destaque os meus longos cabelos alourados. Já na vida adulta, senti o apelo ainda mais forte, quando fui desafiada por uma amiga para me candidatar à multinacional francesa L’Oréal (que agradeço sempre), onde permaneci com paixão ao longo de 17 anos, a desenvolver a imagem das nossas clientes e consumidoras finais, através dos cuidados com o cabelo com as marcas L’Oréal Professionnel e Kérastase , passando pela Kiehl’s since 1851, onde pude trabalhar a complementaridade do rosto e do corpo. Foi o início da paixão pela Imagem e pela Moda. Em 2011, começo a trabalhar o conceito “Head to toe”, através da Consultoria de Imagem, mais na vertente corporativa, trabalhando com equipas de lojas, hotéis e empresas e percebi que nos processos de admissão, havia esta enorme lacuna, no que diz respeito à identidade visual. Começo então, o percurso das empresas e das marcas, dando um foco especial à mulher e ao homem na sua esfera mais privada. Trabalhamos a Imagem, com uniformes, fardas e com a ADN da marca, marcado pelos cuidados com a imagem, à semelhança do boom do crescimento do digital.
Que tipo de serviços são prestados pela Vanilla Dynasty e que tipo de pessoas vos procuram?
Somos procurados por empresas e marcas que desejam ter os seus colaboradores com um visual irrepreensível e que comunique, através da não verbalização. Somos, também, procurados, por consumidores que querem elevar a sua autoestima, e os motivos são diversos. Querem ainda ser reconhecidos pelos seus superiores hierárquicos como exemplo de boa conduta de apresentação. Quanto mais alto é o cargo que desempenham nas empresas, maior é o desafio.
A Vanilla Dynasty nasce em 2018, com serviços de Beleza e Moda, e com os eventos e os casamentos associados. Um outro serviço que reforça as nossa estruturas é o do “Beauty on Demand” com excelentes maquilhadores e cabeleireiros freelancers. As minhas clientes querem sempre a extensão destes serviços, pois gostam da minha postura, assertividade e elegância com o que proponho em tudo o que faço / fazemos e sempre com muito foco, disciplina e com serviços premium. Um outro serviço que também nasce da necessidade das minhas clientes continuarem comigo, é o de Hospedeiras e Promotores (M/F), onde já dispomos de um portfólio de cerca de 300 jovens nas áreas da Lisboa, Estoril, Cascais, Porto, Vilamoura. Queremos crescer para outras regiões e temos 2022 / 23 como meta para esse crescimento.
Das várias áreas que a Vanilla Dynasty abraça, qual diria ser a que tem hoje mais procura e porquê?
Neste momento tão desafiante temos procura por eventos de pequena e média capacidade, Hospedeiras e Make-overs Global (mudanças de visual), com serviço de Personal Shopping (roteiro de compras), que passa, também, pelo Closet Cleaning / Detox (organização e otimização do roupeiro / guarda-roupa). O Wedding Planning (organização de casamentos) está a ter procura para 2022/23, com os serviços de A a Z, que vão desde escolha do local, tema para o casamento (campestre, boho-chic, praia, cidade, premium, hotel, etc), convites, catering, decoração floral, Beauty on Demand (maquilhadores e cabeleireiros) para a noiva, mãe, sogra, damas de honor e convidadas, animação, vestido de noiva com alianças, lingerie, fotógrafo, videografo com drone, aluguer de materiais, entre outros. Esta procura acontece, porque temos equipas especializadas em cada área e porque temos profissionais em diversos locais de Portugal e Arquipélagos. O nosso objetivo é alargar para outros países, pois o domínio das línguas Francesa e Inglesa é muito bom entre os muitos dos profissionais que colaboram connosco.
Quais são hoje, no seu entender, e de uma forma geral, as principais preocupações das mulheres e dos homens que vos procuram?
As maiores preocupações dos nossos clientes (M/F) é estarem bem consigo mesmos, mas é também procurarem ter um match perfeito entre a personalidade e o biótipo, que muitas das vezes pode condicionar as escolhas, o tipo de profissão que desempenham e o cargo que ocupam. A preocupação com o que devem vestir para as diversas etapas do dia e dos eventos que as empresas propõem. Aqui contribuímos com o elemento facilitador, como fazer os looks fáceis, práticos e elegantes, onde podem cruzar as peças de valor premium / luxo, com as de valor mais em conta, não esquecendo a importância dos acessórios. O cabelo e os cuidados com o rosto e a maquilhagem são fundamentais.
Qual foi o evento mais desafiante até hoje organizado pela empresa e em que consistiu?
São todos desafiantes e estimulantes, porque temos a preocupação com o detalhe e os clientes merecem sempre a nossa melhor performance. Sem cometer nenhuma inconfidência, diria talvez aquele que implicou uma equipa de profissionais na arte do entretenimento, fora de Portugal, que exigiu muito e teve um final feliz, o que agradou a todos.
Diria que na Vanilla Dynasty também é feito um trabalho que vai mais fundo, quase ao nível terapêutico, na abordagem psicológica?
Na Vanilla Dynasty cuidamos também da aparência dos clientes, o que se traduz, muitas vezes, em elevar a autoestima e consequentemente num maior nível de produtividade. Contudo, em alguns casos, recorremos a profissionais especializados para diversas áreas de complementaridade. Sabemos que mulheres e homens mais extrovertidos aceitam mais facilmente o uso de cores, de padrões e de peças statement e seguem muito de perto as tendências da moda nacional e internacional, enquanto os mais reservados optam mais pelos neutros, menos chamativos e mais clássicos que podem ser, também, mais intemporais.
Enquanto Mulher Empresária, quais são as ferramentas e capacidades fundamentais para alcançar o sucesso, o pessoal e da equipa?
Incuto sempre rigor, sentido de dever, foco, determinação e resiliência. Temos de amar o que fazemos, pois só assim podemos ter sucesso e alcançar a excelência. Sou uma insatisfeita nata, pois quero sempre fazer mais e melhor! Gosto de profissionais flexíveis, multifacetados, bem resolvidos, proativos, focados, que aceitem a diversidade. Apelo muito à multiculturalidade. Um dos objetivos da Vanilla Dynasty é, em 2022, ter mais inclusão na sua estrutura. Acolher mais profissionais com necessidades mais específicas, que irão seguramente enriquecer muitos mais os nossos serviços. Os meus clientes que inicialmente solicitavam apenas um serviço, empenham-se para ter mais e foram / são o incentivo para o acréscimo de todos estes serviços maravilhosos.
É membro do F Club, um clube empresarial feminino. Que características diferenciadoras aponta a este clube ao qual se juntou?
Sou orgulhosamente membro do F Club, pois nutro pela Fátima Magalhães, sua mentora e fundadora, a maior admiração pelo que representa enquanto Empresária e Mulher carismática. Por outro lado, através do clube, podemos reforçar a rede de network no universo mais premium e de luxo, como também fazer enaltecer os nossos negócios. E após o Programa de Marketing de Luxo, nas vertentes Serviços e Produtos da Universidade Católica, sob a responsabilidade da minha Mónica Seabra Mendes, tal faz todo o sentido. Acredito verdadeiramente no poder das boas relações e que as mulheres, juntas, são uma enorme mais-valia, pois considero que somos dinamizadoras das Economias, embora muitas mentes, tendem a considerar que somo apenas gastadoras. Contribuímos muito para a Economia circular.
Never Stop Dreaming, Believing and Smiling
Por Isabel Figueredo